“Pergunte ao especialista” é uma seção da INFOOD que tem como objetivo ajudar você e seu negócio. Se você tem alguma dúvida, envie para nossa redação pelo e-mail infood@infood.com.br. Esta semana respondemos uma dúvida sobre a carreira acadêmica na gastronomia.

Quem responde é a Camila Landi, coordenadora e professora do Curso de Gastronomia da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Camila é mestre em Hospitalidade e doutoranda em Neurogastronomia, consultora gastronômica e membro do conselho editoral do site Infood.

A pergunta é do leitor Ricardo Turini. 

 Pergunta: Após terminar o curso de gastronomia na faculdade, como uma pessoa pode se preparar para que possa vir a seguir uma carreira acadêmica, lecionando em faculdades ou cursos da área?”

 

Para quem pretende desenvolver uma carreira acadêmica, após o término da graduação, deve imediatamente entrar em um programa de Pós-graduação (lato / Stricto Sensu).

Os programas de lato sensu são programas de especialização. Já os de Stricto Sensu são programas de mestrado e doutorado.

Dar continuidade aos estudos é fundamental. Tanto pela exigência do MEC, quanto para o seu aperfeiçoamento e desenvolvimento pessoal e profissional.

Ter vivência e prática profissional de mercado também é muito importante. Faça estágios.

Além disso, aproxime-se de seus professores. Faça monitorias em suas aulas.

 

É importante frisar que no Brasil só há cursos de pós graduação ‘Latus senso’ em Gastronomia. Não existe ainda aqui curso de mestrado ou doutorado próprio de gastronomia. Pode-se fazer um Mestrado ou Doutorado fora do Brasil. Ou então, caso opte por fazer por aqui, os mais próximos são mestrado em Gestão em Alimentos e Bebidas, Hospitalidade ou Nutrição.

 

Por Redação

Foto: Divulgação

 

Deixe uma resposta

Chef Meia Noite, do Capim Santo: “Não escolhi a cozinha: ela que me chamou”

Publicidade
Publicidade

Para receber a newsletter Infood, digite seu e-mail no box abaixo e clique na seta.

© 2017 Infood - Todos os direitos reservados