No dia 5 de setembro acontece o Congresso Internacional de Food Service, tradicionalmente promovido pela ABIA (Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação).

Nessa sua 10ª edição, o tema é “Planejar para avançar”, e o evento vai discutir temas importantes como tendências regionais de alimentação, perfil e percepção dos consumidores, integração com a cadeia do agronegócio, desafios, inovação, pesquisas e oportunidades.

O Food Service no Brasil cresceu, na última década, em velocidade maior do que as taxas de crescimento do varejo alimentício. No período 2006-2016, teve um crescimento médio de 14% ao ano, contra 11% do varejo. No ano passado, o faturamento foi de 154 bilhões – um aumento de 7,1% com relação à 2015.

A população predominantemente urbana e as demandas da vida moderna têm modificado muito os hábitos de consumo alimentar em todo o mundo. No Brasil não é diferente e as refeições fora de casa passaram a ter muita importância na vida das pessoas”, afirma o presidente da ABIA, Edmundo Klotz.

Os desafios do Food Service em debate

As perspectivas e oportunidades do mercado brasileiro serão temas da palestra de abertura, de Jean Louis, diretor da ABIA e membro da Comissão de Food Service. Na sequência, dois profissionais trazem um pouco do cenário internacional. Scott Barton, PhD em Food Studies pela NYU e professor adjunto em estudos sobre alimentos e Antropologia no Queen´s College e Universidade de Nova Iorque, vai abordar os diferentes sabores da gastronomia norte americana, assim como as tendências regionais.

Jason Jacob Jones falará sobre o ceticismo dos consumidores e o que é possível fazer diante desse cenário. Ele representa o The Center for Food Integrity (CFI), uma organização sem fins lucrativos com sede em Gladstone, Missouri (EUA), cuja missão é promover informação equilibrada sobre alimentos, para que as pessoas possam fazer as melhores escolhas para elas e para suas famílias. De acordo com o CFI, os consumidores têm diversas dúvidas sobe os alimentos, de onde eles vêm e como são produzidos, mas são “bombardeados” por informações diferentes e, muitas vezes, contraditórias.

Na parte da tarde, o tema continua em destaque na palestra da Euromonitor. A líder mundial em pesquisa de estratégia para mercados consumidores vai abordar o universo das tendências e percepções dos consumidores sobre o Food Service. Integração do agronegócio com a indústria de alimentos será o assunto de Marcelo Batistela, diretor de marketing da BASF Brasil, e Pedro Bacco, diretor na área de saúde animal da Boehringer Ingelheim. Leandro Lemos de Souza e Leonardo Lima, da Arcos Dourados, trazem novidades sobre os desafios de inovar e acompanhar tendências com sustentabilidade.

Renato Veras, proprietário do Big Kahuna, eleito por duas vezes o melhor hambúrguer de São Paulo pela Revista Veja, falará sobre oportunidades e Juliano Martins, diretor de Operações do CTI´s, abordará novas ferramentas de inovação no varejo. Para encerrar o Congresso, um painel com todos os palestrantes da tarde vai discutir as tendências e exigências do consumidor em toda a cadeira produtiva.

Destaque: “Guerreiros não nascem prontos”, de José Luiz Tejon

Após a abertura oficial, que será feita pelo presidente da ABIA, Edmundo Klotz, o 10º Congresso Internacional da ABIA traz para os participantes a rica experiência de vida de José Luiz Tejon, que falará sobre superação. Tejon é Doutor em Ciências da Educação. Mestre em Arte e Cultura pela Universidade Mackenzie. Coordenador do Núcleo de Estudos do Agronegócio da ESPM de São Paulo e atua também na Coordenação Acadêmica para FGV INCOMPANY. Professor convidado de diversas universidades brasileiras e do exterior. Especializou-se em Agribusiness pela Harvard Business School de Boston (EUA). Em Marketing pela Pace University de Nova Iorque (EUA). Em “New Midia” pelo MIT, Boston e Liderança pela INSEAD, Fontainebleau (França).

 

 

 

10º Congresso Internacional de Food Service – ABIA
Data: 5 de setembro de 2017
Horário: das 8:30 às 18:00 horas
Local: Centro Universitário Senac – Centro de Convenções
Endereço: Avenida Engenheiro Eusébio Stevaux, 823
informações – www.abia.org.br/cfs2017

 

 

Por Redação

Deixe uma resposta

Gabriel Matteuzzi: ‘Pessoas’ e ‘produtos’ são palavras essenciais no Tête à Tête

Publicidade

Publicidade
-->
-->

Para receber a newsletter Infood, digite seu e-mail no box abaixo e clique na seta.

© 2017 Infood - Todos os direitos reservados