O carioca Felipe Bronze está na gastronomia há duas décadas. Com 19 anos foi estudar gastronomia na Culinary Institute of America, em Nova York, e de lá para cá não parou mais.

Nascido em 26 de março de 1978, no Rio de Janeiro, estagiou nos EUA nos restaurantes Nobu e Le Bernardin, e depois, já no Brasil, trabalhou no Sushi Leblon e Zuka, além de ganhar experiência ao abrir o Z Contemporâneo e o Mix by Bronze. Hoje, comanda com muito sucesso seus restaurantes Oro – premiado com 1 estrela Michelin– e o descontraído Pipo.

Além de trabalhar nos restaurantes, Bronze também está na televisão, com programas desde 2006. Algo que Felipe adora fazer: “O programa The Taste, para mim, é algo muito especial. Ele é único”. Atualmente, participa do ‘The Taste Brasil’, ‘Que Seja Doce’ e ‘Perto do Fogo’.

Felipe é casado com a enóloga e sommelier argentina Cecilia Aldaz, com quem tem um filho de 3 anos chamado Antonio.

Em conversa com a INFOOD, o chef fala sobre a alta gastronomia, da dificuldade da questão geográfica do país, e também sobre o prazer de fazer o programa de televisão The Taste.

INFOOD – O Brasil sofre com infra estrutura?

FELIPE BRONZE – O problema não é só infraestrutura. Uma coisa que é muito representativa na Europa, e que aqui fica muito mais difícil, é a questão geográfica mesmo.  Na Europa, com um custo proporcional muito menor do que o de uma ponte aérea Rio/SP, você está em um outro país, com um outra língua, com uma cozinha completamente diferente.

Isso faz a efervescência do Michelin funcionar muito bem. No Brasil, a gente está muito longe desse centro. O movimento geográfico não é tão fácil. Acho que, comercialmente, isso não tem o mesmo impacto que tem na Europa.  Mas de qualquer forma, o prestígio é muito bom. A gente carrega isso pelo mundo inteiro. O Michelin é reconhecido a nível global.

Felipe recebe prêmio na festa do Guia Michelin 2017

INFOOD – Como você vê a alta gastronomia atualmente?

FELIPE – A alta gastronomia é contar uma história, uma narrativa que faça sentido para quem está cozinhando. Quando a gente fala em alta gastronomia, tem-se um lado um pouco mais artístico da profissão. A pessoa quer oferecer mais do que comida boa. É comida boa, cultura, conceito, história…

INFOOD – No restaurante Pipo seu trabalho é diferente. Qual o conceito da casa inaugurado há seis meses no Fashion Mall?

FELIPE – No Pipo, a gente tenta pegar todas as técnicas e ideias desenvolvidas no Oro, e transformar isso numa história para mais gente. Só que com um custo mais barato, com menos gente trabalhando naquilo, com menos custos indiretos, para poder ficar mais democrático.

Felipe com os colegas do programa  The Taste: Claude Troisgross, Helena Rizzo e André Mifano

INFOOD – Você está num dos melhores programas de gastronomia da TV. Como é fazer o programa The Taste Brasil?

FELIPE – O programa The Taste, para mim, é algo muito especial. Ele é único. O que a gente passa ali: brigamos pelos caras, ficamos juntos deles…

Eu contratei cinco: um da primeira temporada, dois da segunda e dois da terceira. Eu vivo aquilo ali intensamente. Eu não vejo só o meu time, eu vejo o dos outros também.

O garoto que está no meu time essa temporada, o Marcos, é um gênio. E a menina do meu time, a Sheilla,  é espetacular. É uma delícia fazer o programa. É emocionante, porque você vê que a cozinha brasileira se desenvolveu. Garotos cozinhando naquele nível, não havia quando eu comecei. Nossa gastronomia está salva!

Felipe Bronze é um dos três indicados para o Prêmio Infood de Gastronomia 2017 na categoria Melhor Cozinheiro.

 

 

Restaurante Oro

Rua General San Martin, 889 – Leblon – RJ/RJ
Tel. (21) 2540-8768 – (21)2259-1164
http://ororestaurante.com.br/
https://www.facebook.com/ororestaurante/
https://www.instagram.com/felipebronze/

Restaurante Pipo

Tel. (21) 3322-1239
Estrada da Gávea, 899 – Loja 322- Fashion Mall – São Conrado – RJ/RJ
http://www.piporestaurante.com/
https://www.facebook.com/restaurantepipo/

 

 

Por Redação

Fotos: Fernanda Moura/Divulgação

 

Uma ideia sobre “Felipe Bronze: “Alta gastronomia é oferecer mais do que comida boa””

Deixe uma resposta

Semana 49# Os restaurantes de cozinha vegetal ganham mercado

Publicidade
Publicidade

Para receber a newsletter Infood, digite seu e-mail no box abaixo e clique na seta.

© 2017 Infood - Todos os direitos reservados