O jovem chef Lênin Palhano comanda a cozinha do restaurante Nômade, um dos grandes destaques do hotel boutique Nomaa de Curitiba. O restaurante acaba de completar 2 anos, e este cozinheiro paranaense, que é natural de Londrina e cursou gastronomia na OPET, conversou com a Infood a respeito do desenvolvimento de produtores para o seu restaurante.

INFOOD – Como desenvolve seus produtores?

LÊNIN PALHANO – Sempre foi tudo muito centralizado em mim. No momento, minha equipe de cozinha está tão bem treinada, que já consigo sair um pouco mais. Então, tenho ido a campo para conversar com os produtores e também com outros chefs. Como é um trabalho externo, a equipe tem que estar muito bem treinada.

INFOOD – Tem uma horta sua no hotel?

LÊNIN – Ainda não, mas queremos caminhar para isso. Porém, temos um empecilho, pois não contamos com estrutura física para isso. Mas eu já tenho produtores que plantam coisas para mim. Eu falo ‘quero o alho poro desse jeito’, ‘quero a cebola desse tipo’, e eles já fazem esse trabalho para nós.  E também um cozinheiro acaba indicando para o outro.

INFOOD – Como é esse trabalho com os produtores?

LÊNIN – Os produtores precisam vender para se manterem no campo, e para que venham novas gerações. Os jovens que estão no campo têm que ter um estímulo, e esse estímulo é financeiro.

É importante que o produtor se sinta confiante. Às vezes, é preciso se submeter aos produtos que o produtor tem. Não dá para exigir que o produto seja idêntico um ao outro. Há variações de tamanho. É natural.

Cordeiro ao molho chèvre à lhuile com raízes

INFOOD – Os produtores entregam para você no hotel?

LÊNIN – Eu tenho dois produtores que me entregam no hotel, mas tem alguns menores que eu preciso ir buscar.

Tem um pessoal que chama Casa da Videira, que fazem um trabalho lindo. Eles angariam de toda a região, e fazem como uma escola para outros produtores, dando treinamentos. E também pegam produtos da região, de produtores diferentes, e levam tudo para Curitiba.

Chef Lênin Palhano

 

Nomade Restaurante / Nomaa Hotel

Rua Gutemberg, 168 – Batel – Curitiba/PR
Tel : (41) 3087-9595
http://www.nomaa.com.br/index.php
http://www.nomaa.com.br/index.php/gastronomia
https://www.facebook.com/nomaahotel/
https://www.instagram.com/nomaahotel/
https://www.facebook.com/casadavideira/

 

 

Por Redação

Fotos: Divulgação

 

Deixe uma resposta

Restaurantes devem ter um vinho da casa?

Publicidade
Publicidade
© 2017 Infood - Todos os direitos reservados