Desafio da Carne: os cortes de porco

A carne suína ainda ocupa a “segunda classe” dos cardápios em muitos restaurantes, em boa parte por falta de conhecimento sobre a qualidade desta proteína e pela total falta de desenvolvimento de cardápios em cima desse produto.

O Desafio da Carne é um projeto especial do site INFOOD que tem como objetivo ampliar o conhecimento sobre cortes e aplicações de proteínas em geral. No ano passado, o projeto contou com cortes do dianteiro bovino e alguns cortes de carne suína. Este ano decidimos dedicar todas as matérias do projeto à carne de porco.

Durante seis semanas, sempre às quintas-feiras, você vai conhecer um pouco mais sobre os cortes dessa importante proteína, e ainda acompanhará uma série de matérias sobre a importância da carne de porco.  O conteúdo sempre terá opções de cardápio, que você pode implementar em sua casa. Não perca tempo, ganhe dinheiro com  carne suína.

Jefferson Rueda: “A carne de porco é superversátil”

jeferson_rueda_infood

A Infood conversou com o cozinheiro Jefferson Rueda durante sua participação no Taste of São Paulo sobre o pouco uso da carne de porco na gastronomia e nos lares brasileiros.

Ao contrário do restante do mundo, onde a carne de porco é a mais consumida, no Brasil ela fica em terceiro lugar atrás da carne bovina e da carne de frango. Encerramos o especial Desafio da Carne com esta entrevista e com o desafio de você colocar mais carne de porco no cardápio do seu restaurante.

Confira matéria completa – http://wp.me/p55CWa-3vF

Barriga de porco, a estrela do cardápio do seu restaurante

pancetta_desafio_da_carne_infood_abre_4Muito apreciada na culinária mundial, a barriga do porco é considerada por alguns cozinheiros como o corte mais saboroso do animal.  No mundo, esta carne deixou de ser um corte barato para se tornar uma super estrela nos restaurantes.

A barriga de porco acompanhada de feijão preto nos ofereceu um prato muito tradicional da gastronomia brasileira: a feijoada.

Confira matéria completa –http://infood.com.br/barriga-de-porco-a-estrela-do-cardapio-do-seu-restaurante/

Papada suína: textura delicada e forte sabor para o seu restaurante

papada_suina_infood_5Ainda pouco presente nos cardápios de restaurantes, e em especial na mesa dos brasileiros, a papada suína, ou como é muitas vezes chamada. a bochecha suína, é um prato de grande destaque na culinária mundial, onde a carne deste animal é mais consumida.

A papada tem um sabor mais fote de que outros produtos feitos de carne de porco, mas, como a pancetta, sua textura é mais delicada. É uma iguaria italiana, muito consumida na região da Umbria e do Lácio. Devido a ser um corte pequeno, muitas vezes é substituída pela pancetta em alguns pratos.

Confira matéria completa – http://infood.com.br/papada-suina-textura-delicada-e-forte-sabor-para-o-seu-restaurante/

Lombo suíno, um corte versátil para o cardápio do seu restaurante

lombo_fatiado_alta_resolucao_6lombo suíno  é um dos cortes mais conhecidos dos consumidores brasileiros, e também um dos mais presentes na casa dos consumidores. A carne da região lombar tende a ser magra e mais sutil que a paleta e o pernil.

É um dos cortes para assado mais consumidos. Embora  seja uma carne magra, ela conta com uma boa camada de gordura e pele.  O lombo suíno tem menos gordura e mais proteína que a coxa de frango ou o filé mignon bovino.

Confira matéria completa – http://infood.com.br/lombo-suino-um-corte-versatil-para-o-cardapio-do-seu-restaurante/

Filé mignon suíno, cada vez mais presente no cardápio dos restaurantes

O filé mignon suíno ou, como preferem alguns, o  filé suíno é uma carne magra , tenra e  de fácil preparo, pois se beneficia de um cozimento rápido. É um dos cortes da carne de porco mais macios.

Aproveita o prestígio do similar bovino com a vantagem de se adaptar às mesmas aplicações do corte bovino e de ser, em média, a metade do preço. Seu baixo índice de resíduos de gordura superficial colabora muito na aceitação do produto.

Confira matéria completa – http://infood.com.br/file-mignon-suino-cada-vez-mais-presente-no-cardapio-dos-restaurantes/

Conheça os cortes da carne de porco

mapa_cortes_suino_infoodA carne de porco constitui a base da dieta de um grande número  de povos, seja no oriente, seja no ocidente. Como diz o ditado popular: “do porco tudo se aproveita, menos o guincho”.

Mas, no Brasil, isto ainda não é uma realidade. Consumimos muito pouco desta importante proteína. Dados de 2010 apontam que, enquanto no mundo a carne suína é a proteína mais consumida, com 43,9% do consumo total, considerando carnes suína, bovina e de frango, no Brasil, a carne de porco está bem atrás da bovina e da carne de frango, com 13,4% do total do consumo.

Confira matéria completa – http://infood.com.br/conheca-os-cortes-da-carne-de-porco/

Costela suína: sabor e textura incomparável para seu restaurante

costela_suina_couscous_apimentado_12_infoodConsiderado um dos cortes mais conhecidos no Brasil, principalmente na culinária regional mineira, a costela tem diversas aplicações na gastronomia comum e na alta gastronomia. O corte já ganhou fama até fora do país, levado por cozinheiros renomados a concursos, nos quais acabou premiado por suas qualidades de aroma, sabor e texturas incomparáveis.

