Conhecido pela paixão que tem pela modelagem de aço, Ivan Campos é um cuteleiro que vem ficando cada vez mais conhecido entre chefs e entusiastas da cozinha pela qualidade de suas facas.

De Tatuí, cidade do interior de São Paulo, ele começou a arte quando ainda era adolescente, ao ler um artigo sobre o assunto. Foi nesse momento, aos 12 anos, que decidiu sua profissão. Ao completar 18 anos, começou comprando e vendendo facas artesanais e, após ganhar experiência, montou sua oficina nos fundos de sua casa.

Inicialmente, a maioria de suas facas era vendida para o exterior – facas de combate para os Estados Unidos, país em que morou por um tempo, facas utilitárias e de caça para o Canadá e pequenos canivetes sem trava para a Inglaterra (por conta das leis rígidas daquele país) entre muitos outros modelos que foram enviados para vários outros países – mas hoje ele se especializa em facas de cozinha de diversos modelos, tanto em estilo oriental como ocidental. São peças únicas, em que a exclusividade de sua construção – cada faca é feita individualmente – se alia à eficiência e performance obtidas com um design sóbrio e espartano, fazendo com que sejam disputadas por chefs e cozinheiros, que chegam a esperar até 120 dias para receber suas facas, já que o artesão raramente tem mais que algumas peças para pronta entrega.

Para as lâminas, o cuteleiro costuma usar aço carbono e inox de alta performance ou o famoso aço damasco – o preferido de colecionadores. O efeito da sobreposição de centenas de camadas de dois ou mais aços de composição diferente unidas pelo método de caldeamento e submetidos a um banho de ácido ao final do processo, é o que garante a beleza única de cada lâmina criada com esse material, já que uma jamais pode ser exatamente igual a outra.
Conheça algumas de suas facas:

 

Faca chef com empunhadora em guajuviraFaca chef com lâmina em aço 52100 e empunhadora em guajuvira
faca_modelo_nakiri_canhotoModelo Nakiri para canhoto (suas facas têm orientação específica para destro ou canhoto)
faca_santokuSantoku, uma das facas orientais mais populares
faca_gyutoGyuto, lamina de 17 cm em aço 52100 e empunhadura em radica imbuia

 

Serviço:
Para mais informações, acesse: www.ivancampos.net
https://www.facebook.com/Ivan-Campos-117635174992430/timeline/

 

Via Notícia Expressa

 

Deixe uma resposta

Desmistificando a cadeia fria na gestão da qualidade dos alimentos

Publicidade
Publicidade

Para receber a newsletter Infood, digite seu e-mail no box abaixo e clique na seta.

© 2017 Infood - Todos os direitos reservados