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Este ano comemoramos o primeiro aniversário da INFOOD, um projeto que surgiu de um sonho de prestar um serviço ao mercado gastronômico brasileiro. A crise no meio impresso levou a grande imprenssa a estruturar seu conteúdo, e principalmente sua atuação. A internet demorou a ser bem entendida, em especial o novo papel do consumidor e sua nova forma de consumir os meios.

Os veículos de comunicação tradicional deram lugar à novas empresas: num primeiro lugar os portais, depois buscadores e por fim a mídia social. Entende-se que todos se tornaram potenciais produtores de conteúdo, mas produzir conteúdo de qualidade é um investimento. Acreditamos na visão de que pequenos produtores de conteúdo podem se fortalecer a partir da segmentação, da especialização.

Quando pensamos na INFOOD, com muito respeito, nos propusemos a ser uma referência para os setor gastronômico no Brasil. Nosso objetivo é prestar um serviço para chefs e restauranters que lutam a cada dia neste país para empreender. Criamos um site de notícias e economia setorial. Nosso foco é abordar toda a gestão e operação que  envolve a alimentação fora de casa.

Foi assim que tivemos a chance de conhecer empresários do setor. Ouvimos seus desafios, as dificuldades, mas, em cada entrevista, ficou claro que era um sonho que os movia. Muitas vezes o simples prazer de empratar e ver o trabalho de suas mãos ganhar o salão.

No Brasil, empreender é uma missão das mais difíceis e, neste aniversário, queremos homenagear a todos que trabalham pelo mercado da alimentação fora de casa. Dos chefs e restauranters até os pias e os manobristas. Servir os outros é uma das maiores demonstrações de amor.

Neste aniversário queremos destacar as principais matérias do nosso site, mas a escolha não foi nossa, e sim de nossos leitores. Separamos as 5 melhores matérias do ano e vamos oferecer um “bis”, mas também vamos repetir as entrevistas que consideramos as mais interessantes que fizemos. Depois de um ano, muito do que foi colocado no site já foi esquecido, e felizmente seu conteúdo continua atual.

Nas próximo 4 semanas, vamos sempre destacar a entrevista mais lida no ano e uma entrevista especial do primeiro ano do nosso site.

4ª Semana: 4/01 a 8/01/16

MARCOS PALMEIRA: “O RESTAURANTE PRECISA ENTENDER QUE NUNCA VAI PAGAR O PREÇO CONVENCIONAL NUM PRODUTO ORGÂNICO”.

Marcos Palmeira 3

Em entrevista exclusiva para a INFOOD, Marcos Palmeira comentou o que falta para o produtor de orgânicos fornecer diretamente para os restaurantes: “O restaurante tem que entender que ele nunca vai pagar o preço do convencional, onde quem ganha é quem atravessa o produto, enquanto no caso dos alimentos orgânicos, ganha quem produz e quem consome”.

 

Leia mais: http://wp.me/p55CWa-2hS

Aproveite para rever o nosso especial de alimentos orgânicos

Acompanhe: http://wp.me/p55CWa-1op

3ª Semana: 28/12 a 1/01

ADOLPHO SCHAEFER “SEM FRESCURAS”: CONHEÇA A HISTÓRIA DO HOLY PASTA

Adolpho Schaefer “sem frescuras”: conheça a história do Holy Pasta

Holy Pasta (186)Com o Holy Pasta fizemos uma de nossas primeiras entrevistas, quase um primeiro teste para nossa equipe. Assistimos o desenvolvimento da marca e aos poucos ampliamos o conteúdo em nosso site. A entrevista com Adolpho Schaefer é um das mais lidas deste ano e merece fazer parte deste especial de aniversário.

“Vamos bater um rango aí?”. Quem está passando pela rua e resolve dar uma espiada no cardápio do dia do food truck Holy Pasta quase sempre vai ouvir a descontraída voz de Adolpho Schaefer, um dos seis sócios da marca. Além de anotar os pedidos, efetuar os pagamentos e conversar com os clientes, Adolpho, que está no ar na televisão no programa “Food Truck – A Batalha” no canal pago GNT, também arruma tempo para tirar fotos e comentar os últimos episódios com o público.

