O vencedor do Prêmio Infood de Gastronomia 2016 na categoria ‘Melhor Restaurante’ foi o Lasai. O restaurante carioca teve um ano impecável, coroando o brilhante trabalho da equipe liderada por Rafael Costa e Silva.

Com o lema “Todo dia melhor”, tentando melhorar o que está fazendo hoje, o chef Rafael Costa e Silva, 37 anos, comanda o seu restaurante Lasai há dois anos e meio. Nesse período, o Lasai já ganhou uma estrela Michelin, figura em 64º na lista dos 100 melhores restaurantes do mundo  e em  18º na lista dos 50 melhores restaurantes da América Latina. O segredo para esse sucesso? Segundo Rafael, “muita vontade de dar certo, esforço de um monte de gente e um público maravilhoso que encontramos no Brasil”.

O chef Rafael Costa e Silva recebe o prêmio na categoria ‘Melhor Restaurante’ de 2016

Antes de abrir o Lasai, que na língua basca Euskera significa tranquilo, calmo, sereno, ele trabalhou cinco anos no estrelado Mugaritz, na Espanha.  Sua cozinha baseia-se em produtos locais do estado do Rio de Janeiro, trabalhando de perto com muitos produtores e pescadores locais.

A casa também recebeu das mãos de Reginaldo Andrade o termômetro 826 T4 da Testo

Rafa cria o menu baseado na sazonalidade e disponibilidade de suas hortas. O Lasai, de acordo com Rafa,  “tem um menu que mudamos muito e cozinhamos com o que temos em nossas hortas, no circuito carioca de feiras orgânicas e o que gostamos de comer. Não nos prendemos a nenhuma técnica, formato de menu ou exigência de guias ou listas”.

Salão do restaurante Lasai
Balcão na cozinha, onde os clientes podem ter contato direto com o Chef Rafael Costa e Silva

Por Redação

Fotos: Paulo Roberto Santos Araújo
e Tomas Rangel

 

Deixe uma resposta

Semana 25# Gurumê e o futuro dos restaurantes no Brasil

Publicidade

Publicidade
-->
-->

Para receber a newsletter Infood, digite seu e-mail no box abaixo e clique na seta.

© 2017 Infood - Todos os direitos reservados