Como será o cenário da gastronomia para esse ano? Para onde apontam as tendências da gastronomia? Como seu restaurante deve se preparar para encarar as mudanças?

A gastronomia está sempre em evolução e já passou por diversas fases no Brasil. Diante do panorama atual mundial, em que cada dia mais se valoriza a saúde, o bem estar e a sustentabilidade, o consumidor aparece com um novo comportamento: quer saber a procedência do alimento que vai consumir.

Saudável

Na busca do saudável, procura-se por alimentos de origem não industrial, feitos por pessoas com história e comprometimento. Daí vem a retomada de métodos tradicionais de cozinha, acontecendo cada vez mais a valorização dos produtos artesanais.

Pode-se também dizer que movimentos vegetarianos e veganos continuarão em alta. É a chamada febre verde. No Brasil, estudos apontam para um mercado de 16 milhões de vegetarianos e 5 milhões de veganos.

O consumidor está cada vez mais preocupado com a origem dos alimentos que consome

O consumo de alimentos orgânicos e não modificados geneticamente é uma tendência mundial, que deve crescer a cada dia no Brasil. Uma oportunidade real para negócios.

Alimentos de fornecedores locais, produzidos por pequenos produtores são cada vez mais bem vindos. Com a dificuldade do trânsito, e para evitar o transporte em grandes distâncias, também surgem as hortas em cima de prédios e estufas de cultivo em áreas urbanas.

A verdade é que valorização local pode ainda diminuir custos e aumentar a sustentabilidade dentro da cozinha.

Novas Tecnologias

Ao se falar em tecnologia, os aplicativos aparecem logo, e aqueles que permitem pagar a conta do restaurante com celular parecem ser uma realidade em 2017, reduzindo ao máximo pagamentos em dinheiro vivo nos estabelecimentos gastronômicos.

O UberEats, serviço de entrega de comida por aplicativo, está sendo cada vez mais utilizado e aprovado por aqueles que não têm tempo de se locomover até um restaurante.

Aplicativos reúnem a experiência dos usuários em dados e transformam em informação

O Ifood  conta com uma divisão interna, a Next, que trabalha com produtos para donos de restaurantes e lanchonetes. Seu primeiro produto é um serviço que conecta donos de restaurantes aos mais diversos fornecedores.

A popularização dos APPs deve oferecer um grande número de ferramentas, em grande parte de gestão, que vão otimizar o dia-a-dia do empreendedor. Assim como Waze foi incorporado em sua rotina, imagine ferramentas que podem avaliar o consumo dos insumos e o movimento da sua casa.

A gestão é a área em que se terá as maiores mudanças, não pelo fato dela estar em evidência, mas sim pelo fato das ferramentas de gestão estarem tendo seus preços reduzidos.

Modelos diferentes de negócios

Uma outra tendência em 2017 é a união de bar com a cozinha. Chefs famosos no mundo inauguraram bares, e a moda já chegou também em São Paulo.

Estão mudando os modelos de negócios na gastronomia; restaurantes compartilham o mesmo espaço ou se fixam dentro de lojas, no que é chamado pop up. Os restaurantes acabam tendo food trucks, e os food trucks acabam criando pontos fixos.

A rede de restaurantes Monofuku de David Chang  de sanduíches de frango empanado

A Infood vem apresentando um conceito, o Simples, uma nova forma de pensar o negócio da alta gastronomia. Restaurantes como o Nino Cucina e o Più são exemplos desse modelo.

São casas com salão reduzido, no máximo 50 lugares, que oferecem uma comida de alta gastronomia, mas com a redução dos aparatos que normalmente cercam esses restaurantes.  O composto é somado pela liderança do restaurante de uma equipe multidisciplinar que envolve um grande cozinheiro, mas também acrescenta, em geral, um financeiro e alguém especializado em operação.

Estar atento para esse movimento é papel de qualquer bom gestor no ramo. Hoje, uma operação deve ser revista regularmente. As empresas de tecnologia falam em 18 meses, mas isso bem se aplica aos restaurantes.

O seu está pronto? Lembre-se, é importante estar pronto para se adaptar e inovar.

 

 

Por Redação

 

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