A INFOOD visitou a Bienal do Livro de São Paulo e preparou um guia com os destaques para quem, como nós, é apaixonado por gastronomia.  O evento ocorre entre 26 de agosto e 4 de setembro de 2016 no Anhembi, e apresenta bons lançamentos de livros de gastronomia.

A Bienal oferece uma programação multicultural, que acontece em 12 espaços diferentes. O espaço une culinária, literatura e cultura, em uma verdadeira gourmet experience, estilo sarau. Quando falamos em gastronomia, o destaque é a 4ª edição do “Cozinhando com Palavras”, com curadoria do chef André Boccato.

Programação “Cozinhando com Palavras”

A programação trará o colombiano Dagoberto Torres, do restaurante Suri, Mauricio Schuartz, criador da Feirinha Gastronômica de São Paulo e apresentador do programa Chefs de Rua, do Canal Sony, o chef Jefferson Rueda, do tradicional A Casa do Porco, a chef Gabriela Barrento, do restaurante Chou,  e a chef Morena Leite, do renomado Capim Santo.

cozinhando_com_palavras

Nossos destaques:

Data: 27/8, sábado – Horário: 14:00 – 16:00

Bate papo sobre carreira e vida dos Chefs Franceses no Brasil

Palestrantes:
Erick Jacquin, chef de Cozinha – Tartar&Co, Jurado Masterchef
Emmanuel Bassoleil, chef de Cozinha – Autor

Data: 28/8, domingo – Horário: 10:30 – 12:30

 Aula Show: Gastronomia para crianças com chef Jefferson Rueda

Palestrantes:
Jefferson Rueda, chef do restaurante A Casa do Porco Bar
Mônica de Sousa, Turma da Mônica, Maurício de Sousa

Data: 28/8, domingo – Horário: 14:00 – 16:00

Lançamento de Livro e Aula Show: “Como Cozinhar Sua Preguiça” com chef Gabriela Barretto

Palestrantes: Gabriela Barretto, Autora

Data: 30/8, terça-feira – Horário: 20:00 – 21:00

Diário do Olivier – As Receitas da Bocaína

Palestrantes: Olivier, chef – Autor

Data: 01/9, quinta-feira – Horário: 10:30 – 11:30

Aula-Show: Novas tecnologias na Cozinha

Palestrantes: Flávia Costa , Nutricionista, Editora Boccato

Data: 04/9, domingo – Horário: 17:00 – 19:00

Aula Show: Quantidades Absurdas com chef Ivan Achcar

Palestrantes:
Ivan Aschcar, chef e Autor

Confira a programação completa acessando:

http://www.bienaldolivrosp.com.br/Programacao/Cozinhando-com-Palavras/

Nossa sugestão dos livros em lançamento

Várias editoras estão trazendo seus lançamento e seu acervo de gastronomia para o evento. Nosso destaque fica por conta dos estandes da Editora Senac, Publifolha e da Editora Melhoramentos, imperdíveis por conta do acervo na área de gastronomia, mas vale conferir outras editoras que também trazem livros do segmento:

Editora Melhoramentos

como_cozinhar_sua_preguica_melhoramentosCOMO COZINHAR SUA PREGUIÇA

Autora –  chef Gabriela Barretto

Traz memórias e ideias da chef Gabriela Barretto, proprietária do restaurante paulistano Chou, imprimindo personalidade às 51 receitas deste livro. Aqui é apresentada uma cozinha direta, feita com os melhores ingredientes, realçados através de técnicas como o preparo dos alimentos na grelha da churrasqueira ou na chapa, de onde saem ojos de bife, polentas cremosas, carapaus inteiros e muito mais!

