reclamações de clientes

Você sabe como lidar com as reclamações de clientes? Saiba o momento certo!

Mesmo que o seu restaurante seja um sucesso, é provável que de vez em quando você tenha um cliente insatisfeito. Talvez alguém não recebeu pediu, não gostou do serviço ou teve que esperar muito tempo pelo seu prato. Qualquer que seja o problema, muitos clientes não ficam quietos a respeito dos erros do seu restaurante. Acredite ou não, a reclamação de um cliente pode até não parecer, mas é, na verdade, uma coisa boa.

Embora você não queira ver o rosto de um cliente infeliz, considere a alternativa. Um consumidor pode reclamar para você, e você será o único a ouvir sua reclamação. Ou o cliente pode reclamar no Yelp, Facebook, Twitter e todo mundo online pode ler o comentário dele. Qual opção parece melhor?

Goste ou não, a internet tem mudado o jeito com o qual os clientes reclamam. Se você não mantiver seus clientes felizes enquanto eles estão no seu restaurante, é provável que eles utilizem as redes sociais para dar voz a sua experiência desagradável. E, quando eles fazem isso, as consequências são imensas. De fato, uma pesquisa estima que cada estrela no Yelp altera de 5 a 9% a receita. Isso significa que diversas opiniões de uma ou duas estrelas podem fazer a reputação do seu restaurante sofrer um abalo. Claro que é importante dirigir-se às reclamações dos seus clientes online, mas a essa altura todo mundo que procura o seu perfil já vai tê-las visto.

 

Além disso, os clientes tendem a retornar a algum estabelecimento se as suas críticas são ouvidas. Estima-se que 95% dos clientes tendem a retornar caso suas reclamações sejam prontamente resolvidas.

 

O que é preciso fazer? Lidar com as críticas e reclamações antes que os clientes deixem o seu restaurante. Assim, você fará o cliente feliz, o que significa mais chance dele retornar ao seu estabelecimento. E você também evita um comentário ou post online para todos verem.

 

Algumas dicas para garantir que um cliente infeliz deixe o seu restaurante satisfeito são: perguntar aos clientes se eles gostaram da refeição, ouvir os seus clientes, não deixar de pedir desculpa (mesmo que você não ache estar errado) e fazer de tudo para compensar o cliente.

 

Via Buzztime Business

Deixe uma resposta

Como tornar eficientes e produtivas as micro cozinhas

Publicidade
Publicidade

Para receber a newsletter Infood, digite seu e-mail no box abaixo e clique na seta.

© 2017 Infood - Todos os direitos reservados