 

Confira a matéria completa – http://infood.com.br/costela-suina-sabor-e-textura-incomparavel-para-seu-restaurante/

desafio_da_carne_suina_infood

Os benefícios da carne suína para a saúde

No Brasil, apesar de ser o quarto maior produtor e exportador de carne suína do mundo, só perdendo para Estados Unidos, União Europeia e China, o consumo da carne suína está em terceiro lugar (14,5%), atrás da bovina (38,6%) e da carne de frango (46,8%), de acordo com dados do USDA, Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.

A suinocultura está em alta, e o consumo per capita anual da carne suína no Brasil deve crescer dos atuais 15 quilos para 18 quilos nos próximos três anos, de acordo com projeção feita pela ABCS – Associação Brasileira dos Criadores de Suínos.

Confira a matéria completa – http://infood.com.br/os-beneficios-da-carne-suina-para-a-saude/

 

 

DESAFIO DA CARNE 2015 – Cortes do dianteiro bovino e cortes suínos

 

A INFOOD reuniu um dos melhores açougueiros de São Paulo, Leonardo Teixeira, e um dos nosso colaboradores, o chef Marcelo Santos, para um desafio de oito etapas, o Desafio da Carne. Nosso objetivo é ampliar o conhecimento sobre os cortes do dianteiro bovino e as boas opções da carne suína. Durante o mês de abril/2015, sempre às quintas-feiras, publicamos as informações sobre um corte que ainda não está muito presente na mesa do brasileiro e uma sugestão de cardápio para que você possa avaliar o potencial desse insumo em seu restaurante.

Costela Rack ao BBQ

Costela Rack: uma escolha saborosa e acessível

“A costela do dianteiro é mais saborosa do que a costela da parte traseira do animal, tem menos gordura e mais carne. Então é uma carne legal para fazer assado de tira, quando voce corta a costela na transversal. E também para fazer carne de panela, ou mesmo na grelha”.

 

Confira a 1ª matéria : Costela Rack: uma escolha saborosa e acessível.

Sobrepaleta de Porco com Batatas_desafio da carneSobrepaleta Suína: saudável e versátil

A Sobrepaleta Desossada, segundo corte escolhido para participar do Desafio da Carne, é uma carne suína super macia e saborosa, que conta com bastante tecido conjuntivo – fazendo com que, na hora de cocção, a carne fique com muitos sabores. O corte, no entanto, é pouco explorado pela população brasileira, e muitos desconhecem a carne, que acaba virando carne moída.”

Confira a 2ª matéria : Sobrepaleta Suína: saudável e versátil

Osso Buco ao Molho Bourguignon _desafio da carneDescubra Ossobuco Dianteiro

O Ossobuco Dianteiro, terceiro corte escolhido para participar do Desafio da Carne, é encontrado tanto na parte traseira quanto na parte dianteira do boi. A diferença, no entanto, é que o ossobuco dianteiro é muito mais barato e mantém o mesmo sabor.

Confira a 3ª matéria : Descubra Ossobuco Dianteiro

Bisteca de Copa com Julienne de Legumes (5)

Bisteca de Copa Suína

A Bisteca de Copa é o quarto corte escolhido para participar do Desafio da Carne, que está em sua quarta semana. Esse corte suíno, muito saboroso e com um bom custo-benefício,  está na moda, e diversos chefs estão descobrindo-o.

 

 

Confira a 4ª matéria : Bisteca de Copa Suína

Peito Bovino com Pangritatta

Peito Bovino é o corte da semana do Desafio da Carne

O peito bovino é o quinto corte escolhido para participar do Desafio da CarneMuito saborosa, essa carne substitui o lagarto e o coxão duro dentro da cozinha, sendo uma alternativa mais barata no mercado. Além disso, o peito bovino é versátil e possui menos gordura.

Confira a 5ª matéria : Peito Bovino

Guisado de Porco com Legumes

Descubra o sabor da paleta suína no Desafio da Carne

A paleta suína  é o sexto corte escolhido para participar do Desafio da Carne. Nas últimas semanas, a Infood buscou a ajuda de Leonardo Teixeira, proprietário do Talho Carnes e o chef Marcelo Santos para apresentar cortes ainda não muito utilizados no Brasil.

 

Confira a 6ª matéria : Paleta Suína

Mignon Dianteiro com Crosta de Gorgonzola

Você já ouviu falar do mignon do dianteiro bovino?

O Mignon do dianteiro bovino  é o sétimo corte escolhido para participar do Desafio da Carne.  Este corte é um desconhecido do consumidor brasileira. Desta vez, Leonardo Teixeira – da Talho Carnes – escalou um dos seus mais experientes açougueiros para falar dessa opção do dianteiro, praticamente desconhecida dos brasileiros.

 

Confira a 7ª matéria : Mignon do dianteiro bovino

Mix Burger Bovino Suíno (3)

Você faria um hambúrguer com carne suína e bovina combinadas?                                                                                          Pensamos num blend (mistura de carnes) pouco utilizado em nosso país, mas que é muito comum em outros lugares do mundo. Combinamos a carne bovina com a carne suína que, além de garantir um melhor custo para o prato, também confere mais sabor e uma combinação mais saudável.

Confira a 8ª  e última matéria da série : Hambúrguer com carne suína e bovina

 


Redação

Thomas Troisgros: “Há uma grande procura por casas com comida mais despojada”

Publicidade

Publicidade
-->
-->

Para receber a newsletter Infood, digite seu e-mail no box abaixo e clique na seta.

© 2017 Infood - Todos os direitos reservados