A Infood visitou a ABF Franchising Expo 2017 com o olhar de um visitante que tivesse a intenção de investir no mercado gastronômico.

Nesta 26ª edição da feira, foram mais de 400 marcas em exposição e destas, identificamos 57 empresas que oferecem franquias no segmento da alimentação. Na feira não estavam presentes todas as marcas que oferecem franquias em atuação no mercado da gastronomia, mas, numa visita neste tipo de evento, você conseguirá acelerar os contatos com os responsáveis pelas operações e o levantamento de informações.

A opção pela franquia

A franquia é uma forma de acelerar a entrada de um empreendedor na operação de um negócio. Como já demonstramos na matéria Como montar um restaurante, uma pessoa sem experiência no mercado de restaurantes vai levar um ano para iniciar o projeto e concluir todas as etapas até a inauguração de  sua nova casa. Já uma pessoa experiente, vai levar seis meses para a montagem do negócio.

Ao optar por uma franquia, você vai ter acesso a todas as informações que a marca acumulou durante seu desenvolvimento. Este modelo de negócio dá a um empreendedor iniciante uma maior agilidade no desenvolvimento da operação até o lançamento da loja.

O ramo da alimentação entre os melhores do segmento de franquias

Agora em junho, a revista Pequenas Empresas Grande Negócios, em sua edição anual Melhores Franquias do Brasil de 2017, detalhou este mercado. Na edição também estão os resultados da premiação que a publicação faz todos os anos no setor. Este ano a franquia do ano foi a Megamatte,  que se destacou entre todas as outras empresas que atuam com franquia no mercado.

O que as franquias buscam

Não existe um perfil óbvio para um candidato a uma franquia, mas você deve lembrar que as franquias estão em busca de uma pessoa que vai operar sua marca. Em muitos dos casos, a capacidade do candidato atuar na operação é condição fundamental para seu sucesso.

Você precisa também avaliar sua capacidade de investimento, pois isto vai ajudar a buscar a melhor oferta no mercado.

Confira alguns destaques da feira

Muitos pensam apenas no ramo de alimentação olhando para restaurantes, fast food, casual dining e fast casual, mas é importante observar que existem outras opções de atuação neste mercado.

A Tea Shop, marca de varejo líder na Espanha, com mais de 25 anos de mercado, conta com 50 lojas na Europa e no Brasil. Oferece 3 opções de negócio com investimento a partir de R$ 100 mil.

Site – www.teashop.com.br

A Sorvetes Rochinha ofereceu dois modelos de negócio, com investimentos a partir de 100 mil reais e 250 mil reais. A marca tem 35 anos de atuação no mercado.

Site – http://sorvetesrochinha.com.br/franquia/

A Sodiê Doces é a maior rede especializada em bolos do Brasil, com 270 lojas. O investimento é de 440 mil reais para lojas a partir de 180 m2.

site – http://suafranquia.sodiedoces.com.br/

Das Brot é um padaria alemã que comercializa pães, doces, croissants, apfelstrudel e sanduíches feitos com grãos integrais e com fermentação natural. Conta com 4 lojas no Brasil, e o investimento é de 200 mil a 350 mil reais.

site – http://www.dasbrot.com.br/franquias-das-brot

A Cuor Di Crema é a primeira franquia gelato italiano que já conta com 9 lojas no Brasil. Começou sua operação no país em 2012. A marca oferece três modelos de operação: loja, kombi e bike com investimentos que vão de 110 mil reais até 350 mil reais

site – http://www.cuordicrema.com/franquias/

 

A Seu Churros oferece a opção de montagem em Food Truck ou em Food Bike. Na ABF, lançou as opções de Food Trailer e Quiosque.

Site – http://seuchurros.com/index.php#franquia

A Casa da Azeitona é uma empresa do segmento de mercearia e empório, sediada em Curitiba. A marca começou sua operação em 1958. O investimento inicial para montagem de uma loja é de R$ 480 mil.

site – https://www.casadaazeitona.com.br/franquia.php

 

A Fini oferece a opção de operação em quiosques. O mix de produtos contempla 70% de produtos importados exclusivos, vindos diretamente da matriz na Espanha. O investimento inicial é de 100 mil reais para um quiosque a partir de 6,6 m2.

