A escola de pós-graduação Roberto Miranda Educação Corporativa em parceria com o renomado chef Ivan Achcar, criou o Restaurateur® – Curso de Gestão Profissional de Restaurantes, numa iniciativa pioneira de profissionalização do mercado de restaurantes.

O curso é indicado para quem sonha em ter um negócio de sucesso nessa área, e conta com corpo docente formado pelos maiores especialistas do segmento e mestres na gestão de restaurantes.

Ministram o curso Denis Rezende, sócio proprietário do Café Jornal; Leo Teixeira, proprietário do NaMesa Consultoria; Andrea Cenaviva, master coach especializada em treinamento de equipes para bares e restaurantes; Paulo Bitelman, sócio proprietário do restaurante Le Jazz; e Marcelo Fernandes, sócio proprietário dos restaurantes Attimo (Estrela Michelin), Kinoshita, Tradi, Mercearia do Francês e Clos de Tapa e sócio fundador da Gastronomia MF.

Abordará a concepção de restaurantes únicos e a análise de viabilidade econômico-financeira e mercadológica, além de destacar ainda projetos e planejamento de implantação, gestão financeira e controles gerenciais, recursos humanos e relacionamento com fornecedores.

De acordo com Roberto Miranda, reitor da escola de pós-graduação que leva o seu nome, a escolha do corpo docente desse curso “foi orientada prioritariamente pelo sucesso prático atingido pelo docente em seu campo de atuação, ou seja, é preciso ter atingido um grande sucesso como empresário, sócio/proprietário no negócio do qual trata sua disciplina. Esse é o padrão da escola”.

Roberto Miranda, reitor da escola de pós-graduação Roberto Miranda Educação Corporativa

E a escola não deve parar por aí. Roberto Miranda acrescenta que, por ser um mercado em franco crescimento, mais cursos serão desenvolvidos: “todos os temas que podem auxiliar um empreendedor a ter sucesso nesta área serão alvo de cursos da URM. Finanças específicas para o setor, para quem já tem um restaurante de sucesso, liderança e gestão de pessoas, entre outros, estão no horizonte da Escola”.

O coordenador do programa, o chef Ivan Achcar, salientou em entrevista à INFOOD a importância de uma educação continuada nessa área, e ainda admitiu que a falta de conhecimento do empreendedor é o principal fator para os negócios não durarem. Confira trechos da entrevista a seguir.

chef Ivan Achcar, coordenador do programa

INFOOD – Você, que cursou a Anhembi Morumbi, acredita que as faculdades de gastronomia conseguem preparar o aluno para o mercado de trabalho?

IVAN ACHCAR – Acho que infelizmente não, mas daí vem a questão: qual faculdade realmente prepara o aluno para o mercado de trabalho? A educação acadêmica é, sem dúvida, fundamental para um profissional de qualidade, mas no meu entendimento, apenas o primeiro passo.

É indispensável que exista uma educação continuada e é exatamente isso que estamos iniciando aqui com o Restaurateur® – Curso de Gestão Profissional de Restaurantes, que serve para quem estudou, ou não, em uma universidade e quer crescer seus conhecimentos. 

INFOOD – Você já passou por diversos restaurantes, e esteve à frente do Alma. Quais as principais dificuldades em se empreender atualmente na gastronomia?

IVAN – O mercado brasileiro é o mais inóspito do mundo, mas também um dos mercados mais criativos e vibrantes. O que precisamos é estudar profundamente as diversas categorias do conhecimento envolvidas em um negócio de alimentos e bebidas de forma acadêmica, científica e cartesiana, e deixar de lado os empirismos que tomam conta do mercado. 

Temos problemas sérios para conseguir mão de obra qualificada, por isso, precisamos de técnicas de treinamento e gestão de pessoas para resolver esta questão que é cultural e mercadológica no Brasil. Não há como esperar que a educação média do brasileiro cresça, temos que resolver isso dentro do negócio.

Temos também um sistema tributário caótico e desleal: precisamos conhecer muito bem nosso sistema para poder tomar decisões assertivas. Precisamos de controle total financeiro para saber onde vai cada centavo do dinheiro do negócio é assim superar esse desafio. 

Temos um mercado extremamente competitivo e criativo a bater: precisamos de técnicas e conhecimento, referências e repertório para criar com consciência e produzir sucessos de público e crítica de forma ordenada e não fortuita. E assim por diante.

INFOOD – Muitos negócios de gastronomia fecham durante o seu primeiro ano de existência. Quais os motivos para tantos restaurantes não durarem?

IVAN – Os motivos são tantos e tão complexos como o próprio negócio, mas o que me parece preponderante é a falta de conhecimento do empreendedor.

A falta de conhecimento compartilhado no mercado faz com que a maioria nem tenha chance, mas um empresário de sucesso e com conhecimento também pode naufragar e um iniciante pode atingir sucesso.

O que acontece é que quando tomamos iniciativas como essa do curso de Restaurateur, que junta cabeças e conhecimentos diversos em um mesmo programa, começamos a criar o próprio subsídio para que, no futuro, menos empreendedores padeçam da doença da falta de conhecimento e informação. 

 

As aulas começam no dia 8 de maio e vão até o dia 10 de junho e acontecem toda segunda-feira, das 19h às 23h, e durante dois sábados, dias 13 de maio e 10 de junho, das 9h às 18h, na sede da Escola. Há pacotes especiais para empresas.

 

Roberto Miranda Educação Corporativa
Av. Paulista, 1.009, 21º andar – Jardins –  São Paulo/SP
Tel. (11) 3263-1022
e-mail admissions@urm.com.br
site – www.urm.com.br
https://www.facebook.com/UniversidadedoLuxo/

 

 

 

Por Redação

Fotos: Divulgação

 

Deixe uma resposta

Os sabores da gastronomia de Santiago do Chile

Publicidade

Publicidade
-->
-->

Para receber a newsletter Infood, digite seu e-mail no box abaixo e clique na seta.

© 2017 Infood - Todos os direitos reservados