Alimentos orgânicos

Alimentos organicos e gastronomia especial

Uma série especial de matérias sobre o tema “Alimentos orgânicos e gastronomia”,  onde a Infood ouviu: cozinheiros, restaurateurs, produtores orgânicos, nutricionistas e especialistas.

Nosso último especial tinha acontecido em 2015, e passados dois anos podemos perceber que se o consumo de orgânicos ainda é restrito, a oferta de produtos cresceu garantindo maior variedade e disponibilidade para os consumidores.

Entre os restaurantes a presença de orgânicos é uma tendência cada vez mais forte, num trabalho que valoriza produtores e fortalece toda a cadeia de produção do orgânico.

Alimentos orgânicos um mercado em expansão

Fala-se cada vez mais em alimentos orgânicos. A expansão de sua produção e consumo vem acontecendo num ritmo cada vez maior. Isso em função do crescimento da consciência e preocupação da sociedade com aquilo que consome, e também pelo impacto dos processos produtivos no meio ambiente.

Como definição, podemos dizer que o alimento orgânico é aquele que é plantado e cultivado sem a utilização de agrotóxicos, máquinas e adubos. Sua utilização, além de fazer bem para a saúde das pessoas que o consomem, preserva a terra, água, ar e a fauna da região.

Para continua lendo acesse: http://infood.com.br/alimentos-organicos-um-mercado-em-expansao/

A produção de flores comestíveis para a gastronomia

Fátima Anselmo é produtora orgânica e faz uma agricultura urbana no Rio de Janeiro. Ela trabalha com brotos de vegetais, mini legumes e flores comestíveis .

Cearense de Fortaleza, Fátima já morou na agitada São Paulo antes de se mudar para Petrópolis. Sua ida para o Rio de Janeiro foi para acompanhar o marido, um carioca que conheceu em um trabalho social que faziam em comunidades carentes paulistanas.

Para continuar lendo acesse: http://infood.com.br/a-producao-de-flores-comestiveis-para-a-gastronomia/

Nathalie Passos e a cozinha de vegetal no Naturalie Bistrô

Desde janeiro de 2015, Nathalie Passos comanda o Naturalie Bistrô, restaurante vegetariano que fica num simpático casarão no Botafogo.

Com 24 anos, a jovem chef utiliza em sua casa ingredientes orgânicos, “porque o sabor é melhor e, por consequência, a minha cozinha fica mais saudável.”

Antes de abrir seu restaurante, Nathalie se especializou em culinária vegetariana em Nova York, no Natural Gourmet Institute for Health & Culinary Arts.

Para continuar lendo acesse: http://infood.com.br/nathalie-passos-e-a-cozinha-de-vegetal-no-naturalie-bistro/

Entenda como é feita a certificação de orgânicos

Para serem comercializados, os produtos orgânicos precisam ser certificados por organismos credenciados no Ministério da Agricultura , sendo dispensados da certificação de orgânicos somente aqueles produzidos por agricultores familiares que fazem parte de organizações de controle social cadastradas no MAPA, que comercializam exclusivamente em venda direta aos consumidores.

Para continuar lendo acesse: http://infood.com.br/entenda-como-e-feita-a-certificacao-de-organicos/

Os avanços da agricultura orgânica no Brasil

“O consumidor consciente é quem vai fazer os sistemas sustentáveis de produção avançar no país” – assim acredita Araci Kamiyama, engenheira agrônoma, com mestrado em Gestão de Recursos Agroambientais, membro do Conselho Deliberativo da Associação de Agricultura Orgânica – AAO, e autora do livro ‘Agricultura Sustentável’ – Editora SMA/SP Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

Para continuar lendo acesse: http://infood.com.br/os-avancos-da-agricultura-organica-no-brasil/

Alimentos orgânicos produzidos dentro da agricultura familiar

A agricultura familiar é tida como uma forma de se produzir orgânicos sem uma certificação. Através de uma OCS (Organização de Controle Social), vários produtores se unem com o mesmo propósito, e assim conseguem produzir alimentos orgânicos e vender para o consumidor final.

Para continuar lendo acesse: http://infood.com.br/alimentos-organicos-produzidos-dentro-da-agricultura-familiar/

Lênin Palhano desenvolve produtores para o restaurante Nômade

O jovem chef Lênin Palhano comanda a cozinha do restaurante Nômade, um dos grandes destaques do hotel boutique Nomaa de Curitiba. O restaurante acaba de completar 2 anos, e este cozinheiro paranaense, que é natural de Londrina e cursou gastronomia na OPET, conversou com a Infood a respeito do desenvolvimento de produtores para o seu restaurante.

 

Para continuar lendo acesse: http://infood.com.br/lenin-palhano-desenvolve-produtores-para-o-restaurante-nomade/

Entenda um pouco mais sobre a agricultura biodinâmica

A Agricultura Biodinâmica surgiu na década de 1920, e foi o primeiro movimento de agricultura orgânica. Ela pretende desenvolver uma paisagem cultivada sadia, em que a qualidade dos alimentos seja aprimorada a partir do cuidado com o solo.

