A carne suína ainda ocupa a “segunda classe” dos cardápios em muitos restaurantes, em boa parte por falta de conhecimento sobre a qualidade desta proteína e pela total falta de desenvolvimento de cardápios em cima desse produto.
O Desafio da Carne é um projeto especial do site INFOOD que tem como objetivo ampliar o conhecimento sobre cortes e aplicações de proteínas em geral. No ano passado, o projeto contou com cortes do dianteiro bovino e alguns cortes de carne suína. Este ano decidimos dedicar todas as matérias do projeto à carne de porco.
Durante seis semanas, sempre às quintas-feiras, você vai conhecer um pouco mais sobre os cortes dessa importante proteína, e ainda acompanhará uma série de matérias sobre a importância da carne de porco. O conteúdo sempre terá opções de cardápio, que você pode implementar em sua casa. Não perca tempo, ganhe dinheiro com carne suína.
Jefferson Rueda: “A carne de porco é superversátil”
A Infood conversou com o cozinheiro Jefferson Rueda durante sua participação no Taste of São Paulo sobre o pouco uso da carne de porco na gastronomia e nos lares brasileiros.
Ao contrário do restante do mundo, onde a carne de porco é a mais consumida, no Brasil ela fica em terceiro lugar atrás da carne bovina e da carne de frango. Encerramos o especial Desafio da Carne com esta entrevista e com o desafio de você colocar mais carne de porco no cardápio do seu restaurante.
Confira matéria completa – http://wp.me/p55CWa-3vF
Suã do porco, um corte macio e saboroso a ser descoberto pelos restaurantes
Fechamos o especial Desafio da Carne deste ano, totalmente dedicado à carne de porco, com o suã do porco, um corte muito utilizado em Minas, no Centro-Oeste e no interior de São Paulo, mas um grande desconhecido dos brasileiros. Uma opção de carne macia e saborosa, uma peça de carne de grande proporção ainda barata, garantindo uma ótima opção de custo benefício.
Confira matéria completa – http://infood.com.br/sua-do-porco-um-corte-macio-e-saboroso-a-ser-descoberto-pelos-restaurantes/
Barriga de porco, a estrela do cardápio do seu restaurante
Muito apreciada na culinária mundial, a barriga do porco é considerada por alguns cozinheiros como o corte mais saboroso do animal. No mundo, esta carne deixou de ser um corte barato para se tornar uma super estrela nos restaurantes.A barriga de porco acompanhada de feijão preto nos ofereceu um prato muito tradicional da gastronomia brasileira: a feijoada.
Confira matéria completa –http://infood.com.br/barriga-de-porco-a-estrela-do-cardapio-do-seu-restaurante/
Papada suína: textura delicada e forte sabor para o seu restaurante
Ainda pouco presente nos cardápios de restaurantes, e em especial na mesa dos brasileiros, a papada suína, ou como é muitas vezes chamada. a bochecha suína, é um prato de grande destaque na culinária mundial, onde a carne deste animal é mais consumida.
A papada tem um sabor mais fote de que outros produtos feitos de carne de porco, mas, como a pancetta, sua textura é mais delicada. É uma iguaria italiana, muito consumida na região da Umbria e do Lácio. Devido a ser um corte pequeno, muitas vezes é substituída pela pancetta em alguns pratos.
Confira matéria completa – http://infood.com.br/papada-suina-textura-delicada-e-forte-sabor-para-o-seu-restaurante/
Lombo suíno, um corte versátil para o cardápio do seu restaurante
lombo suíno é um dos cortes mais conhecidos dos consumidores brasileiros, e também um dos mais presentes na casa dos consumidores. A carne da região lombar tende a ser magra e mais sutil que a paleta e o pernil.
É um dos cortes para assado mais consumidos. Embora seja uma carne magra, ela conta com uma boa camada de gordura e pele. O lombo suíno tem menos gordura e mais proteína que a coxa de frango ou o filé mignon bovino.
Confira matéria completa – http://infood.com.br/lombo-suino-um-corte-versatil-para-o-cardapio-do-seu-restaurante/
Filé mignon suíno, cada vez mais presente no cardápio dos restaurantes
O filé mignon suíno ou, como preferem alguns, o filé suíno é uma carne magra , tenra e de fácil preparo, pois se beneficia de um cozimento rápido. É um dos cortes da carne de porco mais macios.
Aproveita o prestígio do similar bovino com a vantagem de se adaptar às mesmas aplicações do corte bovino e de ser, em média, a metade do preço. Seu baixo índice de resíduos de gordura superficial colabora muito na aceitação do produto.
Confira matéria completa – http://infood.com.br/file-mignon-suino-cada-vez-mais-presente-no-cardapio-dos-restaurantes/
Conheça os cortes da carne de porco
A carne de porco constitui a base da dieta de um grande número de povos, seja no oriente, seja no ocidente. Como diz o ditado popular: “do porco tudo se aproveita, menos o guincho”.
Mas, no Brasil, isto ainda não é uma realidade. Consumimos muito pouco desta importante proteína. Dados de 2010 apontam que, enquanto no mundo a carne suína é a proteína mais consumida, com 43,9% do consumo total, considerando carnes suína, bovina e de frango, no Brasil, a carne de porco está bem atrás da bovina e da carne de frango, com 13,4% do total do consumo.
