melhores restaurantes de São Paulo

No último fim de semana, as revistas semanais Veja e Época publicaram, junto com sua edição, um guia gastronômico. Criado em 1997, o especial VEJA COMER & BEBER avaliou 1000 estabelecimentos em suas 462 páginas. Edição especial da revista Época São Paulo, o MELHOR DE SÃO PAULO é um pouco mais recente – sua primeira edição foi lançada em 2008 – e escolheu 11 jurados para avaliar restaurantes, bares e beliscos.

A edição 2014-2015 do VEJA COMER & BEBER, além de listar os melhores endereços da cidade, apontou algumas tendências no setor, como o sucesso das feirinhas gastronômicas e diversos lugares que têm optado pelo autoatendimento, dispensando a figura do garçom. Outros destaques foram a maior participação de chefs na TV (com o “MasterChef” e o “Cozinha Sob Pressão”) e a abertura de filiais das redes norte-americanas Red Lobster, P.F. Chhing’s e Ben & Jerry’s em São Paulo.

O guia gastronômico da Veja conta com a seção “bom e barato”, que classificou os melhores restaurantes e comidinhas com um preço pequeno. O On Va Manger e o Na Garagem foram, respectivamente, o restaurante e a comidinha melhores e mais baratas.

O MELHOR DE SÃO PAULO, em suas primeiras páginas, explica ao leitor que quatro estabelecimentos são hors concours, já que, desde 2008, quando o guia foi criado, eles ocupam o topo do ranking de suas categorias. A lista de notáveis conta com D.O.M., Fasano, Jun Sakamoto e Maní.

Em relação aos restaurantes árabes, o VEJA COMER & BEBER apontou o Chef Benon – O Árabe como o melhor de São Paulo. Já a revista Época premiou o Tenda do Nilo, que aparece em segundo lugar na publicação da Editora Abril.

Os dois destaques da categoria “brasileiros” foram o Esquina Mocotó (primeiro lugar no VEJA COMER & BEBER VEJA, terceiro lugar no MELHOR DE SÃO PAULO) e o Jiquitaia (segundo lugar nos dois guias). Rodrigo Oliveira, chef do Esquina Mocotó, foi, inclusive, eleito o chef do ano pelo guia VEJA COMER & BEBER.

Segundo o MELHOR DE SÃO PAULO, o melhor restaurante contemporâneo é o Epice. Ganhou o primeiro lugar nessa categoria no VEJA COMER & BEBER o restaurante D.O.M., do chef Alex Atala.

No topo da categoria “carne”, o Baby Beef Rubayat alcançou a primeira colocação nas duas publicações, enquanto o segundo lugar ficou com o Varanda, cujo sommelier, Tiago Locatelli, ficou entre os três melhores sommeliers na opinião do VEJA COMER & BEBER.

O restaurante La Casserole foi o único mencionado entre os melhores franceses das duas revistas. No entanto, o VEJA COMER & BEBER apontou o Chef Rouge como primeiro colocado, enquanto o primeiro lugar do MELHOR DA CIDADE foi o Ici Bistrô.

Em relação à comida italiana, o principal destaque foi o Attimo, primeiro colocado no MELHOR DA CIDADE e segundo no VEJA COMER & BEBER, que apontou o Fasano como o melhor de São Paulo.

O Shin-Zushi, com a primeira colocação no guia da Época e a terceira no guia da Veja, obteve o mesmo destaque do Kan, primeiro lugar no VEJA COMER & BEBER e terceiro no MELHOR DA CIDADE .

A única pizzaria no topo dos dois guias foi o Bráz, que alcançou a liderança no MELHOR DA CIDADE e segunda colocação no VEJA COMER & BEBER.

Febre na capital, os food trucks também ganharam espaço nos dois guias, que criaram uma categoria para eleger os melhores trucks. O Buzina garantiu a primeira colocação nas duas revistas, que também apontaram o La Peruana como segunda melhor opção. A única diferença foi em relação ao terceiro lugar: o VEJA COMER & BEBER indicou o 13 Truck, enquanto o MELHOR DE SÃO PAULO selecionou o Holy Pasta.

 

 

Confira a seleção dos melhores restaurantes de São Paulo:

 

  • Melhor árabe

VEJA: Chef Benon – O Árabe

ÉPOCA: Tenda do Nilo

 

  • Melhor brasileiro

VEJA: Esquina Mocotó

ÉPOCA: Tordesilhas

 

  • Melhor carne

VEJA: Baby Beef Rubayat

ÉPOCA: Baby Beef Rubayat

 

  • Melhor contemporâneo

VEJA: D.O.M.

ÉPOCA: Epice

 

  • Melhor francês

VEJA: Chef Rouge

ÉPOCA: Ici Bistrô

 

  • Melhor italiano

VEJA: Fasano

ÉPOCA: Attimo

 

  • Melhor japonês

VEJA: Kan

ÉPOCA: Shin-Zushi

 

  • Melhor pizzaria

VEJA: Graça Di Napoli

ÉPOCA: Bráz

 

  • Melhor sorvete

VEJA: Me Gusta

ÉPOCA: Casa Elli

 

  • Melhor hambúrguer

VEJA: Z Deli Sandwich Shop

ÉPOCA: Na Garagem

 

  • Melhor doceria

VEJA: Confeitaria Marilia Zylberztajn

ÉPOCA: Casa Mathilde

 

  • Melhor café

VEJA: Coffee Lab

ÉPOCA: Coffee Lab

 

  • Melhor food truck

VEJA: Buzina

ÉPOCA: Buzina

 

  • Melhor rodízio

VEJA: NB Steak

 

  • Melhor português

VEJA: Tasca da esquina

 

  • Melhor refeição em bufê:

VEJA: Santinho

 

  • Melhor variado

VEJA: Chef Vivi

 

  • Para comer com as mãos

ÉPOCA: La Guapa

 

  • Novidade do ano

ÉPOCA: Tuju

 

 

Texto: Vinícius Andrade

Foto: Vinícius Andrade

Deixe uma resposta

Márcio Silva: “No Buzina nós fazemos o que a gente gosta, cozinhamos o que a gente come”

Publicidade
Publicidade
© 2017 Infood - Todos os direitos reservados