Site – https://mundofini.com.br/franquias

Coldbras apresentou a opção da montagem de uma fábrica de gelo. A marca oferece um conjunto completo para produção de gelo. A máquina UCG tem capacidade de 3.000 kgs a cada 24 horas, gerando assim 1.000 sacos de 3 kg.

site – www.coldbras.com.br

O Açaí Concept é um franquia de baixo investimento. Oferece 5 tipos de operação com quiosque, loja, container, Food Truck e Totem.

Site – https://acaiconcept.com/seja-um-franqueado

Restaurantes, fast food e fast casual

A feira também apresentou as marcas tradicionais do segmentos de fast food, fast casual e casual dining.

O Grupo Trigo apresentou as opções para suas três marcas: Spoleto, Domino’s e Koni. O investimento médio para uma loja de rua do Spoleto é de R$ 740 mil, para a Domino’s é de R$ 760 mil e para a Koni é de R$ 430.

contatos –  sejafranqueado@grupotrigo.com.br

 

A Patroni foi lançada em 1984 e conta com mais de 200 lojas. Trabalha com 4 modelos de lojas para franquia com investimentos a partir de 150 mil reais até 700 mil reais.

site – http://www.patronifranquias.com.br/

A Johnny Rockets é uma autêntica franquia americana. Uma cadeia de restaurantes no estilo Casual Diner Americano, fundada em 1986. A marca chegou ao Brasil em dezembro de 2013, e começou o projeto de franquias em 2016. A montagem do restaurante está prevista entre R$ 750 mil a R$ 1,2 milhões (este valor irá variar de acordo com o modelo, área, layout do restaurante).

Site – http://www.johnnyrockets.com.br/franquias1—johnny-rockets.html

Hot n’Tender atua há mais de 20 anos com frango no Brasil e conta com 20 lojas em operação no Brasil. Oferece dois modelos de loja Container e Loja Espress com investimentos iniciais a partir de 150 mil reais a 300 mil reais.

Site – https://www.hotntender.com.br/

O Bob’s trouxe uma loja para a feira com a tecnologia do terminal de autoatendimento. Na feira também havia uma loja em operação para os visitantes, onde era possível testar o sistema. É a mais tradicional rede em operação no Brasil, atuando desde 1952.

A rede oferece seis tipos de operação com investimentos inicial de 185 mil reais a 1,4 milhão de reais.

site – https://www.bobs.com.br/seja-um-franqueado

A rede MegaMatte nasceu em 1984 no Rio de Janeiro, com objetivo de oferecer alimentação rápida, mas saudável. A empresa espera encerrar o ano com 200 lojas. A marca oferece dois conceitos de loja de sua cafeteria no formato de loja e quiosque, com investimentos iniciais a partir de 150 mil reais a 350 mil reais.

site – http://www.franquiamegamatte.com.br/

A Burger + segue a tendência do Fast Casual, e foi uma das poucas hamburguerias oferecendo franquias no evento. A rede conta com 11 lojas. O investimento numa loja padrão está estimado a partir de R$ 250 mil.

site – http://www.burgermais.com.br/franquias

A Croasonhocom 7 anos de atuação no mercado brasileiro, conta com 73 lojas em 16 estados.  Oferece 3 modelos de operação: loja, clássicos e container, e o investimento é de 180 mil a 290 mil reais.

site – http://www.croasonho.com.br/seja-um-franqueado

 

 

Por Redação 

Fotos: Fernanda Moura

 

 

Deixe uma resposta

Gabriel Matteuzzi: ‘Pessoas’ e ‘produtos’ são palavras essenciais no Tête à Tête

Publicidade

Publicidade
-->
-->

Para receber a newsletter Infood, digite seu e-mail no box abaixo e clique na seta.

© 2017 Infood - Todos os direitos reservados