Para continuar lendo acesse: http://infood.com.br/entenda-um-pouco-mais-sobre-a-agricultura-biodinamica/

Chefs falam do desafio do uso de orgânicos nos restaurantes

A utilização ou não de produtos orgânicos em restaurantes e outros tipos de estabelecimentos gastronômicos depende de uma séria de fatores. Vai desde o custo deste tipo de alimento até a complexa distribuição dos mesmos; além da dificuldade em razão da sazonalidade dos produtos.

A Infood ouviu a opinião de vários chefs e restaurateurs a respeito do uso de alimentos orgânicos em seus cardápios. Há quem, por diversas razões, opte por não tê-los em suas casas, e outros que aceitam o desafio e encaram sua utilização.

Para continuar lendo acesse: http://infood.com.br/o-que-os-chefs-falam-do-uso-de-produtos-organicos/

Sabor e sustentabilidade integram a AMMA Chocolate orgânico

Diego Badaró, 36, faz parte de uma família de cacauicultores que há mais de 150 anos cultiva o produto no sul da Bahia. Ele cresceu no mato, e em 2002 começou a administrar as fazendas da família em Ilhéus, na época improdutivas, promovendo o plantio orgânico de cacau nessas terras. Foi o início da AMMA Chocolate.

 

Para continuar lendo acesse: http://infood.com.br/sabor-e-sustentabilidade-integram-a-amma-chocolates-organicos/

Guia de Fornecedores Orgânicos

O mercado de alimentos orgânicos está em franca ascensão. A presença dos alimentos orgânicos nos cardápios é uma tendência mundial, justamente porque respeita os princípios da sustentabilidade, valorizando o meio ambiente, a saúde, os produtores locais, e evitando o desperdício.

Assim, a INFOOD preparou um Guia de Fornecedores Orgânicos, a partir dos fornecedores de alguns dos principais restaurantes que utilizam produtos orgânicos, que prezam pela qualidade dos alimentos e valorizam o modo sustentável.

Para continuar lendo acesse: http://infood.com.br/guia-de-fornecedores-organicos/

Especial de Alimentos orgânicos e gastronomia de 2015

A gastronomia orgânica funcional do chef Renato Caleffi

Renato Caleffi, chef executivo e sócio-proprietário do Le Manjue Organique desde setembro de 2007, concedeu uma entrevista para a INFOOD, contando das dificuldades que teve em codificar o aprendizado da faculdade de gastronomia para o funcional, da loucura que é conciliar a vida de chef, professor, palestrante e escritor, e também do seu amor por cozinhar.

Leia mais: http://infood.com.br/a-gastronomia-organica-funcional-do-chef-renato-caleffi/

Porto di Vino - 2013/11/22

Vinhos orgânicos conquistam cada vez mais espaço                                            A INFOOD conversou sobre vinhos orgânicos com o sommelier Bernardo Murgel, um dos sócios da Porto Di Vino, uma empresa carioca especializada em vinhos e que possui, em seu portfólio, rótulos cuidadosamente selecionados e assinados por produtores criteriosos – oferecendo um atendimento consultivo para a escolha do vinho mais adequado para harmonização de menus.

Leia mais: http://infood.com.br/vinhos-organicos-conquistam-cada-vez-mais-espaco/

 

alimentos_organicos

Como encontrar um fornecedor de produtos orgânicos

Um dos grandes desafios para um restaurante começar a usar alimentos orgânicos em sua cozinha é encontrar um fornecedor de produtos orgânicos. Isto não deve ser encarado como um problema, pois sabemos que encontrar fornecedores é  sempre uma tarefa difícil, seja ele de qualquer tipo ou modelo de produção.

Leia mais: http://infood.com.br/como-encontrar-um-fornecedor-de-produtos-organicos/

Eau French Grill 1

Restaurante Eau French Grill define prioridade para produtos sustentáveis

O Eau French Grill, restaurante francês do hotel Grand Hyatt São Paulo, realizou no dia 16 de junho um jantar especial em parceria com a mestre-queijeira Elisabeth Schober, da queijaria artesanal Queijo Com Sotaque, para celebrar a adoção de suas novas práticas sustentáveis de aquisição de alimentos e bebidas. A partir de agora, o Eau French Grill dará prioridade a fornecedores sustentáveis que valorizem o meio ambiente e suas comunidades.

