O nosso colunista, o chef Marcelo Santos, foi conferir o que FIPAN 2015 trouxe de novidades para o mercado de indústria de panificação e confeitaria. A feira reuniu em 36.000 m2 de exposição  350 expositores de 450 marcas, entre fabricantes de máquinas, equipamentos, insumos e produtos para os setores, e a estimativa dos organizadores é que 60 mil pessoas tenham passado pela feira.

A Aipan comemora seus 100 anos e, como organizadora da feira, montou em parceria com o SENAI, a FIESP, o IDPC e com o SEBRAE uma série de eventos e palestras que aconteceram simultaneamente, incluindo uma escola de panificação, onde aconteceu o Arena Show, com demonstrações de como fazer pães, e palestras especiais sobre panificação e confeitaria. A TV Aipan fez entrevistas com os expositores e profissionais do setor durante a feira, estando os vídeos à disposição no site da instituição.

Confira os principais destaques da feira:

A Amadio, uma das mais tradicionais fabricantes de batedeiras e amassadeiras industriais, trouxe sua linha completa para panificação e confeitaria com um toque especial de vintage, que, aliás, é uma das marcas registradas da fábrica. Sua pintura esmaltada nas cores bege e marrom são um ícone e, para quem conhece e já trabalhou com uma Amadio, não troca por nada. Modernas e adequadas, as NR12 estão melhores do que nunca e prometem conquistar uma fatia maior do mercado.

Amadio_batedeiras_amassadeiras_industriais

A Ferneto, fabricante portuguesa de amassadeiras e equipamentos para panificação, agora com escritórios no Brasil, trouxe sua linha de máquinas incluindo sua super amassadeira série F ABD com capacidade para bater até 100 quilos de massa de pão em uma única operação. A máquina possui um braço basculante para facilitar a retirada da massa de dentro da tina e conta com uma barra de proteção em aço para guardar o operador durante seu manuseio.

Ferneto_amassadeira

A Brasforno levou sua linha de panificação e suas novidades em fornos combinados de convenção e amassadeiras. A indústria é brasileira, concorre diretamente com as marcas importadas no mercado e tem feito muito sucesso.

Destaque especial para a Ramalho, que levou para a feira seus fornos ROTORAM ultramodernos rotativos de carro, capazes de fornear com até dois carros. Eles têm um design limpo e muito bonito, ocupam pouco espaço físico e maximizam a produção de forma padronizada. Toda a linha tem portas com vidro atérmico, o que facilita o operador conferir quando o pão atinge seu ponto ideal de cozimento apenas no visual, evitando a abertura do forno e consequente perda de temperatura nas câmaras. Uma central computadorizada programável pode fornecer infinitas possibilidades de programação, combinando vaporização com cozimento a seco, aumentando ainda mais a capacidade produtiva do equipamento.

Ramalho_fornos

A Cimapi, mais conhecida marca de equipamentos para panificação e confeitaria, expôs em seu estande as novidades em assadeiras especiais, com destaque para as com revestimento com uma pintura em poliuretano, que facilita a higienização e mantem o equipamento como novo, além de toda a sua linha de carros para ingredientes e estufas de fermentação.

Cimapi_assadeiras

A São Rafael, uma das mais importantes fabricantes de câmaras frigoríficas do país, levou sua linha completa e demonstrou como é simples montar um projeto adequado ao espaço existente, com obediência a todas as normas de segurança alimentar para armazenamento de frios e congelados.

Quem faz pão precisa de farinha, e nesse ponto a Anaconda trouxe sua linha de farinhas incluindo a integral, para atender ao mercado que busca cada vez mais uma alimentação saudável.

Anaconda_integral

O moinho Santa Clara esteve presente em um dos maiores estandes da feira e expôs suas linhas especiais com aulas-show todos os dias. A mais famosa farinha, a 101, é responsável por muitos dos deliciosos pães franceses vendidos na cidade de São Paulo e é um dos melhores insumos para se trabalhar, seja na panificação seja na confeitaria.

Entre os produtos importados, chegam ao Brasil as marcas francesas La Bagatelle e Bridor, trazendo insumos e produtos especiais diretamente das mais tradicionais boulangeries francesas, para o deleite dos paulistanos. O moinho Francês Foricher, detentor da marca La Bagatelle, promete mexer com o mercado mostrando como se faz o verdadeiro croissant e tudo o que existe de mais tradicional da pâtisserie française. Já a Bridor veio para conquistar o mercado com seus deliciosos pães doces e salgados e uma linha sem glúten totalmente voltada a atender um mercado ainda em expansão.

La Bagatelle_fipan

Outro produto que promete fincar raízes por aqui, vindo das terras francesas, é a marca Philibert Savour com sua linha de produtos a partir de suas cinco atividades principais: levedura de fermento, infusão de ervas, cozimento de frutas e legumes, desidratação de matérias-primas e a concepção de sabores originais bio e também não orgânicos. As baguetes produzidas pela marca são consideradas as mais famosas do mundo por sua alta qualidade, sabores incríveis e crocância inigualável.

