Descrições de pratos aumentam vendas

De acordo com estudos de cientistas da Cornell University, cardápios com descrições elaboradas a respeito de suas opções são eficientes. O cuidado nas definições de um prato podem aumentar as vendas nos restaurantes em até 28%.

Os dois fatores mais importantes na escolha de um prato – segundo os pesquisadores – são o que o cliente vê no menu e como eles imaginam que o prato será. 

Num dos estudos, pesquisadores mudaram os nomes de itens do cardápio para que eles parecessem mais descritivos, mudando, por exemplo, “filé de peixe” para “italiano e suculento filé de peixe”. Ainda que a receita tenha sido idêntica, 28% afirmou que esses pratos mais descritivos tinham gosto melhor.

Alguns truques já são utilizados por restaurantes, que sublinham, grifam ou dão algum destaque à fonte da letra de algumas palavras no cardápio.

via The Telegraph

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A técnica de engenharia de cardápio baseia-se nas informações que estão à disposição do administrador do restaurante a partir de seus controles de estoque, produção e custo. Vamos começar quebrando um mito: não é necessário fazer um curso superior de engenharia de alimentos para entender a técnica, muito menos para aplicá-la.

É com estas informações e com o retorno das vendas em seu restaurante que se monta e aplica a engenharia de cardápio. Absolutamente dinâmica, a técnica deve ser implantada antes mesmo de o restaurante abrir, pois é através dela que vamos alcançar os números do objetivo de vendas e, consequentemente, os lucros da empresa tão importantes.

 

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