crise no mc donalds

A queda no lucro do McDonald´s em 30% no terceiro trimestre de 2014, em relação ao igual período do ano passado, colocou em cheque o trabalho da atual administração da rede, e fez o CEO da companhia, Don Thompson, afirmar que a empresa não vem acompanhando os novos tempos. A  grande pergunta que fica é: o que o McDonald´s está fazendo de errado? Há uma crise no McDonalds?

Pressionada por acionistas, a empresa começa a mudar a rede a partir de janeiro, simplificando seu cardápio abrindo espaço para opções mais adequadas a cada uma das regiões,  e expandindo o “crie do seu gosto”, que permitirá que o consumidor customize seu pedido, criando um sanduiche do jeito que ele mais gosta. Medidas que desmontam o sistema de fast food que a companhia ajudou a difundir pelo mundo.

Olhando para a concorrência, o McDonald´s está tentando adequar sua ofertas às opções que estão sendo oferecidas aos consumidores. Nos Estados Unidos,  a rede perdeu espaço para o fast casual. Redes como a Chipotle de comida americana e a hamburgueria Five Guys conquistam consumidores e não param de crescer. Se olharmos para o Brasil, o Spoleto e as hamburguerias são o melhor exemplo desta expansão na concorrência. Eles oferecem uma comida de qualidade por um preço muito próximo ao do McDonald´s e por um pouco mais de espera.  Um dos problemas da companhia é que, durante muito tempo ela era a única opção para uma família com crianças, seja pelo serviço, seja pela opção de preços. Hoje isto não é mais verdade.

Muito tem se falado da comida, da busca das pessoas por uma alimentação saudável, mas o que vem perdendo a força é a necessidade de uma comida rápida. A expansão da alimentação fora de casa no nosso país abre espaço para o crescimento, mas o fast food não é mais a principal opção para os consumidores.

Não podemos projetar este diagnóstico para a rede mundial, pois os problemas da companhia estão espalhados por todos os continentes. Cremos, porém, que as mudanças que estão sendo preparadas estão aproximando cada vez mais o McDonald´s de um restaurante comum. Hoje seu cardápio é oferecido até por grandes restaurantes que colocaram hamburgueres gourmet em seu menu.

Para uma rede que consolidou suas vendas olhando para as crianças, hoje vemos que só os brindes que acompanham o seu lanche infantil são seu diferencial na conquista das mesmas. Fica fácil para os adultos negociarem uma outra opção.

Nossa principal percepção é que a rede parou de inovar, e agora procura desesperadamente agradar o consumidor que se cansou de seu cardápio e opções. Permitir que o consumidor ajuste o sanduíche ao seu gosto é apenas ofereçer mais do mesmo.

Será mesmo que o consumidor mudou? Ou será que ele se cansou de comer o Big Mac com fritas?

 

Leia mais:   O que o McDonalds está fazendo errado?

http://infood.com.br/o-que-o-mcdonalds-esta-fazendo-errado/

 

Texto: Reginaldo Andrade

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