 

 

 

 

 

misture_a_gosto_ana_luiza_trajanoMISTURE A GOSTO

Autora – chef Ana Luiza Trajano

Um glossário que traz a descrição e a imagem de cerca de 500 ingredientes brasileiros. O livro mostra um panorama da diversidade culinária nacional por meio de produtos comuns ou mais diferentes encontrados em todas as regiões do país. Frutas, hortaliças, peixes e frutos do mar, cortes de carne e de aves, caças, bebidas e ervas aromáticas são algumas categorias de alimentos representadas nos verbetes. Só de farinhas, há quinze variedades; pimentas, são mais de vinte. Com fotos dos ingredientes e textos explicativos sobre seu uso, MISTURE A GOSTO é um material de consulta indispensável para quem quer conhecer melhor a gastronomia brasileira.

Editora Senai

receitinhas_para_voce_azeiteRecetinhas para você Azeite

São mais de 40 receitas, desde bolo de chocolate a polenta mole com cogumelos, onde o azeite é ingrediente fundamental para o bom resultado.  O livro oferece também um estudo completo sobre o azeite, desde os primórdios quando era usado em rituais religiosos aos dias atuais, explicando as etapas de produção, os vários tipos de azeite encontrados no mercado, dicas na hora da escolha do produto, cuidados especiais no armazenamento e algumas curiosidades. E você, sabia que o azeite  é citado na Bíblia e no Alcorão?

 

 

receitinhas_para_voce_culinaria_veganaReceitinhas para você culinária vegana

São mais de 50 receitas descomplicadas e saborosas da culinária vegana, entre prato principal, sobremesa e entradinhas, incluindo a famosa coxinha de jaca. O livro oferece também um estudo sobre o veganismo, dicas para uma despensa vegana e informações sobre diversos alimentos. É um guia completo não só para os adeptos da culinária vegana, mas os que pretendem mudar ou melhorar seus hábitos alimentares e não encontram apoio em receitas simples e saudáveis.

Publifolha

eataly_publifolhaEataly 

Autor – Oscar Farinetti

Elaborado com a curadoria da equipe de chefs e especialistas da famosa rede Eataly, esse livro compila toda a riqueza gastronômica da Itália, com receitas e informações sobre os alimentos que a tornam tão inesquecível. Traz indicações de como montar uma despensa versátil, baseada em ingredientes-chave, entre eles azeite, aceto balsâmico, tomate, queijos, carnes curadas, conservas, mel, massas secas, pães, leguminosas, hortaliças, cogumelos, carnes, chocolate, vinho e café, e orienta como combiná-los à maneira italiana em sugestões práticas e rápidas ou mais elaboradas, como a Panzanella (salada de pão), a Alcachofra à moda romana, a Scafata (cozido de legumes), o Agnello ala scottadito (costeleta de cordeiro gratinada), o Peixe à adriática e o Cantucci toscani (biscoito de amêndoa toscano). Desvenda os segredos de como preparar massas frescas caseiras, com sugestões de pratos, como o Pansotti com molho de nozes e o Orecchiette com brócolis e pecorino, além de crostini, bruschetta e foccacia. Ensina ainda como produzir sua própria ricota e a famosa linguiça do Eataly. Também não faltam curiosidades sobre o estilo de vida dos italianos e histórias sobre produtos clássicos, como o grana padano e o prosciutto di Parma.

Companhia das letras – Compania de Mesa

comida_de_verdade_companhia_de_mesaCOMIDA DE VERDADE – Ingredientes frescos e receitas vibrantes para a cozinha diária

Autor – Yotam Ottolenghi

A mais nova e aguardada obra do chef londrino Yotam Ottolenghi, cujos livros já venderam mais de meio milhão de cópias. Chegou a hora de os acompanhamentos virarem o prato principal: os vegetais receberam novos temperos e técnicas e se transformaram no centro das atenções. Com cores vibrantes e sabores exóticos, Yotam Ottolenghi promove uma revolução no paladar, para a comida de verdade estar presente em todas as refeições.
A partir das diferentes técnicas que fazem dos vegetais o carro-chefe da mesa, Ottolenghi traz novamente seu toque inspirador para a cozinha. São mais de 150 pratos com deliciosos vegetais, de saladas a sobremesas. Comida de verdade apresenta, através de fotografias magníficas, os pratos que irão inspirar e revolucionar sua cozinha.

