A categoria ‘Cozinheiro Revelação‘ é destinada a profissionais que estejam dirigindo suas cozinhas há menos de 2 anos. A ideia é falar dos talentos e também dos profissionais de todo o país que já atuam em seus estados com grande sucesso. Nosso objetivo inicial é revelar os talentos crescentes. Por isso, esta será a única categoria que conta com 5 nomes indicados.

Não utilizamos a palavra chef, mas sim cozinheiro. É um dos nossos princípios, pois acreditamos que assim estamos contribuindo para o amadurecimento do mercado.

Este ano, dos 5 indicados do Prêmio Infood de Gastronomia 2017 para categoria ‘Cozinheiro Revelação’ três atuam na cidade de São Paulo, um no Rio de Janeiro e um em Porto Alegre.

João Diamante

João Augusto Santos Batista, mais conhecido como João Diamante, é um jovem cozinheiro com 25 anos de idade e 8 de prática nas cozinhas. Baiano criado no Rio de Janeiro, mais precisamente na comunidade da Divinéia, no complexo do Andaraí, é um dos jovens talentos da gastronomia carioca.

João teve o privilégio de contar com pessoas que o orientaram durante sua carreira: do padeiro Preto, de quem ele só lembra o apelido na infância, à chef Flávia Quaresma, que soube reconhecer seu talento e incentivar o desenvolvimento deste jovem profissional, uma referência constante do cozinheiro.

Estudou gastronomia no Estácio, e teve o privilégio de trabalhar num dos restaurantes de Alain Ducasse, na França.

Atua hoje como chef executivo do restaurante Fazenda Culinária no Rio de Janeiro, no restaurante do Museu do Amanhã.

Veja entrevista com o João: http://infood.com.br/joao-diamante-o-jovem-talento-do-restaurante-fazenda-culinaria/

Marcelo Schambeck

Marcelo Schambeck  um dos nomes de maior destaque no cenário gastronômico de Porto Alegre. Em seus cardápios, busca valorizar os ingredientes e os sabores regionais, respeitando a sazonalidade, com destaque para o uso dos produtos orgânicos. Marcelo é chef e proprietário do Del Barbiere, restaurante que fica localizado na antiga barbearia de seu pai.

​Formado pelo curso superior de Gastronomia da Unisinos, já participou como chef convidado em eventos de reconhecidos restaurantes do País, mostrando a nova gastronomia do Sul, e representou a culinária brasileira na França, Índia e Paquistão.

Antes de abrir o Del Barbieri, Marcelo trabalhou ao lado de chefs renomados, como Flávia Quaresma, do restaurante Carême, no Rio de Janeiro, além de Neka Menna Barreto e de Helena Rizzo, do premiado restaurante Maní.

Veja entrevista com o Marcelo – http://infood.com.br/marcelo-schambeck-quero-trazer-o-olhar-do-brasileiro-para-a-gastronomia-do-rio-grande-do-sul/

Thiago Bañares

Thiago Bañares, 34 anos, é paulista, mas tem uma grande influência  de seu avô, chinês de Macau, que era um cozinheiro da Marinha. Em sua família, era uma tradição que os homens sempre cozinhassem.

Cursou Gastronomia na FMU, trabalhou por 3 anos no D.O.M. de Alex Atala e no Arturito de Paola Carosella.

Abriu seu Tan Tan Noodle Bar em dezembro de 2015. Sua casa, que fica em Pinheiros, desde então, vive lotada. O Tan Tan Noodle Bar é um restaurante muito compacto. O imóvel é pequeno, com 24 lugares, mas atende 150 pessoas por dia.

Veja entrevista com o Thiago – http://infood.com.br/thiago-banares-da-para-voce-ser-informal-e-ser-bom/

Rafael Lorenti

Rafael Lorenti tem 27 anos, e formou-se pela Anhembi Morumbi. Ele é da quinta geração de uma família que tem a centenária padaria Basilicata no Bixiga.

Em 2017, foi inaugurado no piso superior do empreendimento o restaurante Basilicata, que traz uma culinária típica do Sul da Itália, com receitas de família com toque autoral de Rafael. O menu tem ao todo 60 opções.

Rafael também cursou o ICIF (Italian Culinary Institute For Foreigners), na Itália. Antes de assumir o restaurante Basilicata, trabalhou em casas como o Ristorantino, Marakuthai e D.O.M. 

Veja entrevista com o Rafael – http://infood.com.br/rafael-lorenti-o-aprendizado-na-cozinha-nunca-tem-fim/

Cafira Foz

Cafira  Foz é cearense, mas foi criada em Teresina, na casa dos avós piauienses.. Intuitiva e autodidata, Cafira é sócia e comanda o restaurante Fitó, que é um de seus apelidos de infância. Seu restaurante recém inaugurado fica no Largo da Batata, em Pinheiros. E tem como proposta uma culinária brasileira de inspiração nordestina.

Sua casa aposta numa apresentação leve e contemporânea e na boa relação custo-benefício. Uma das características de seu restaurante é que tudo é feito e servido por uma equipe exclusivamente composta por mulheres.

Cafira Foz é a representante feminina dos indicados ao prêmio ‘Cozinheira Revelação’ deste ano.

Veja entrevista com Cafira –  http://infood.com.br/cafira-foz-e-sua-releitura-da-gastronomia-do-nordeste/

Como votar

A partir de 1º de novembro, os assinantes da newsletter da INFOOD inscritos até o dia 16/10/2017 poderão realizar seus votos no link atualizado. Nas próximas semanas, enviaremos comunicações por e-mail com as orientações.

Para saber mais sobre o prêmio acesse: http://infood.com.br/premio-infood-de-gastronomia/

 

Vencedor da categoria Cozinheiro Revelação em 2016

Marcelo Laskani, eleito o Cozinheiro Revelação de 2016

O vencedor do Prêmio Infood de Gastronomia 2016 na categoria ‘Cozinheiro Revelação’ foi Marcelo Laskani

Este jovem de 36 anos estudou gastronomia na Universidade Anhembi Morumbi, e já trabalhou com Erick Jacquin, Mara Salles, Pascal Valero e Salvatore Loi, além de ter passado dois anos na Europa para completar sua carreira.

 

Leia matéria completa: http://infood.com.br/marcelo-laskani-eleito-o-cozinheiro-revelacao-de-2016/

 

 

Por Redação

 

3 ideias sobre “Indicados ‘Cozinheiro Revelação’ do Prêmio Infood de Gastronomia 2017”

Deixe uma resposta

Restaurantes devem ter um vinho da casa?

Publicidade
Publicidade
© 2017 Infood - Todos os direitos reservados