O Instituto ATÁ do Alex Atala, entidade brasileira pioneira na dedicação exclusiva à relação do homem com o alimento, dá passos em direção à afirmação, pela forma da lei, da gastronomia brasileira como parte indissociável da cultura do Brasil. Na última segunda-feira, os fundadores do Instituto, como o chef Alex Atala, se encontraram para falar à imprensa, a chefs e a demais profissionais ligados à gastronomia brasileira sobre a campanha “Gastronomia é Cultura”.

A campanha, lançada oficialmente no dia 3 de dezembro, pretende reunir um milhão de assinaturas para pressionar a votação do Projeto de Lei 6562/13 no Congresso Nacional. O projeto, em análise na Câmara dos Deputados e existente desde 2013, consiste na incorporação da gastronomia à Lei Rouanet, proporcionando incentivos fiscais a quem apoiar projetos relacionados à gastronomia brasileira. Assim, será possível que empresas e pessoas físicas doem ou patrocinem, com dedução no Imposto de Renda, pesquisas, acervos e publicações relacionadas ao tema, além de permitir que ingredientes e receitas sejam descobertos e preservados.

Os internautas poderão se expressar através da hashtag #eucomocultura em uma foto de um prato característico da gastronomia nacional e regional, ingredientes típicos ou mesmo o que estão acostumados a consumir no dia-a-dia. Espera-se que essa mobilização atraia ainda mais atenção ao tema. No site www.gastronomiaecultura.com.br é possível encontrar mais informações sobre a campanha e o PDF com o documento para a assinatura, que deverá ser entregue na caixa postal do Instituto ATÁ 72370, CEP 01427-970. É importante a assinatura física do manifesto, que será entregue ao Congresso no início de 2015, para a viabilização da campanha.

Instituto Atá do Alex Atala - Infood

Instituto Atá do Alex Atala – Infood

O chef Alex Atala é um dos diretores do Instituto ATÁ

 

Uma ideia sobre “Instituto ATÁ do Alex Atala lança campanha para fortalecer a gastronomia brasileira”

  1. Paula Marques disse:

    Excelente iniciativa!

Deixe uma resposta

Semana 33# Aproveite as oportunidades na cidade para a escolha do ponto do seu restaurante

Publicidade
Publicidade

Para receber a newsletter Infood, digite seu e-mail no box abaixo e clique na seta.

© 2017 Infood - Todos os direitos reservados