Acaba de ser lançado o livro Os Sabores da Língua Portuguesa, pela Editora Melhoramentos. Nesta obra, o jovem chef português Luís Simões apresenta 36 receitas típicas dos 9 países que têm a língua portuguesa como idioma oficial, reconhecendo as semelhanças que compartilham e valorizando as diferenças de cada um.

Os pratos trazem ingredientes específicos de cada região, mas, sempre que é preciso, é apresentada como sugestão uma substituição por um ingrediente mais facilmente encontrado no Brasil.

A edição original deste livro, publicado em Portugal, foi laureada com a mais conceituada premiação mundial de livros de gastronomia, o Gourmand Cookbook.

Chef Luis Simões

O chef Luís Simões procurou recriar e interpretar pratos bem conhecidos de cada um dos Estados-membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). O autor também construiu novas receitas e novos sabores, a partir dos ingredientes que as populações usavam no cotidiano, com a pretensão de ilustrar a criatividade e vitalidade da gastronomia lusófona.

A obra pretende preservar a identidade gastronômica de cada um dos povos lusófonos, apresentando receitas tradicionais de cada país da língua portuguesa, acrescentando –lhes um toque de modernidade.

Luís Simões nasceu em Ponte de Vagos, Portugal, em 1990, mas considera “sua” terra a Praia de Mira, onde passou a infância. A cozinha entrou na sua vida quando ainda era pequeno, por necessidade, mas o gosto pela horta, pelos sabores e pelos aromas rapidamente tornou‑se a sua principal ocupação.

Com apenas 14 anos foi para Coimbra estudar na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, onde se graduou no curso de Cozinha e Pastelaria. Durante esse período, viu‑se obrigado a crescer e a fazer algo mais. Sua curiosidade e vontade de aprender levaram‑no a trabalhar parttime, simultaneamente aos estudos, em catering e em vários hotéis da cidade.

Licenciou‑se em Produção Alimentar em Restauração na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril e fez mestrado em Gestão e Direção Hoteleira na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, do Instituto Politécnico de Leiria. Destacam‑se no seu percurso experiências profissionais em grandes grupos hoteleiros, como Ritz Carlton em Tenerife (Ilhas Canárias), Grupo Hilton em Praga (República Tcheca) e Grupo Pestana em São Tomé e Príncipe. A sua última estada em terras portuguesas foi como assistente do diretor de operações na Pestana Management, em Lisboa. Foi chef executivo no Hotel Novo Turismo, em Díli (Timor‑Leste), num espaço aberto por ele em 2014. Atualmente, além de chefe executivo, é diretor de operações nesse mesmo hotel. Uma verdadeira escola pessoal e profissional que, como o próprio Luís Simões diz, é “uma contribuição a um jovem país que, para um jovem como eu, dá sentido à vida”. Este é o seu primeiro livro, publicado originalmente em Portugal.

 

Os Sabores da Língua Portuguesa

Editora Melhoramentos
http://editoramelhoramentos.com.br/v2/

 

Por Redação

Fotos: Divulgação

 

Deixe uma resposta

Um balanço do Mondial de la Bierè

Publicidade
Publicidade
© 2017 Infood - Todos os direitos reservados