Ferramentas de gestão

Este especial reúne os principais processos envolvidos na operação de um restaurante, bar ou negócio gastronômico e as principais ferramentas de gestão à sua disposição, seja em sistemas, tecnologias ou conceitos.

Difundir as melhores práticas de gestão para o mercado gastronômico é um dos objetivos da Infood, pois assim acreditamos que estamos ajudando a reduzir a mortandade dos negócios neste ramo, uma das nossas missões.

Vamos abordar assuntos com CMV, Curva ABC de custos, giro de estoque, fichas técnicas, engenharia de cardápio, gestão de estoques, auditoria, gestão de filas, fidelização e gestão de custos. Enfim, tudo que pode potencializar seus ganhos e melhorar a performance da sua operação.

Gerir um negócio gastronômico é aprender a contar centavos, algo que as casas de maior sucesso no mercado já aprenderam a fazer, mas é também parar de acreditar apenas no seu conhecimento do mercado e contar com o apoio de modernas ferramentas de gestão para ampliar sua atuação como gestor.

Nas próximas semanas, vamos publicar uma série de matérias cobrindo estes pontos, e você é nosso convidado para acompanhar a série e participar. Envie seus comentários e sugestões para o e-mail info@infood.com.br

 Você tem toda a informação que precisa para a gestão do seu restaurante?

Diz o ditado que ‘o olho do dono é que engorda o gado’, uma expressão sugerindo que a presença do dono no dia a dia da operação do negócio é fundamental. Isto estaria relacionado ao seu olhar sobre o negócio,  se realmente teria  informação que precisa para gestão do seu restaurante.

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Gestão de custos eficiente no seu restaurante

Dentre as várias funções do administrador, a gestão de custos sem sombra de dúvida, é uma das mais importantes para o negócio.

Diante do alto crescimento de novos restaurantes no mercado, em que as opções são cada vez maiores e melhores, surge a necessidade de gerir os indicadores para ganhar eficiência e apresentar a melhor relação de custo benefício ao consumidor.

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Gestão de restaurante é focada em centavos

Quando se está à frente de um restaurante ou qualquer outro tipo de negócio na gastronomia, é necessário ter-se em mente que a administração do negócio é totalmente focada em centavos, e cada um deles conta. A assertiva é nada mais nada menos do que a base para o negócio evoluir. Simples assim. Cada centavo faz diferença na hora de comprar e de vender.  Afinal, é deles – os centavos – que você vai tirar seu sustento e o da sua empresa.

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A sopa de letrinhas da contabilidade para restaurantes

Siglas, segundo a definição no dicionário, são o conjunto de letras isoladas que identifica palavras que podem definir desde ações, controles e até órgãos e empresas entre outras aplicações possíveis.

Muito usadas em controles financeiros, de contabilidade e de controle, as siglas acabam se tornando essenciais para a administração profissional de qualquer tipo de negócio, e quando se trata da contabilidade para restaurantes as siglas podem revelar o estado de saúde do negócio ou prever sua durabilidade, sua rentabilidade ou prejuízo e até mesmo quais atitudes tomar para melhorar os números, fazendo crescer e estabilizar a empresa.

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O cardápio digital amplia as vendas e melhora a gestão do seu restaurante

Com a maior oferta de tablets e a consequente redução de custos, a tecnologia do cardápio digital vem sendo adotada por diversos restaurantes, bares, pizzarias e cafeterias. Apenas a Goomer, uma das empresas do setor já implantou mais de 100 projetos.

Os cardápios digitais são um destes produtos que potencializam o trabalho da sua equipe, que melhoram a operação, mas eles também ampliam a oferta de informação sobre o nosso negócio.

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Aprenda com o histórico de vendas do seu restaurante

Num primeiro momento, as redes de gastronomia buscaram a eficiência da automação, mas hoje estes dados gerados a partir do histórico de vendas do seu restaurante são transformados em informação. E é com a  experiência de 4 décadas de atuação e mais de 580 mil instalações em todo o mundo que a Oracle entende poder ajudar a melhorar os negócios gastronômicos.

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A gestão das informações começa na automação do seu restaurante

O desafio de começar um processo de automação do seu restaurante ou negócio gastronômico é grande. Antes de gerarmos relatórios, de podermos cruzar as informações, é preciso estabelecer os processos e integrar as informações.

Muitos gestores automatizaram seu negócio apenas por conta da necessidade do controle fiscal, mas este é o começo do processo para mudar a gestão na sua empresa. Pode-se trabalhar nos processos desde o envio do pedido para a área de produção até o fechamento da conta.

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A gestão das compras no restaurante e a alta dos preços

Se o preço e a qualidade estão ligados de forma indissociável, como realizar a gestão das compras e gerenciar a alta dos preços no seu restaurante visando preservar sua rentabilidade sem pensar na simples eliminação de insumos do cardápio?

É simplista dizer “temos que negociar com os fornecedores”, pois todos já fazem isto rotineiramente. A gestão das compras deve fazer parte do seu dia-a-dia. Porém existem alternativas para controlar as oscilações de preço mantendo a qualidade no seu restaurante.

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Você já pensou em terceirizar as compras no seu restaurante?

Quando pensamos na gestão das compras no seu restaurante, logo pensamos na negociação com fornecedores. Mas este é um processo muito maior do que simplesmente comprar um insumo pelo menor preço.

No dia a dia de suas funções, um dono de um restaurante ou de um negócio gastronômico, em geral, concentra a tarefa das compras, pois entende que esta é uma função estratégica no seu negócio. Vivemos uma realidade de margens apertadas, portanto, todo o cuidado é pouco para que se garanta a rentabilidade no fim do mês. Mas, será que este modelo é o mais eficiente?

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Próximo texto dia 30/08/2017 

Márcio Silva: “No Buzina nós fazemos o que a gente gosta, cozinhamos o que a gente come”

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