dia do macarrão

Desde 1995, o dia 25 de outubro é o Dia do Macarrão. A data foi instituída durante o World Pasta Congress (Congresso Mundial de Macarrão), realizado em Roma. A data é comemorada em diversos países, e é uma oportunidade de ampliar o consumo e, consequentemente, as vendas desse produto tão tradicional na culinária brasileira. Para se ter uma ideia, o consumo per capita de macarrão no Brasil em 2012 foi de 6,1 quilos, de acordo com números da Abima (Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias, Pão e Bolo Industrializado), sendo consumidas 1,2 milhão de toneladas de macarrão.

O Brasil é o terceiro maior produtor, atrás apenas da Itália (3,3 milhões de toneladas) e dos Estados Unidos (2 milhões de toneladas). O país latino-americano produz cerca de 40 formatos diferentes de macarrão. Na Itália, são cerca de 600. A Abima divulgou um estudo com os formatos de macarrão mais consumidos no país, pesquisando o comportamento de compra de oito mil lares. O espaguete é o preferido, com 57% das compras.

É o formato do macarrão que determina também as melhores escolhas em molhos. Alguns combinam com receitas mais suaves de vegetais, e outros vão bem com acompanhamentos mais encorpados à base de queijos ou carnes.

Acontece, a cada cinco anos, o Congresso Mundial de Macarrão, reunindo fabricantes, fornecedores, pesquisadores e formadores de opinião, que analisam as tendências de mercado, matérias-primas, tecnologia, nutrição e ações promocionais das massas alimentícias no mercado mundial.

O primeiro congresso, realizado em Roma, iniciou um processo de multiplicação dos propósitos do evento, que já passou pela Venezuela, Barcelona e Brasil, em 2010. O V World Pasta Congress será em Milão em 2015.

 

Texto: Jailse de Alvarenga

Deixe uma resposta

Um professor na cozinha. Um cozinheiro em sala.

Publicidade
Publicidade
© 2017 Infood - Todos os direitos reservados