Como montar um restaurante

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Este é um especial de 8 semanas que aborda todos os passos da montagem de um restaurante, baseado em uma experiência real, onde a INFOOD acompanhou o restaurante Let’s Go Light em todas as etapas do processo, até sua inauguração. Um projeto que contou com uma série de entrevistas, e tem como objetivo ajudar você que sonha em montar um restaurante a ter um pouco mais de base.

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A ideia

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Você já conheceu pessoas que sonham em montar um restaurante e falam disto o tempo todo? Elas nos dão a falsa impressão de que esta operação pode ser uma tarefa simples. Por trás deste sonho, além de muita paixão, está a percepção errada de que negócios em gastronomia têm mais chance de sucesso. Acreditando nisso, todos os anos, inúmeros empreendedores se lançam no desafio de dar vida a um restaurante, uma hamburgueria, uma doceira, um food truck e outros formatos de negócios no mercado brasileiro. Infelizmente, muitos deles acabam não sendo bem sucedidos, e seus negócios não chegam nem mesmo a comemorar o primeiro ano de vida.

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O cardápio

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O cardápio é a primeira coisa que você precisa pensar quando pretende montar um restaurante ou um negócio em gastronomia. A partir da definição do cardápio, uma série de processos precisam ser previstos, pois ele impacta diretamente a operação. Quando você define um cardápio, você define os insumos, a base de suas compras. Aí é possível determinar os equipamentos e equipe que será necessária, tanto na cozinha quando no salão.

 

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O ponto comercial

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Depois da ideia original e da concepção do cardápio, os sócios chegaram no momento que consideraram o mais complexo de todo o projeto: a escolha do ponto comercial. Esta é a terceira matéria de um especial de 8 semanas que aborda todos os passos da montagem de um restaurante. Já mostramos como surge a ideia e como é feita a montagem do cardápio.

O restaurante Let’s Go Light fica na cidade de São Paulo, na região da avenida Luís Carlos Berrini, mas chegar neste endereço não foi uma tarefa fácil. Na verdade, foi a etapa do projeto que consumiu o maior tempo e o maior esforço dos sócios. “Até agora, o mais difícil do projeto para abrir nosso restaurante foi encontrar o ponto, o imóvel para alugar”, conta Walter.

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O Projeto da cozinha e o projeto arquitetônico

PROJETO_LETS_GO_LIGHTUm dos pontos mais complicados no lançamento de um novo restaurante é a definição do seu projeto. Recomendamos o trabalho de uma empresa de arquitetura, mas a integração com o chef é fundamental. Muitos empreendedores começam seus projetos preocupando-se muito mais com o salão do que para o projeto da cozinha, mas, se existe uma regra de ouro neste tipo de estabelecimento, é esta: a cozinha deve ser sua principal preocupação. A montagem de um bom restaurante passa pelo desenvolvimento de um correto projeto da cozinha, e isto nem sempre acontece.

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Gerenciamento da obra de reforma do restaurante

fachada_antes_3Chegamos à fase da obra, da reforma do restaurante. O gerenciamento da obra será um dos pontos mais importantes para se garantir o sucesso no cronograma de lançamento do seu restaurante. Invista tempo, acompanhe de forma rotineira, mas tenha certeza que os imprevistos acontecem em projetos deste tamanho.A opção do uso de um imóvel que não era um restaurante já prevê uma grande adaptação, e quando se adapta um imóvel para um outro uso, o trabalho do arquiteto é fundamental. Ele vai garantir o melhor aproveitamento da casa, mas também temos a certeza de estarmos diante de uma grande reforma.

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Os cuidados na contratação de equipe de cozinha para o seu restaurante

equipe_de_cozinha_5Com as obras do restaurante praticante finalizadas e com os equipamentos todos instalados chegou a hora da contratação da equipe  de cozinha e do salão e de começar o trabalho de treinamento. A casa ainda não está operando, e a pressão dos custos aumentam, pois você já precisa pensar no pagamento de salários, mas é fundamental que se observe um período de treinamentos anterior a abertura da casa ao público.

 

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Como montar o plano de divulgação do seu restaurante

foto_abre_lets_go_lightDepois de diversos meses sonhando com a abertura do seu restaurante, os sócios agora precisam pensar no plano de divulgação, em como vão trabalhar a comunicação e a promoção de seu empreendimento. Por menor que seja o seu negócio, por mais simples que seja sua operação, é muito importante pensar no público alvo e principalmente na região em que você vai atuar. Estes são os principais pontos que vão definir seu plano de comunicação.

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A avaliação da operação: os primeiros 30 dias do restaurante Let’s Go Light

operacao_lets_go_light_5Os sócios Maurício Bakhos e Walter Santos   completaram pouco mais de um mês de operação no restaurante Let’s Go Light, pouco para qualquer avaliação, mas como estamos falando de um projeto que já completou um ano, é interessante voltarmos aos planos originais para entender se as metas foram alcançadas.

A INFOOD bateu um novo papo com os sócios com o objetivo de entender como eles avaliam o esforço para a montagem do seu restaurante. A ideia é entender como os dois estão encarando o desafio de gerenciar o dia a dia da casa. As palavras de Walter dão o tom destes primeiros dias de funcionamento: “Um mix de sentimentos, diria que alivio, alegria, expectativas, cansaço e sobretudo a certeza que a cada dia teremos um novo desafio”.

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Uma nova avaliação da operação: depois de 8 meses de operação do restaurante

Em função do sucesso da série ‘Como montar um restaurante‘, resolvemos visitar o Let’s Go Light novamente, para ver como andam as coisas passados 8 meses de operação.

Os sócios Maurício Bakhos e Walter Santos podem comemorar, pois estão fugindo das estatísticas dos negócios que morrem no primeiro ano.

Se na última avaliação o tempo era pequeno, agora os sócios já podem avaliar os acertos  e os erros. No geral, pode-se dizer que a operação caminha muito bem. Nessa entrevista, conversamos com Walter Santos, que contou como está seu negócio depois de 8 meses da inauguração: “Let’s Go Light é um projeto que aconteceu, nós conquistamos o público que queríamos conquistar“.

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Márcio Silva: “No Buzina nós fazemos o que a gente gosta, cozinhamos o que a gente come”

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