SENAC

o que tem na geladeira_senacO QUE TEM NA GELADEIRA?
Autora – Rita Lobo
Como é que eu transformo a compra da feira em refeições variadas e saborosas todo santo dia? Este livro tem a resposta. Rita Lobo ensina sua fórmula de criar receitas e apresenta mais de 200 opções para variar o cardápio. Em O que tem na geladeira?, que é baseado na série de mesmo nome do canal Panelinha no YouTube, você vai descobrir que preparar comida saudável de verdade é mais simples do que parece. O livro é dividido em 30 capítulos, cada um dedicado a um alimento – da abóbora ao tomate, passando pela cebola, escarola, milho, repolho, entre outros.

 

comida_e_liberdade_senacComida E Liberdade – Slow Food

Autor – Carlo Petrini

As relações entre o alimento e sua libertação passam pelos agricultores, pela salvaguarda de espécies autóctones e pelo empoderamento das populações mais carentes de comida. Esses elementos são peças fundamentais para melhorar as condições humanas em um mundo globalizado, no qual a fome ainda não foi erradicada e a biodiversidade continua não sendo respeitada. É nesse sentido que atuam o movimento Slow Food e a rede da Terra Madre, em busca da libertação da gastronomia.
Petrini nos conta sobre os projetos desenvolvidos em diversas partes do mundo, tanto pelos membros do movimento Slow Food quanto por pessoas interessadas em mudar a realidade de sua região, incluindo políticos e famosos chefs da gastronomia mundial. No decorrer da leitura, você se surpreenderá com o que já aconte¬ceu e com o que ainda pode ocorrer no mundo da gastronomia.

águas_de_comer_senacÁguas de Comer

Autor – Raul Giovanni da Motta

Águas de comer reúne artigos que exploram a importância da alimentação proveniente de rios e mares a partir de abordagens diversas – biologia, cultura regional, religião, sociedade -, resgatando histórias de comunidades tradicionais. O conhecimento acumulado há gerações se reflete na relação dessas pessoas com os alimentos das águas e com o ofício da pesca. E, assim, o leitor é apresentado a técnicas que envolvem procedimentos específicos de acordo com as diferentes espécies de peixes, frutos do mar, algas – tudo o que pode ser trazido das águas para feiras, mercados, casas, festas e rituais religiosos. Os autores também compartilham receitas típicas nem sempre tão conhecidas pelo público.

coizinha_caipira_do_chico_bento_senac

A Cozinha Caipira do Chico Bento

Autores – Chef Jefferson Rueda e Mauricio de Sousa

Chico Bento também tem suas preferências culinárias. Personagem simples, que representa o homem do campo, com seu chapéu de palha e amante da moda de viola, Chico Bento nos mostra aqui a comida típica caipira. Com sua simplicidade apresenta parte de uma rica cultura gastronômica e seus pratos de sustância. Por meio de algumas de suas histórias somos introduzidos nesse universo rural, em que o natural ainda reina sobre o mundo da comida industrializada.

 

 

Serviço:
24ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo
26 de agosto a 04 de setembro de 2016
Pavilhão de Exposições do Anhembi
Av. Olavo Fontoura, 1.209 – Santana – São Paulo – SP
www.bienaldolivrosp.com.br
Ingressos
Os visitantes podem fazer a compra antecipada pelo site http://www.bienaldolivrosp.com.br,
E em pontos físicos da Tickets For Fun

 

Por Redação

Deixe uma resposta

Taco Bell expande no Brasil através de franquias

Publicidade
Publicidade

Para receber a newsletter Infood, digite seu e-mail no box abaixo e clique na seta.

© 2018 Infood - Todos os direitos reservados