O simpático e gracioso café bistrô Chez Mom, localizado no coração da Vila Madalena, é comandado por Mônica Meneguim Merlo, uma engenheira de produção que decidiu largar o mundo corporativo para correr atrás de seu sonho de ter o próprio negócio.

Começou fazendo comidinhas para servir em festas da sua família, e o sucesso foi tanto que foram surgindo encomendas e mais encomendas. Após mais de um ano montando o plano de negócio, se estruturando, se preparando e fazendo cursos, ela abriu, em março de 2015, o Chez Mom com seu sócio e também marido Fábio Feher Merlo.

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Os desafios para quem empreende no ramo da gastronomia são grandes. “É preciso ter coragem. Tem que se estruturar muito financeiramente e psicologicamente”, afirma a empresária. Para ela, “tem que saber se diferenciar, seja pelo produto, seja pelo serviço, ou pelo atendimento, já que a concorrência é bem grande”.

Para a escolha do cardápio, Mônica foi, ao longo do tempo, desenvolvendo e adaptando de acordo com a demanda. Alguns itens são fixos e outros sazonais. Há tortas, quiches, saladas, sopas, cheesecakes e doces americanos como red velvet, apple pie, brownies, além de outras delícias. “O meu público durante a semana é mais de pessoas que trabalham por aqui no bairro, e no final de semana, já que as empresas estão fechadas, o foco é mais em quem mora na região, algo mais familiar. Por isso eu acabei fazendo também um brunch”, diz Mônica.

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No início do negócio, ela teve que abrir mão da vida social, já que não é fácil conciliar o ritmo do trabalho e a vida pessoal. A solução para a família quando queriam vê-la era irem até o bistrô. “Foi um momento que eu escolhi me dedicar ao meu negócio. Eu acho que foi muito importante eu estar presente. Nos primeiros oito meses eu fiquei 100% dedicada aqui. Então não existia parte social”.

Com relação à rentabilidade de seu bistrô, ela alega que “a margem é muito pequena. Se a gente cobrar muito caro, as pessoas não vêm aqui comer”. E é preciso manter o padrão,trabalhando só com produtos artesanais de qualidade, utilizando fornecedores de qualidade e produtos selecionados.

Para atrair e fidelizar seus clientes, criou um programa de fidelidade, o Clube Chez Mom, que abrange tanto pessoa física como empresarial, e chega a oferecer sobremesas e descontos progressivos.

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Fazendo um balanço de como foi esse um ano e 3 meses à frente do Chez Mom, Mônica afirma que foi um ano de muito aprendizado. “Eu até podia ter alguma noção da teoria, mas na prática é totalmente diferente… Mas tem sido ótimo!”.

Se pudesse dar um conselho aqueles que estão pensando em montar algo na área gastronômica, ela primeiramente perguntaria se é isso mesmo o que a pessoa ama fazer. “Gostar de fazer uma comidinha em casa é bem diferente de ter um negócio e servir comida para o cliente. O dia a dia na cozinha é bem puxado, bem corrido. Não tem todo esse glamour que é falado por aí. Então a pessoa tem que saber se é isso mesmo que ela quer”.

Uma das paixões dessa paulistana de 28 anos é o hambúrguer. Ao ser questionada que tipo de comida gosta de comer, não hesita: “Ah, eu amo hambúrguer ! Sempre que eu posso, vou comer hambúrguer! “.

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Chez Mom Café Bistrô
http://www.chezmom.com.br/
Rua Wisard, 568 – Vila Madalena – SP/SP
Tel. 3816-2257

 

Por Redação

Fotos: Lays Riello

 

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