Confira matéria completa – http://infood.com.br/conheca-os-cortes-da-carne-de-porco/
Costela suína: sabor e textura incomparável para seu restaurante
Considerado um dos cortes mais conhecidos no Brasil, principalmente na culinária regional mineira, a costela tem diversas aplicações na gastronomia comum e na alta gastronomia. O corte já ganhou fama até fora do país, levado por cozinheiros renomados a concursos, nos quais acabou premiado por suas qualidades de aroma, sabor e texturas incomparáveis.
Confira a matéria completa – http://infood.com.br/costela-suina-sabor-e-textura-incomparavel-para-seu-restaurante/
Os benefícios da carne suína para a saúde
No Brasil, apesar de ser o quarto maior produtor e exportador de carne suína do mundo, só perdendo para Estados Unidos, União Europeia e China, o consumo da carne suína está em terceiro lugar (14,5%), atrás da bovina (38,6%) e da carne de frango (46,8%), de acordo com dados do USDA, Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.
A suinocultura está em alta, e o consumo per capita anual da carne suína no Brasil deve crescer dos atuais 15 quilos para 18 quilos nos próximos três anos, de acordo com projeção feita pela ABCS – Associação Brasileira dos Criadores de Suínos.
Confira a matéria completa – http://infood.com.br/os-beneficios-da-carne-suina-para-a-saude/
DESAFIO DA CARNE 2015 – Cortes do dianteiro bovino e cortes suínos
A INFOOD reuniu um dos melhores açougueiros de São Paulo, Leonardo Teixeira, e um dos nosso colaboradores, o chef Marcelo Santos, para um desafio de oito etapas, o Desafio da Carne. Nosso objetivo é ampliar o conhecimento sobre os cortes do dianteiro bovino e as boas opções da carne suína. Durante o mês de abril/2015, sempre às quintas-feiras, publicamos as informações sobre um corte que ainda não está muito presente na mesa do brasileiro e uma sugestão de cardápio para que você possa avaliar o potencial desse insumo em seu restaurante.
Costela Rack: uma escolha saborosa e acessível
“A costela do dianteiro é mais saborosa do que a costela da parte traseira do animal, tem menos gordura e mais carne. Então é uma carne legal para fazer assado de tira, quando voce corta a costela na transversal. E também para fazer carne de panela, ou mesmo na grelha”.
Confira a 1ª matéria : Costela Rack: uma escolha saborosa e acessível.
Sobrepaleta Suína: saudável e versátil
A Sobrepaleta Desossada, segundo corte escolhido para participar do Desafio da Carne, é uma carne suína super macia e saborosa, que conta com bastante tecido conjuntivo – fazendo com que, na hora de cocção, a carne fique com muitos sabores. O corte, no entanto, é pouco explorado pela população brasileira, e muitos desconhecem a carne, que acaba virando carne moída.”
Confira a 2ª matéria : Sobrepaleta Suína: saudável e versátil
Descubra Ossobuco Dianteiro
O Ossobuco Dianteiro, terceiro corte escolhido para participar do Desafio da Carne, é encontrado tanto na parte traseira quanto na parte dianteira do boi. A diferença, no entanto, é que o ossobuco dianteiro é muito mais barato e mantém o mesmo sabor.
Confira a 3ª matéria : Descubra Ossobuco Dianteiro
Bisteca de Copa Suína
A Bisteca de Copa é o quarto corte escolhido para participar do Desafio da Carne, que está em sua quarta semana. Esse corte suíno, muito saboroso e com um bom custo-benefício, está na moda, e diversos chefs estão descobrindo-o.
Confira a 4ª matéria : Bisteca de Copa Suína
Peito Bovino é o corte da semana do Desafio da Carne
O peito bovino é o quinto corte escolhido para participar do Desafio da Carne. Muito saborosa, essa carne substitui o lagarto e o coxão duro dentro da cozinha, sendo uma alternativa mais barata no mercado. Além disso, o peito bovino é versátil e possui menos gordura.
Confira a 5ª matéria : Peito Bovino
Descubra o sabor da paleta suína no Desafio da Carne
A paleta suína é o sexto corte escolhido para participar do Desafio da Carne. Nas últimas semanas, a Infood buscou a ajuda de Leonardo Teixeira, proprietário do Talho Carnes e o chef Marcelo Santos para apresentar cortes ainda não muito utilizados no Brasil.
Confira a 6ª matéria : Paleta Suína
Você já ouviu falar do mignon do dianteiro bovino?
O Mignon do dianteiro bovino é o sétimo corte escolhido para participar do Desafio da Carne. Este corte é um desconhecido do consumidor brasileira. Desta vez, Leonardo Teixeira – da Talho Carnes – escalou um dos seus mais experientes açougueiros para falar dessa opção do dianteiro, praticamente desconhecida dos brasileiros.
Confira a 7ª matéria : Mignon do dianteiro bovino
Você faria um hambúrguer com carne suína e bovina combinadas? Pensamos num blend (mistura de carnes) pouco utilizado em nosso país, mas que é muito comum em outros lugares do mundo. Combinamos a carne bovina com a carne suína que, além de garantir um melhor custo para o prato, também confere mais sabor e uma combinação mais saudável.
Confira a 8ª e última matéria da série : Hambúrguer com carne suína e bovina
Redação