pergunte_ao_especialista_seloPergunte ao especialista é uma seção da INFOOD que tem como objetivo ajudar você e seu negócio.  Se você tem alguma dúvida, envie para nossa redação pelo e-mail infood@infood.com.br.
Esta semana a pergunta é da leitor Silvano Vieira, que trabalha como controller de Alimentos e Bebidas (A&B) em Belo Horizonte.
Pergunta: Gostaria de fazer um curso de vinhos. Vocês podem me indicar uma escola em Belo Horizonte?

Para responder, convidamos o Rafael Puyau, que é consultor-sommelier com formação em enologia pelo Centre de Formation Professionnelle et Promotion d’Aude (CFPPA) em Narbonne, Sul da França, e é formado em sommelier pelo Instituto de Vinhos da Argentina. Certificado nível 3 pela Wine and School Education Trust (WSET), escola de vinhos de Londres, além de ser consultor empresarial pela Faculdade Arthur de Sá Earp (FASE) em Petrópolis.

O mercado de vinhos no Brasil cresce a cada ano, e a procura por cursos na área também. Consequentemente, a oferta de cursos de capacitação para profissionais do setor e cursos de iniciação para enófilos vem acompanhando tal crescimento. Mas, com tanta oferta assim, qual curso escolher? Qual se adequa mais às minhas necessidades?

Essa é uma decisão pessoal e, por essa razão, sugiro, primeiramente, que faça uma reflexão consigo mesmo e identifique e determine o que deseja dentro do setor de vinhos. Se está buscando apenas um conhecimento básico, as associações de vinhos da sua cidade poderão lhe atender perfeitamente, como é o caso da ABS (Associação Brasileira de Sommeliers). Outra alternativa são os cursos de rápida duração oferecidos por profissionais de vinhos locais, por profissionais renomados no mercado, ou ainda, por confrarias de vinhos.

Agora, se deseja um conhecimento mais profundo e busca, paralelamente, uma certificação, sugiro outras escolas que possuem atuação nas principais capitais brasileiras como a The Wine School e a Enocultura com a formação WSET (Wine & Spirits Education Trust) e o International Sommelier Guild (ISG) com um programa próprio que, segundo a própria instituição, corresponde à certificação WSET.

Para maiores informações, listo abaixo os links dessas escolas:
o Enocultura – www.enocultura.com.br
o International Sommelier Guild – www.sommelierschool.com.br
o The Wine School – www.thewineschool.com.br

Se ainda está em dúvida em qual caminho seguir, entre em contato comigo, pois poderei auxiliá-lo a fazer a escolha mais adequada à sua necessidade.

Saúde,

Rafael Puyau
Instagram: rpuyau
contato@rafaelpuyau.com.br

banner_coluna

 

Deixe uma resposta

Como tornar eficientes e produtivas as micro cozinhas

Publicidade
Publicidade

Para receber a newsletter Infood, digite seu e-mail no box abaixo e clique na seta.

© 2017 Infood - Todos os direitos reservados