Leia mais: http://infood.com.br/restaurante-eau-french-grill-define-prioridade-para-produtos-sustentaveis/

DSC_0432

“Produtores e donos de restaurantes precisam conversar sobre alimentos orgânicos”

“A gente tem que sentar numa mesa. De um lado, o restaurante. Do outro, o produtor. Temos que ter gente disposta a conversar”. Com essa frase, Márcio Stanziani explica a importância e o papel que os alimentos orgânicos estão assumindo na atualidade. Stanziani, que é secretário executivo da Associação de Agricultura Orgânica (AAO), acredita que a verdadeira revolução orgânica só vai acontecer quando o consumidor rejeitar o produto convencional

Leia mais: http://infood.com.br/produtores-e-donos-de-restaurantes-precisam-conversar-sobre-alimentos-organicos/

 

PEDRO_PAULO_DINIZ_PALESTRA

Pedro Paulo Diniz conta sobre sua produção de orgânicos na Fazenda da Toca

O projeto da Fazenda da Toca surgiu, segundo Pedro Paulo Diniz,  a partir de um momento em sua vida quando ele decidiu deixar algumas coisas para trás e focar seus esforços e seu tempo naquilo que  estava ligado à sustentabilidade.

Leia mais: http://infood.com.br/pedro-paulo-diniz-conta-sobre-sua-producao-de-organicos-na-fazenda-da-toca/

 

Banana Verde 2

Banana Verde: um restaurante comprometido com ingredientes naturais

Após estagiar com grandes chefs, como Salvatore Loi (Fasano) e Fabrice Lenud (Pâtisserie Douce France), a chef Priscilla Herrera é responsável por comandar a cozinha do Banana Verde – restaurante de comida natural. O estabelecimento, localizado na Vila Madalena, prioriza alimentos orgânicos e de pequenos produtores.

Leia mais: http://infood.com.br/entrevista-banana-verde/

background-2277_1280

Por que os consumidores não confiam nos produtos orgânicos?

Produtos orgânicos estão por todos os supermercados e cardápios, mas, de acordo com um estudo da empresa de pesquisa de mercado Mintel, os consumidores não botam muita fé no mundo orgânico. Mais da metade dos entrevistados disse acreditar que chamar um produto de orgânico é apenas “uma desculpa para cobrar mais”, e mais de um terço disse acreditar que “orgânico” é apenas um jargão de marketing, “sem valor ou definição real”.

Leia mais: http://infood.com.br/por-que-os-consumidores-nao-confiam-nos-produtos-organicos/

organicos

Orgânicos: uma volta ao passado, uma tendência do presente

Na história da alimentação, há uma fase que tem uma importância ímpar, em que os ensinamentos sobre semear, plantar e colher torna viável chegar a toda parte do mundo, uma alimentação saudável, rica e, principalmente, orgânica.

 

Leia mais: http://infood.com.br/organicos-uma-volta-ao-passado-uma-tendencia-do-presente/

açúcar de coco

Conheça o Açúcar de Coco com baixo índice glicêmico

A Copra Alimentos de Maceió/AL apresenta o açúcar de coco, uma excelente opção ao açúcar de cana e adoçantes artificiais, pois além de apresentar índice glicêmico muito baixo (35) ele pode ser utilizado em bebidas frias e quentes e em preparações culinárias sem deixar retrogosto. É um adoçante 100% natural e sem conservantes.

Leia mais: http://infood.com.br/conheca-o-acucar-de-coco-com-baixo-indice-glicemico/

Marcos Palmeira 3

Marcos Palmeira: “O restaurante precisa entender que nunca vai pagar o preço convencional num produto orgânico”

Marcos Palmeira, atual protagonista da novela Babilônia, é produtor de alimentos orgânicos. Em sua fazenda, localizada em Teresópolis (região serrana do Rio de Janeiro), o ator cultiva alimentos sem o uso de agrotóxicos. “Sempre tive contato com a terra. Cresci dentro da fazenda de cacau dos meus avós, na Bahia, daí veio essa vivência rural”, afirma Palmeira, que comprou em 1997 a Fazenda Vale das Palmeiras – de 220 hectares.

Leia mais: http://infood.com.br/marcos-palmeira-o-restaurante-precisa-entender-que-nunca-vai-pagar-o-preco-convencional-num-produto-organico/

bio brazil fair_sebrae

Feiras de orgânicos e produtos naturais em São Paulo

A BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH America Latina e Naturaltech concentram as principais marcas, novidades e tendências do mercado orgânico e de produtos naturais. Promovidas pela Francal Feiras, as feiras de orgânicos acontecem simultaneamente de 10 a 13 de junho, na Bienal do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, e são abertos ao público com entrada gratuita.

Leia mais: http://infood.com.br/feiras-de-organicos-e-produtos-naturais-em-sao-paulo/

alimentos orgânicosEspecial: Alimentos orgânicos e gastronomia

Nos últimos anos, os orgânicos ganharam cada vez mais destaque: a seção “orgânica” de uma padaria ousupermercado não é mais uma novidade surpreendente, mas sim um importante setor das redes de alimentação. Diversos food trucks e novos estabelecimentos gastronômicos vendem refeições e sucos feitos a partir de produtos orgânicos.

Leia mais: http://infood.com.br/precisamos-conversar-sobre-alimentos-organicos/

Redação

 

Chef Meia Noite, do Capim Santo: “Não escolhi a cozinha: ela que me chamou”

Publicidade
Publicidade

Para receber a newsletter Infood, digite seu e-mail no box abaixo e clique na seta.

© 2017 Infood - Todos os direitos reservados