Onde nasce a inspiração? Somos motivados pela razão e pelos sentimentos a tomar diversas decisões em nossas vidas profissionais e pessoais. Essas motivações, muitas vezes, estão inspiradas em pequenos detalhes que nos fazem ficar apaixonados por atingir objetivos, iniciar projetos e outras atitudes que vão nos dar um novo significado de vida. Inclusive abrir um restaurante.

Como consultor, já ouvi diversas histórias de pessoas que se inspiraram em um detalhe que viram em algum restaurante que frequentam, numa receita de família, ou então por querer mudar seu foco profissional completamente ou a descoberta de um talento. No entanto, a grande “campeã” entre as inspirações ainda continua sendo a paixão pela gastronomia, que move céus e terra até que se conquiste seu lugar ao sol.

Posso afirmar que, dos alunos ingressos em cursos de gastronomia mundo a fora, 100% estão movidos por esta paixão avassaladora, e é essa a sua inspiração para empreender e abrir seu próprio negócio, seja ele qual for.

Anualmente, ingressam nesse mercado cerca milhares de novos empreendedores inspirados pelas mais inusitadas ideias, razões e paixões para abrir novos negócios, mesmo estando o Brasil em uma crise político econômica. Desses novos empreendedores, poucos são os que resistem e persistem em se manter, alcançando um bom espaço no mercado que é, sem dúvida, um dos mais concorridos.

A inspiração é a mola propulsora para dar o pontapé inicial, mas é necessário ir além, usando a razão para administrar de forma satisfatória e para manter a “chama da paixão” que inspirou esse novo negócio viva, já que ninguém em sã consciência abre um restaurante para não ter lucro ou falir após algum tempo.

O mesmo serve para a razão de existir desse novo negócio, pois se ele não for movimentado com inspiração, nem a melhor forma de administrar vai mantê-lo de portas abertas.

Alguns dos maiores chefs do mundo começaram seus restaurantes integralmente movidos por inspiração e transformaram esses negócios gastronômicos em verdadeiros impérios. Redes de fast food também nasceram dessa forma e a mais recente tendência no Brasil, os food trucks, também é contada em histórias por seus proprietários como inspiradas por paixões e razões.

E você, de onde vem a sua inspiração? Esteja preparado para ser envolvido por ela. Vinda dos sentimentos ou das razões, faça e siga um plano de negócios, busque ajuda profissional para saber como e onde investir dinheiro e energias, tenha em mente que haverá muito trabalho e que o reconhecimento será pleno.

Inspire-se!


texto - Marcelo Santos

*Marcelo Santos atuou chef de cozinha, professor de gastronomia, consultor de alimentos e bebidas e escritor 

 

Deixe uma resposta

Taco Bell expande no Brasil através de franquias

Publicidade
Publicidade

Para receber a newsletter Infood, digite seu e-mail no box abaixo e clique na seta.

© 2018 Infood - Todos os direitos reservados