Leia a matéria completa: http://wp.me/p55CWa-UX

2ª Semana: 21/12 a 27/12

ANDRÉ MIFANO: “EU GOSTO É DE COMIDA. E BOA, DE PREFERÊNCIA”.

mifano_andreA entrevista com André Mifano é segunda matéria mais lida do ano na INFOOD. Não venha falar de gastronomia perto de André Mifano. O chef, 38, diz não se importar com essa palavra: “eu gosto é de comida. E boa, de preferência”. A paixão pela comida – assim como o respeito pelo ingrediente – não foi uma escolha do menino, que, aos 17 anos, saiu da escola e parou de estudar, mas o que havia para fazer (quando a área ainda não estava na moda): “Lá em casa, ou a gente estudava ou trabalhava”. Após muito trabalho, o seu restaurante, Vito, completou sete anos.

Leia a matéria completa: http://infood.com.br/andre-mifano-eu-gosto-e-de-comida-e-boa-de-preferencia-2/

B.LEM, PADARIA PORTUGUESA FAZ SUCESSO NA RUA DAS DOCEIRAS

Destacamos também a matéria sobre a Padaria B.Lem que foi durante muito tempo a nossa matéria mais lida. Ela reforça um cuidado nosso de falar de empreendedores no ramos da Gastronomia. “Mão-de-obra é tudo”. Hugo Laurentino não hesita ao proferir essa frase, repetida por diversas vezes durante a entrevista. Em uma das mesas do B.LEM, o português deixa claro que seu negócio exige um maior cuidado na produção. A dificuldade em encontrar mão de obra qualificada na área de gastronomia artesanal, no entanto, não impediu um início animador e uma boa recepção do público.

Leia a matéria completa: http://infood.com.br/b-lem-padaria-portuguesa-faz-sucesso-na-rua-das-docerias/

1ª Semana: 14/12 a 20/12

PAULO YOLLER, O HOMEM QUE SABE TUDO DE HAMBURGUER

paulo_yoller_1A entrevista do Paulo Yoller é a matéria mais lida em nosso site em 2015. Nos últimos anos as hamburguerias conquistaram o mercado paulista e avançaram a expansão pelo país. Esta pode ser a explicação para o sucesso da entrevista com Paulo Yoller. O dono do Meats é um chef formado no curso de gastronomia da Universidade Anhembi Morumbi, mas começou cedo na pia e depois como ajudante. Foi dele que ouvimos um dos melhores conselhos para orientações dos cursos: “Cara, é uma faculdade bacana, me deu muito conhecimento na parte teórica. A parte prática é boa para quem está começando, mas não te dá 100%. Não só pelo curto tempo de formação, muito mais por uma parte de: você não lava chão, você não lava coifa. É importante essa etapa de lavar as coisas. Na faculdade, você lava só o seu. Lava a sua louça.”

Leia a matéria completa: http://wp.me/p55CWa-2gH

GUSTAVO ROZZINO, BISTRONOMIA E O CONCEITO DO RESTAURANTE TON TON

_DSC0608A entrevista com Gustavo Rozzino é uma das mais especiais do nosso site, pois foi a primeira que realizamos ainda quando estávamos testando o nosso publicador. Ela foi publicada inicialmente em nossa página no Facebook. O chef nos fala da Bistronomia, um conceito que permite manter a qualidade da comida, oferecendo um ambiente e um serviço mais simples, mas sempre com muito bom gosto como explica Gustavo: ” O formato desse restaurante é um pouco diferente. Temos poucos garçons, tudo foi construído para o cara se virar sozinho. Aqui, o cliente faz o pedido, o garçom mesmo comanda, pega, volta e trás. É um conceito europeu. Não sei dizer pelos outros, porque a gente tem um quadro bem diferente do tradicional. Aqui todo mundo faz meio que tudo. Não tem muito esse de “eu só pego copo”, etc. Nesse caso, a gente tem várias ferramentas para diminuir o custo. A gente não tem toalha na mesa, isso abaixa o custo. Temos poucos funcionários, abaixa o custo. Cardápio e carta de vinhos são enxutos. Então tudo isso ajuda a sermos um restaurante mais acessível.

Leia a matéria completa: http://wp.me/p55CWa-2gK

 

3 ideias sobre “As melhores do ano, no primeiro aniversário da INFOOD”

  1. Parabéns a todos da INFOOD por acreditar e empreender no Brasil! É um grande prazer poder participar da família INFOOD, contribuindo com minhas matérias, amor e paixão pela gastronomia. Obrigado pela oportunidade!

  2. Infood disse:

    Muito obrigado Marcelo!

  3. agabalo48 disse:

    “Nunca es tarde si la dicha es buena”
    Refrán español al que me apunto para desearos el mayor de los éxitos.

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