Aos oito anos de idade, Thiago Silva foi surpreendido com a notícia de que visitaria os Estados Unidos. Natural do estado de Goiás, Thiago, que sempre acreditou estar indo à Disney, desembarcou na cidade de Nova York, lugar que há 23 anos chama de lar.

Sua paixão pela culinária começou em uma visita ao restaurante onde seu padrasto trabalhava. O que realmente lhe impressionou foi a energia transmitida no ambiente de uma cozinha profissional. A partir daquele momento, sua vontade de cozinhar só aumentou.

Apesar de ser conhecido por suas sobremesas, virar um chef pâtissier não foi um objetivo que ele buscou, mas sim uma oportunidade aproveitada. “Eu sempre quis estar na cozinha e, por coincidência, a vaga para chef pâtissier estava aberta” afirma Thiago. Em casa, o jovem também ajudava sua mãe a preparar bolos. Mas, apesar da visita ao restaurante de seu padrasto ter despertado seu interesse no universo gastronômico, ainda demorariam alguns anos para ele considerar a gastronomia como uma possível carreira a ser seguida.

Foi no ensino médio que o chef Thiago teve seu primeiro contato com a culinária profissional, ao participar de um programa oferecido pela escola. O programa, então chamado Careers through Culinary Arts Program (C-CAP), permitia que aulas de culinária fossem acrescentadas ao currículo escolar. Alunos promissores eram prestigiados com bolsas de estudo em escolas de culinária.

milhoCreme brulee de milho / Cornbread creme brulle – Union Fare – Thiago Silva

Embora o chef Thiago não tenha conseguido a bolsa, ele chamou a atenção de um dos seus mentores, o chef pâtissier Aldred Stephens, que o encaminhou a um estágio no restaurante Olives NY. Ainda no começo de sua carreira, visitou a prestigiada escola de cozinha International Culinary Center (ICC, conhecido anteriormente como French Culinary Institute) mas devido ao alto custo do curso de culinária, ele não ingressou na escola. Foi na prática, através de estágios e orientação de seus mentores, que o Thiago aprendeu tudo o que ele sabe sobre culinária. Sua atuação no Olives abriu portas para que ele trabalhasse em restaurantes como o Catch, The General, Catch Miami, Abe & Arthur’s, e Lexington Brass.

Straberry Creamsicle_thiago_silva
Straberry Creamsicle – Union Fare – Thiago Silva

Em 2016, foi convidado a trabalhar como chef executivo pâtissier no restaurante Union Fare em NY. O restaurante, que foi aberto ao público em maio de 2016, tem todas as sobremesas supervisionadas pelo ele. O Union Fare é dividido em dois salões num mesmo endereço. De um lado fica o restaurante – um salão sofisticado com decoração contemporânea onde o chef Thiago Silva prepara suas sobremesas. Em suas criações, referências brasileiras são comuns. Destaque é dado a “passion fruit”, uma sobremesa de mousse de maracujá onde tudo do prato imita o verdadeiro maracujá, e sua decoração é composta de galhos de chocolate e flores comestíveis. As escolhas de ingredientes também completam a brasilidade da cozinha de Thiago. “Leite condensado é um ingrediente popular no Brasil que incorporo em minhas sobremesas”, diz o chef.  Mousse de maracujá e bolo de milho são outras sobremesas típicas brasileiras que são apresentadas ao público novaiorquino através de uma releitura feita por Thiago. “Milho é um ingrediente comum nos Estados Unidos, mas não necessariamente em uma sobremesa, exceto pelo corn bread, que é o tradicional bolo de fubá. Fora isso, é difícil você pensar em sobremesas americanas que usam milho“, explica o chef. A sobremesa preparada no Union Fare, de creme brulee de milho é a favorita do chef. Os clientes não apenas se satisfazem ao degustarem suas deliciosas sobremesas, mas também são surpreendidos pela beleza do empratamento que é elaborado. “O dono do restaurante me confiou total liberdade criativa com os meus pratos”, afirma o chef.

maracuja
Mousse de maracuja – Passion Fruit – Union Fare – Thiago Silva

Mas é no outro salão do Union Fare, chamado de Gastrohall, que você poderá se deparar com os doces preparados diariamente pelo chef Thiago e sua equipe. São encontrados doces, biscoitos e também invenções como híbridos de rolinho de canela (cinnamon roll) recheado com um donut. O maior destaque são os croissants de diversos sabores: red velvet, crème brulee, matcha green tea, e também o carro chefe, o birthday cake croissant que é preparado com confeitos coloridos. A padaria do Gastrohall abre todos os dias às 8 da manhã, mas é recomendado chegar cedo, pois os croissants acabam rapidamente.

Embora seu treinamento culinário no ensino médio tenha abordado tanto a culinária doce quanto a salgada, foi com o doce que o Thiago realmente se identificou e se sobressaiu e, por essa razão, ele pensa em continuar como chef pâtissier. “Foi realmente pelo que me apaixonei. Abrir uma padaria em uma área tão importante de Nova York é algo que nunca imaginei”, explica o chef, em referência a padaria do Union Fare, comandada e planejada por ele. Por ora, o chef não pensa em voltar a morar no Brasil. Sua família também se mudou para os Estados Unidos, e atualmente ele é casado e tem dois filhos. Porém, trazer destaque à culinária brasileira através de suas criações gastronômicas é um dos seus objetivos. “Tenho muita vontade de conhecer mais o Brasil, aprender mais sobre as frutas e ingredientes que não encontramos aqui para que eu possa acrescentar às minhas sobremesas”, acrescenta o chef.

Fotos Restaurante Union Fare:

RESTAURANTE_UNION_FARE_12

RESTAURANTE_UNION_FARE_11

RESTAURANTE_UNION_FARE_6

RESTAURANTE_UNION_FARE_9

RESTAURANTE_UNION_FARE_4

RESTAURANTE_UNION_FARE_5

RESTAURANTE_UNION_FARE_3

http://www.chefthiagosilva.com/
https://www.facebook.com/Chef-Thiago-Silva-183123451708786/
http://www.unionfare.com/
https://www.facebook.com/UnionFare/

 

Texto e Fotos: Beatriz Jardim Cavalcante

Beatriz Jardim Cavalcante, graduanda do curso de jornalismo e se especializando nos cursos de marketing e belas artes na Hofstra University em Long Island, NY

 

Deixe uma resposta

Thomas Troisgros: “Há uma grande procura por casas com comida mais despojada”

Publicidade

Publicidade
-->
-->

Para receber a newsletter Infood, digite seu e-mail no box abaixo e clique na seta.

© 2017 Infood - Todos os direitos reservados