ramo da gastronomia

A explosão dos programas de culinária na TV,que elevaram os chefs ao papel de celebridades, a expansão da comida de rua com a chegadas dos food trucks, ou simplesmente o sonho de montar seu próprio negócio estão levando cada vez mais pessoas a deixarem a segurança de seus empregos para se lançarem como empreendedores no ramo da gastronomia.

Estudo do Sebrae demonstra que a escolha em montar um restaurante, em geral, é feita por um emprededor acima dos 45 anos. Dados do levantamento apontam que 14,33% das pessoas de idade entre 45 a 54 anos escolhem o setor de restaurantes para abrir um novo negócio. O perfil de idade elevada se deve ao fato do empreendimento pedir um alto investimento e contar com uma complexidade de operação.

Segundo o Ibope Inteligência, este ano, os brasileiros devem gastar R$ 140,13 bilhões com alimentação fora de casa, número que, se confirmado, será 8,6% superior ao valor gasto em 2013, R$ 129,18 bilhões, confirmando a oportunidade de investimento no setor.

O sonho do empreendimento, às vezes, esconde os riscos, em boa parte causados pela percepção distorcida da realidade. Engana-se quem pensa que para faturar basta saber cozinhar ou gostar de receber as pessoas em casa e, principalmente, o mito de que os negócios de comida estão imunes às crises.

Nos últimos meses, apenas aqui na INFOOD, você já leu sobre a DeliCake, B.Lem Bakery Portuguese, Pudim Mania, House of Food, Cuor di Crema, Na Gargem, Holy Pasta, isto tudo sem falar dos restaurantes. Em todo o material produzido, fica claro que a experiência na gestão é o que diferencia o sucesso no ramo.

A missão da INFOOD é de levar conhecimento para o setor da alimentação fora de casa: restaurantes, fast food, doceiras, padarias e food service, por isso não podemos deixar de destacar uma iniciativa muito importante.

ramo da gastronomia - Infood

ramo da gastronomia – Infood

A Semana Global do Empreendedorismo é um movimento criado em 2007 pelo ex-primeiro ministro britânico Gordon Brown e pelo presidente da Kauffman Foundation, Carl Schramm, com o intuito de fortalecer e disseminar a cultura empreendedora, conectando, capacitando e inspirando as pessoas a empreender. Durante o mês de novembro, acontecem diversas atividades com diferentes públicos e temáticas, sempre abordando o empreendedorismo. No Brasil desde 2008, a organizção anfitriã é o Instituto Empreender Endeavor, responsável pela coordenação da semana.

Abaixo você pode encontrar dados da semana:

SEMANA GLOBAL DO EMPREENDEDORISMO:  http://semanaglobal.org.br/pt/atividades#/eventos

Separamos duas boas oportunidades para você do ramo  de gastronomia:

No da 27/11,  às 20h30, ocorre no Centro Universitário Senac Santo Amaro, na Avenida Engenheiro Eusébio Stevaux, 823 em Santo Amaro, a palestra: Saúde Financeira para o seu Negócio (abaixo segue o link para sua inscrição)

SAÚDE FINANCEIRA PARA O SEU NEGÓCIOhttp://www.eventick.com.br/saude-financeira-do-seu-negoci

No da 28/11, às 8h30, ocorre na Fundação Getúlio Vargas, Avenida das Nações Unidas, 12495, Cidade das Monções, a palestra: Paradigmas para Inovação (abaixo segue o link para sua inscrição).

PARADIGMAS PARA A INOVAÇÃOhttp://www.eventick.com.br/paradigmasparainovacaosp

Texto: Reginaldo Andrade 


Deixe uma resposta

Um balanço do Mondial de la Bierè

Publicidade
Publicidade
© 2017 Infood - Todos os direitos reservados