Conheça um pouco da história do hambúrguer, o sanduíche mais consumido no mundo, retirado do relatório Especial de Hamburguerias, da In Bureau de Informação.  É impossível determinar quantos são vendidos a cada ano, mas a rede McDonald·s nos dá uma ideia, com a estimativa dos que saem de suas cozinhas. O resultado é assombroso: 12.528.000 de hambúrgueres cada vez que a Terra dá uma volta completa em redor de seu eixo, ou 145 por segundo.

Segundo a Wikipedia e uma matéria da revista Super Interessante, é muito difícil definir quem, de fato, inventou o hambúrguer. Historiadores acreditam que o hábito de moer carne foi iniciado pelos Tartaros, tribos nômades da burgerMongólia, para facilitarem a ingestão de carnes duras e de má qualidade. Eles devem ter introduzido o produto na Europa, mais precisamente na região da Alemanha. Foi na cidade de Hamburgo que ele se popularizou e recebeu a denominação de Hambúrguer em meados do século 17. Da Alemanha ele foi levado para os Estados Unidos por imigrantes, e foi neste país que ele foi difundido.

Alguns americanos se denominam os inventores do sanduíche mas, de concreto, podemos dizer que foi nos Estados Unidos que o pão foi adicionado à carne e que o sanduíche foi realmente popularizado. Foi ali também que o nome Hamburger foi simplificado para burger, pois temia-se que o prefixo ”Ham” fosse relacionado à carne de porco, que não era consumida por todas as pessoas.fletcher_davis_feira_mundial_saint_louis

Segundo registros, foi em 1904, na feira mundial de Saint Louis, que o texano Fletcher Davis comercializou o sanduíche, gerando assim o seu desenvolvimento.  O escritor Josh Ozersky , em seu livro “The Hamburguer”, não consegue esclarecer qual seria o verdadeiro inventor, mas atribui a Walter Anderson, dono da lanchonete White Castle, a primeira cadeia de lanchonetes dos Estados Unidos que foi inaugurada em 1921 e que vendia hambúrguer cozido no vapor e cheio de cebola.

Podemos afirmar, no entanto, que a globalização do produto aconteceu com a expansão das redes de fast food americanas. Foi a partir dos Estados Unidos que a rodela de uns 50 gramas de carne moída entre duas metades de pão redondo ganhou o mundo.

Serviço:
Relatório especial Hamburguerias
In Bureau de Informação
http://loja.infood.com.br/produto/hamburguerias/

 

Texto: Divulgação – In Bureau de Informação

Referências: Revista Superinteressante – O hambúrguer

Wikipedia – A história do Hambúrguer

Deixe uma resposta

Taco Bell expande no Brasil através de franquias

Publicidade
Publicidade

Para receber a newsletter Infood, digite seu e-mail no box abaixo e clique na seta.

© 2018 Infood - Todos os direitos reservados