A Megamatte acaba de ser escolhida pela revista Pequenas Empresas Grandes Negócios como a franquia do ano de 2017 entre todos os segmentos, a partir de uma ideia que nasceu na compra diária de frutas e gerou um posicionamento de oferta de uma alimentação saudável.

Com mas de 20 anos de atuação no Brasil, a marca  foi lançada no começo da década de 90 por Julio Antonio Dias. “A empresa é familiar. Na década de 90, o nosso fundador tinha casas de sucos, comprava frutas no Ceasa, e ele acabou vendo a chance de mesclar fruta e mate”, explica seu filho e atual CEO do grupo, Julio Monteiro.

A marca destaca-se entre as melhores oportunidades de franquia por algumas razões, como por exemplo, por possuir um Centro de Conhecimento para capacitação operacional e desenvolvimento de habilidades gerenciais. Outro motivo apontado é o mix de produtos com opções orgânicas e mais saudáveis, um posicionamento da marca.

135 lojas em 8 estados e planos para chegar em 200 lojas e a primeira nos Estados Unidos

Hoje são 135 lojas no país, mas a meta é ambiciosa: a rede pretende encerrar o ano com 200 lojas, e também abrir sua primeira loja nos Estados Unidos, na cidade de Orlando, e assim dar início à sua expansão internacional.

A Infood conversou com Julio Monteiro para entender os diferenciais que levaram uma empresa do ramo de alimentação a receber o prêmio de melhor franquia entre todas as franquias, de todos os segmentos, em 2017 no Brasil.

INFOOD – Como vocês definem a Megamatte?

JULIO MONTEIRO – A Megamatte é uma cafeteria onde você encontra um mix de produtos muito variável, e uma premissa de oferecer produtos saudáveis. Hoje somos a rede que tem o único mate orgânico feito artesanalmente diariamente em nossas lojas. Somos a rede que vende mais açaí no Brasil. Em 2016, foram 800 toneladas do produto comercializado em nossas lojas, com uma receita exclusiva.

Nós temos um posicionamento saudável. O consumidor quer tomar um suco de qualidade, quer tomar um bom café expresso italiano, e nós temos como oferecer.

INFOOD – Qual é o atual número de lojas?

JULIO- Nós começamos as primeiras lojas próprias no início da década de 90 e entramos no franchising em 2007. Em 10 anos, com a operação de franquias, chegamos a ter 180 operações no Brasil. Hoje estamos em 8 estados, e anualmente temos crescido tantos em novos contratos, como em inaugurações e no faturamento.

INFOOD – O que faz a diferença na operação da Megamatte?

JULIO – Nossa bandeira é levar ao consumidor um produto de qualidade, mas também temos responsabilidade com os nossos investidores, que são os nossos franqueados. Esta proximidade com os franqueados é algo que a gente busca diariamente. Este é um dos motivos que nos fizeram ser a Melhor Franquia do Brasil em todos os segmentos. Esta é uma conquista inédita para nossa empresa.

INFOOD – Vocês esperavam chegar nesta posição?

JULIO  – Nós já tínhamos ganhado por 6 vezes como a melhor cafeteria do Brasil. Mas ganhar como a  franquia do ano, isto era um sonho, algo que não esperávamos alcançar a curto prazo. É muito importante, pois a escolha é uma resposta dos franqueados, e isto nos dá total credibilidade.

Prêmio de Franquia do Ano da Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios

INFOOD – Existe um perfil ideal do candidato que vocês buscam para investir numa franquia da marca?

JULIO – O que nós buscamos, na verdade, é fazer pessoas felizes. Mensalmente recebemos de 100 a 150 candidatos e, infelizmente, acabamos aprovando apenas menos de 10%. Isto acontece pelo fato do franchising requerer confiança e sinergia. Se você não tiver isto como premissa, você não tem perenidade. E nós buscamos perenidade.

INFOOD – Existe alguma foco na expansão? Alguma região onde vocês têm um interesse maior?

JULIO  – Nosso plano de expansão hoje é focado em algumas regiões. Temos prioridade para o nordeste, centro-oeste e para o sudeste, sendo que nesta região nosso grande foco é São Paulo.

INFOOD  – Comida saudável é uma tendência?

JULIO – Cada vez mais o mercado internacional tem impulsionado as pessoas a se alimentarem melhor. 29% das pessoas hoje buscam alimentação mais saudável e não estão em dieta. A entrada da geração Z e do milênios (geração Y também chamada de milênios) trouxe um público mais interessado em saber a origem e o destino de cada produto.

Nós, na Megamatte, fazemos isto há muito tempo. E fazer isto não é algo fácil, na verdade, é muito difícil. Nosso compromisso é levar saúde para o consumidor. Nós não vendemos refrigerante, nós não vendemos cigarro. Outras empresas que competem no mesmo mercado vendem, pois entendem que é uma forma de gerar tráfego. Mas nós estamos blindados no conceito de levar saúde, de levar segurança alimentar para o nosso público.

Julio Monteiro – “O que nós buscamos, de verdade, é fazer pessoas felizes”

INFOOD – De onde veio este conceito?

JULIO – A empresa é familiar. Na década de 90, o nosso fundador tinha casas de sucos, comprava frutas no CEASA, e ele acabou vendo a chance de mesclar fruta e mate. Mate era muito consumido no Rio de Janeiro. Na verdade, começamos a operação em São Paulo, mas logo fomos para o Rio de Janeiro. E, aos poucos, fomos criando um posicionamento, que hoje é nossa bandeira.

INFOOD – Como este posicionamento influencia as decisões da empresa?

JULIO  – Um exemplo é o departamento de P&D que olha para isto. Nós não buscamos lançar produtos baratos, mas sim produtos de qualidade e acessíveis ao consumidor.

 

 

Por Redação

Fotos: Fernanda Moura e Enes Junior

 

 

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