Desde 2009 a indústria sofre por haver restrições ao utilizar ovos na produção de alimentos ou vendê-los com gema mole em pratos tradicionais como na culinária italiana com finas lascas de tartuffi. Uma solução para a produção de pães e doces é o ovo pasteurizado, claras de ovos integrais ou gemas podem ser adquiridas em embalagens tetrapak para utilização na produção ou garrafinhas plásticas para o consumo de atletas. A Maxxiovos esteve na feira e mostrou sua linha com a novidade do ovo em pó, desenvolvida para a produção de pães.

Maxxiovos_ovo_em_po

A Puratos montou uma padaria e mostrou toda a sua linha de produtos, inclusive sua nova linha de misturas, melhoradores e cremes que produzem verdadeiras delícias na panificação e confeitaria.

 

A Bunge não ficou atrás e também montou uma padaria mostrando tudo o que há de mais moderno, com sua linha Bunge Pro, uma das mais difundidas entre os melhores panificadores do país. A empresa possui produtos para atender a todos os setores de food service e seu estande era um dos mais visitados.

Bunge_padaria

Não bastassem todas as delícias da panificação, na parte de confeitaria, o destaque ficou por conta da fabricante de chocolate SICAO, dona da marca Callebaut, que trouxe os deliciosos produtos em barras de 1 e 2 quilos, para utilização em confeitaria profissional com até 70% de cacau, seus Chips forneáveis para confecção de brownies, bolos e cookies e suas coberturas que deixam um brilho e texturas perfeitas.

CICAO_CHIPS_FORNEAVEL

A Mavalério levou para feira sua nova linha de pasta americana e apresentou sua linha Chocolatier que já tem até site onde demonstra todas as possibilidades de aplicação profissional dos produtos.

A Harald levou para a feira seus produtos especiais para confeiteiros profissionais e demonstrou a versatilidade de toda a sua linha de produtos em uma mesa de deixar qualquer um com vontade de comer.

A JBS apresentou toda a sua linha de produtos voltados para a parte de loja e food service com os frios produzidos pela marca e também montou uma pequena padaria para ambientar e receber seus clientes.

A Kibon trouxe seus produtos e mostrou que no próximo verão, uma campanha totalmente nova com novos produtos será colocada nos estabelecimentos, tudo para refrescar e abrandar o calor com sorvetes deliciosos.

A Vigor apresentou seus produtos já conhecidos e levou as novidades da área de food service com o lançamento do Vigor GREGO Gourmet, um produto que promete revolucionar as cozinhas e confeitarias.

VIGOR_GREGO_GOURMET

A FEMSA Coca-Cola levou para seu estande as soluções para food service mostrando as possibilidades de implantar seus produtos com máquinas de distribuição de bebidas que ocupam pouquíssimo espaço e operam com muita facilidade. A famosa garrafa de vidro KS está de volta com toda força. Ela deverá ser responsável pelo aumento do consumo da marca em pelo menos mais 30%.

Uma boa padaria precisa de uma loja bonita, moderna e com um visual limpo e muito bem pensado. É assim que a Dom Carmine vê as novas padarias em um momento à frente. A empresa apresentou seu sistema de balcões, refrigeradores e cozinhas na feira com um visual clean.

A MaqFrio expôs sua linha completa de front de loja com arquitetura sem igual, funcionalidade e beleza que tornam os projetos personalizados que a empresa faz um grande sucesso e ainda trouxe em parceria a SQGInfo, que apresentou seu sistema de gestão informatizada que abrange a operação completa de uma padaria, com hardwares e softwares integrados ao sistema de back office, o SQGNET, capaz de controlar toda a operação, incluindo a parte da indústria. O sistema é totalmente adequado aos sistemas da receita federal, estadual e municipal e programas como o e-Social, facilitando a administração do negócio de maneira pratica e rápida.

A Glasart apresentou sua linha de placas de vidro de indução térmica e sua linha de pistas frias e quentes que compõem um sistema para as padarias gourmet que, além do pão leite e frios, oferecem alimentação, seja em self service ou em buffet. Altamente resistentes, as placas têm um design moderno, limpo e seguro, evitando acidentes causados pelo uso de outros sistemas de aquecimento como os de réchaud que ainda utilizam chama produzida por espiriteiras com álcool gel.

Glasart_placas_de_vidro_inducao_termica

Embalagem é pouco para definir o que a MEIWA trouxe para a feira. Uma gama gigante de produtos para atender todos os setores da padaria e confeitaria com os mais variados tipos, formas e tamanhos. Todas feitas com os mais variados tipos de material, com embalagens atóxicas e estéreis, garantindo que os produtos acondicionados estejam perfeitos.

 

Serviço:
Aipan /Sampapão
http://www.sindipan.org.br/hotsite/
Tv Sampapão
http://www.sindipan.org.br/site/?page=tv-sampapao&c=aipan-100-anos

 

Texto e Imagens - Marcelo Santos

 

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Todo cozinheiro precisa saber fazer sobremesa ?

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