A confeitaria é uma especialidade da gastronomia, muitas vezes definida como a arte de fazer doces.  E, fazer doces, como nos ensinou o chef Marcelo Santos, “é uma ciência que exige atenção, dedicação, fórmula seguida à risca, criatividade e um paladar apurado”.

A grande fórmula da confeitaria é que não existem improvisos: os ingredientes devem ser rigorosamente medidos e pesados para que nada dê errado. O domínio das técnicas é imprescindível para um confeiteiro.

Segundo o chef Diego Lozano“Na cozinha quente, se faltou um produto, você pode substituir por outro. Na confeitaria já não é assim. Ela é extremamente precisa”.

A confeitaria tem toda a sua base vinda da mais tradicional cozinha francesa, por isso, boa parte dos nomes dos ingredientes, massas, elementos, técnicas, formas e receitas são franceses.

O cozinheiro passa pelo aprendizado da confeitaria dentro do curso de gastronomia e escolhe manter-se como confeiteiro a partir de um determinado estágio do curso.

Com beterraba e frutas vermelhas by Diego Lozano

A confeitaria é responsável por colocar no mercado de trabalho cerca de 27% da mão de obra recém formada, fomentando ainda mais a paixão dos povos do mundo inteiro pelos doces.

Os concursos de confeitaria são bastante comuns e acabam por acirrar as disputas individuais, estimulando a criatividade, trazendo inovações e promovendo a descoberta de novos talentos.

Diego Lozano

Diego Lozano, que atualmente comanda a Escola de Confeitaria Diego Lozano, a marca Diego Lozano de eventos para um público diferenciado, e também uma de vestimenta para confeiteiros, durante sua carreira, ganhou vários prêmios em concursos, incluindo o Brazilian Chocolate Master de 2007 e 2014, além do 1º lugar Ms Trophy’s na categoria esculturas de chocolate.

Veja a opinião dele sobre a participação em concursos na área de confeitaria.

INFOOD –  Qual a importância de se participar de Concursos e Premiações de Confeitaria para aqueles que estão começando na profissão? Por que?

DIEGO LOZANO – Competições são importantes pelo fato de podermos aplicar todo o conhecimento adquirido com a prática ao longo dos anos, além de ter a possibilidade de elaborar novos métodos, combinações, etc.

Em uma competição, aprendemos a trabalhar de maneira extremamente organizada, a planejar melhor o tempo, além de administrar melhor nossas emoções, pelo simples fato de nos levarmos ao extremo, tanto psicológica, quanto mentalmente.

Do meu ponto de vista, uma competição é uma das melhores maneiras de evoluirmos profissionalmente.

Com damasco, marzipan e chocolate ao leite by Diego Lozano

INFOOD – Quais os principais Concursos e Prêmios de Confeitaria que um jovem profissional deveria participar?

DIEGO LOZANO – Atualmente, as principais competições a nível mundial, são: World Chocolate Masters, Coupe du Monde de La Pâtisserie e Mondial des Arts Sucres. Obviamente existem inúmeras outras, mas se o confeiteiro busca reconhecimento a nível mundial, deverá optar por alguma delas.

Com pera, nozes e baunilha by Diego Lozano

 

Abaixo alguns concursos nacionais e internacionais na área.

THE COUPE DU MONDE DE LA PÂTISSERIE 2019
http://www.cmpatisserie.com/
WORLD CHOCOLATE MASTERS INTERNATIONAL FINAL 2018
Campeonato Mundial de Chocolates Realizado pela Callebaut, dentro do Salon Du Chocolat – Paris
http://www.worldchocolatemasters.com/competition/about
MONDIAL DES ARTS SUCRÉS 2018
http://www.europain.com/evenements/mondial-des-arts-sucres
8ª COPPA DEL MONDO DELLA GELATERIA 2018
http://www.coppamondogelateria.it/
BRASIL CAKE SHOW 2017
https://www.brasilcakeshow.com.br/product-page/inscri%C3%A7%C3%A3o-concurso-bahia-cake-show
CONCURSO CAKE DESING DE BOLOS ARTÍSTICOS  – CAKE DESING EXPO 2017 http://www.cakedesignexpo.com.br/wp-content/uploads/2017/03/regulamento_concurso_cake_design_2017.pdf
CEARPÃO
 http://www.cearapao.com.br/cadastro.asp

 

Escola de Confeitaria Diego Lozano
facebook – https://www.facebook.com/escoladeconfeitariadiegolozano/

 

Por Redação

Fotos: Fernanda Moura, Lays Riello e Divulgação

 

Uma ideia sobre “A importância de participar de concursos e premiações de confeitaria”

Deixe uma resposta

A identidade da cozinha italiana em São Paulo

Publicidade

Publicidade
-->
-->

Para receber a newsletter Infood, digite seu e-mail no box abaixo e clique na seta.

© 2017 Infood - Todos os direitos reservados