Depois de tanto tempo gasto num projeto e no desenvolvimento de um novo restaurante, é muito comum ver a ansiedade comprometer seu lançamento. É muito fácil ver chefs e restaurateurs envolvidos no planejamento da inauguração da nova casa, mas a falta de cuidado nesse momento pode acabar custando muito caro. Uma boa recomendação é começar em “soft opening” por alguns dias, antes que você decida fazer a inauguração de fato.

Não temos um termo em adequado em português para soft opening. A expressão não faz muito sentido se traduzida literalmente, mas é usado na língua inglesa para caracterizar o período de testes que antecede a inauguração de um novo empreendimento.

Muitas vezes, esse período é acompanhado de uma campanha publicitária, mas minha recomendação é que isso não seja feito. Novamente, controle sua ansiedade e dê tempo para que a operação da sua casa possa ser testada.

Durante as obras, ou durante a reforma, existe um cronograma que, se for seguido à risca, irá nos levar a um restaurante pronto para a inauguração. O prédio e as instalações podem estar prontos, mas a operação é algo que precisa de um tempo para estar totalmente adequada. Por mais que tudo tenha sido preparado e testado, as equipes precisam se acostumar com o fluxo de clientes. É muito bom quando isto acontece num ritmo mais lento e sem grandes expectativas.

Em geral, você está diante de uma nova cozinha, novos equipamentos, uma nova equipe, um novo cardápio e até mesmo tudo isso novo ao mesmo tempo. E, quando isso acontece, você pode ter uma única certeza: alguns imprevistos vão acontecer, pois nem tudo vai funcionar como você planejou. Disso você pode ter total certeza.

Quando se parte diretamente para uma inauguração, corremos o risco de desperdiçar esforços de comunicação, e até mesmo de comprometer a imagem de um novo empreendimento. Imagine o estrago gerado pela demora no serviço, por uma longa fila de espera e, principalmente, por pratos frios, ou não preparados adequadamente.

Uma boa forma de ajustar a operação é abrir a casa sem nenhuma comunicação e operar por duas semanas antes da inauguração formal. Uma ótima chance para testar processos e o quanto sua equipe esta preparada para operação. E o melhor: você faz tudo isso sem a tensão natural de uma inauguração.

 

Algumas dicas importantes para este período:

 

1. Segure as ideias de marketing. Soft opening não é um período para comunicação. Lembre-se que isso inclui as ações em mídias sociais também;

2. Comunique aos clientes que você está em soft opening. Se for possível, ofereça alguma vantagem para quem está conhecendo a casa nesse período;

3. O soft opening é o momento ideal para convidar amigos e a família, pois você poderá dar uma atenção maior aos seu convidados e poder ouvir o que eles acharam da sua nova casa;

4. Dê convites para sua equipe trazer seus familiares. Pode ser uma grande oportunidade de fortalecer o vínculo com seus funcionários;

5. No dia seguinte, avalie todos os pontos com a equipe e verifique aquilo que precisa ser ajustado. Deixe que todos falem, pois alguns detalhes ainda podem passar despercebidos por você;

6. Coloque alguém da equipe cronometrando as etapas e avaliando todo o tempo de preparo e de serviço. A comparação desses dados podem ajudar na tomada de decisões, como contratação de uma equipe maior ou ajuste dos processos.

Ao final do soft opening, sua equipe ainda não estará pronta para a inauguração. Pois todos sabemos que nenhuma casa estará. A certeza, ao final do processo, é que os riscos estarão minimizados e você saberá onde deve concentrar suas principais preocupações.

 

Texto: Reginaldo Andrade

Você tem dúvidas quando ao marketing e sua gestão? Mande um e-mail para randrade@infood.com.br. Será muito bom ajudá-lo respondendo sua questão.

Reginaldo Andrade escreve toda a sexta-feira sobre marketing e gastronomia, é publicitário com MBA em marketing.

marketing & gastronomia coluna 4

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