icone_mao_de_obra_formacao_3

O problema da falta de mão de obra especializada é muito mais complexo e antigo na visão de Ernani Gouveia, co-fundador da Gastromotiva, que tem a missão de fazer com que a gastronomia seja ferramenta de inserção social. “Historicamente, no Brasil, o trabalho na cozinha foi realizado inicialmente por uma mão de obra escrava, portanto sem valor agregado. Depois, os postos de trabalho foram preenchidos por migrantes que vinham do nordeste, sem também nenhuma qualificação profissional neste setor”.

A verdade, continua Ernani, é que “nunca houve, por parte do governo, uma política pública voltada para a formação de pessoas de baixa renda, em nível técnico.Os cursos técnicos e profissionalizantes eram voltados para a industria. A área de prestação de serviços, sempre foi deixada de lado”.

Ernani é responsável pela gestão educacional da Gastromotiva, que em nove anos de história, já formou 43 turmas e, aproximadamente, 2.000 alunos. Para ele, “apesar da crise na qual vivemos, e de muitas pessoas desempregadas, as vagas de trabalho de profissionais de cozinha não são preenchidas”.

ernani-gouveira-gastromotiva-mao-de-obra-116

Nossa intenção com o curso profissionalizante em cozinha e salão é que o aluno adquira competências básicas para a realização do trabalho em cozinha, como: higiene, cortes, molhos, bases de panificação e confeitaria, entre outras”.

A cada turma formada os restaurantes da Rede Gastromotiva, que patrocinam os alunos, oferecem vagas de trabalhos e a Gastromotiva faz essa ponte, proporcionando aos alunos chances de saírem empregados do curso.

Na Gastromotiva, diz Ernani, “sempre acreditamos que a prática é nossa maior aliada na capacitação”.

 

http://gastromotiva.org/pb/

 

Por Redação
Fotos: Lays Riello e Fernanda Moura

 

Deixe uma resposta

Chef Meia Noite, do Capim Santo: “Não escolhi a cozinha: ela que me chamou”

Publicidade
Publicidade

Para receber a newsletter Infood, digite seu e-mail no box abaixo e clique na seta.

© 2017 Infood - Todos os direitos reservados