O Ossobuco Dianteiro, terceiro corte escolhido para participar do Desafio da Carne, é encontrado tanto na parte traseira quanto na parte dianteira do boi. A diferença, no entanto, é que o ossobuco dianteiro é muito mais barato e mantém o mesmo sabor.

Como a INFOOD tem demonstrado através dos posts especiais do Desafio, o uso dos cortes do dianteiro é uma ótima opção para ampliar a rentabilidade de um prato, garantido a mesma quantidade de carne e o sabor, com uma economia no custo do corte. Essa vantagem se transforma automaticamente em maior rentabilidade para o seu restaurante, ou até mesmo em uma redução no preço final da opção em seu cardápio.

desafio da carne - osso buco

Leonardo Teixeira, proprietário do Talho Carnes, nos sugere o uso da carne bovina do dianteiro e nos explica o porquê dessa escolha:

“Essa carne tem um osso um pouco menor, tendo mais carne ao seu redor em relação à mesma parte do dianteiro do animal. Como o ossobuco dianteiro tem mais tecido conjuntivo, isso vai dar muito mais sabor no molho, na preparação. Talvez a parte dianteira exija um cozimento de maior tempo. 

As pessoas ainda têm um pouco de preconceito com o ossobuco, porque há um osso no meio. No prato, não é qualquer pessoa que o escolhe. Mas eu acho que ele poderia ser usado sem o osso, desfiado, para fazer sanduíche, ragu, risoto. É bem mais barato do que o traseiro. 

Já que o osso traseiro é maior, a canela dianteira do animal é mais fina, fazendo com que a peça dianteira tenha mais carne e, consequentemente, renda um pouco mais”.

 

Conheça o Ossobuco bovino

Possíveis usos: Sanduíches, Ragus, Risotos

Vantagens: Preço menor, mais sabor, maior rendimento

Substituição: Ossobuco Traseiro


Osso Buco ao Molho Bourguignon _desafio da carne

Sugestão do chef Marcelo Santos para o Ossobuco

O já conhecido corte do ossobuco fica ainda melhor se feito com a parte do dianteiro do boi.

Por que usar só o ossobuco traseiro quando o boi tem quatro patas?

Esse corte é muito mais barato do que se pode pensar e o melhor, é tão ou mais saboroso do que o traseiro, com uma textura incrível e um sabor bem definido. A carne do ossobuco dianteiro bovino fica macia em pouco tempo de cozimento e traz diversas vantagens além do ótimo preço, rende muito bem, e faz cozido de deixar qualquer um de queixo caído. Os restaurantes especializados que usam essa carne costumam ter clientes cativos e frequentes, porque ela proporciona uma experiência gastronômica diferenciada.

Acompanhada de um bom vinho, a minha receita predileta para esse corte de carne é:

OssoBuco ao Molho Bourguignon”.

Confira o link da receita do chef:

 http://receitasffc.blogspot.com.br/2015/04/osso-buco-ao-molho-bourguignon.html

 

Por Redação

 

Deixe uma resposta

Um balanço do Mondial de la Bierè

Publicidade
Publicidade
© 2017 Infood - Todos os direitos reservados