
Em setembro de 2014, surgiu a primeira unidade do Gurumê – restaurante de cozinha oriental contemporânea – em São Conrado, inovando o conceito de casual dinning no Rio. Sucesso imediato de público e crítica, com casa cheia e filas de espera durante os fins de semana, em três anos ganhou duas novas unidades – Ipanema, em março, e Tijuca, em novembro – e se prepara para abrir o maior restaurante, na Barra, em janeiro de 2018. Todo esse crescimento se deu em meio à uma das maiores crises econômicas enfrentadas pelo país e pelo estado, com queda poder aquisitivo dos fluminenses.
A marca chega a atender 28 mil clientes por mês apenas nas casas de São Conrado e Ipanema, que são as duas lojas mais antigas.
O projeto – criado pelo Grupo Trigo (Spoleto, Domino’s Pizza e Koni) em parceria com o empresário Jerônimo Bocayuva – demorou um ano para sair do papel de forma estruturada e atendendo aos quatro pilares essenciais: qualidade, atendimento, ambiente e preço.
Jerônimo Bocayuva comanda a operação junto com o Grupo Trigo
A ideia era retratar o lifestyle carioca em um ambiente com decoração sofisticada, mas leve. O projeto ficou a cargo do renomado escritório de arquitetura de Thiago Bernardes, trazendo sofisticação em um clima descontraído, branco e azul ao invés de preto e vermelho (dos japoneses tradicionais), onde pudessem circular executivos engravatados e amigos em um pós-praia.
Gurumê Ipanema
O premiado chef japonês radicado em SP Shinya Koike, mais conhecido como “Shin”, foi o consultor do cardápio que traz o conceito japa fusion com toques de sofisticação e criações exclusivas tendo como base a cozinha japonesa, mas “brincando” com referências de outros países (Peru, México, Itália…)
No comando das casas os chefs Daiti Ieda (sushibar) e Renato Araújo (cozinha), reproduzem o bem-sucedido cardápio que tem como carro-chefe o salmão – são cerca de nove toneladas por mês contra quatro e meia de atum.
Outra inovação foi a linha de cervejas de marca própria, em parceria com a Cervejaria Brewpoint, de Petrópolis, em embalagens cheias de bossa. São três rótulos: a Weiss, a IPA, e para o verão de 2018, o lançamento é a LAGER.
Gurumê Fashion Mall
O ponto alto do sucesso, sem dúvida foi o preço. Em meio à crise que tomou conta do país, o restaurante se tornou um refúgio onde era possível comer, beber e se divertir a um preço justo. Logo as filas de clientes surgiram, atraindo de jovens à terceira idade. O conceito de mesa compartilhada, mais um acerto da casa, também foi inovador.
Com a abertura este mês da unidade Tijuca – a rede, que começou empregando 60 funcionários, possui atualmente uma equipe de 300 pessoas. Até janeiro, com a inauguração na Barra, o número cresce cerca de 10%.
Gurumê
site – http://japagurume.com.br/
facebook – https://www.facebook.com/japagurume
restaurantes:
São Conrado Fashion Mall / 3º piso
Rua Aníbal de Mendonça, 132 – Ipanema
Av. Maracanã, 987, lojas 3037-3039 – Tijuca
Fotos: Tomas Rangel e Paula Johas (Foto Jerônimo Bocayuva)