midias_sociais

Fomos conversar com Lierson Mattenhauer um dos sócios da agência de marketing digital, Add-On Media, especializada em assessoria on-line e social media de diversos restaurantes renomados de SP.  É deles também o site Hamburgeiros.com, que reúne o universo do hambúrguer  e um guia de hamburguerias em São Paulo, Rio de Janeiro e nos Estados Unidos. Sua experiência com projetos em mídia sociais fortalece a importância do conteúdo e do cliente. Para ele, o cliente é um formador de opinião em potencial para seu restaurante ou empreendimento gastronômico.

Lierson fala que as marcas que já estão produzindo um bom trabalho nas mídias sociais já saíram na frente: ” é importantíssimo a marca ter uma boa atuação on-line, tanto no Facebook, Twitter, Instagram e etc. Essas ferramentas são como o cartão de visita das casas. A primeira impressão é a que fica, e quem está com sua comunicação on-line em dia, sai na frente num mercado cada vez mais concorrido“.

INFOOD – Você trabalha para o segmento de restaurantes e gastronomia?

Lierson Mattenhauer – Trabalhamos sim, mas em outra frente que não é o servir. Criamos o Hamburgeiros.com, onde desbravamos e falamos a realidade das hamburguerias Brasil a fora, e dentro do hamburgeiros.com fazemos, às vezes, alguns eventos gastronômicos onde colocamos realmente a mão na massa. Por causa disso, reformamos nossa agência que fica na Praça da Árvore, e construímos uma cozinha profissional para podermos conversar sobre os rumos do mercado, sempre ao sabor de boa comida!

hamburgueiros_comHamburgeiros, um site que reúne o universo do hambúrguer  e um guia de hamburguerias

 

INFOOD – Como as mídias sociais podem ajudar um restaurante na divulgação de seus pratos e promoções?

Lierson – Acho que, hoje em dia, todo cliente pode ser um formador de opinião em potencial. Ferramentas como o Foursquare ou Trip Advisor informam ao público exatamente a opinião que ele quer ouvir, a do pessoal que, assim como ele, junta seu dinheiro e quer sair para jantar e ter uma experiência agradável. Por isso, é importantíssimo a marca ter uma boa atuação on-line, tanto no Facebook, Twitter, Instagram e etc. Essas ferramentas são como o cartão de visita das casas. A primeira impressão é a que fica, e quem está com sua comunicação on-line em dia, sai na frente num mercado cada vez mais concorrido.

INFOOD – Olhando os objetivos dos restaurantes, o Facebook e o Instagram são as principais ferramentas? Ou você vê outras plataformas que pode ser utilizadas?

Lierson – Facebook, Instagram e o Twitter são sim as principais ferramentas para as marcas serem vistas. As pessoas estão o dia todo recebendo as atualizações que essas redes sociais mostram, então o caminho já existe entre a casa e o seu público, basta que a casa faça algo que chame a atenção para fisgar esse cliente. Creio que blogs, influenciadores e portais especializados também são um caminho tão bom quanto, afinal de contas, eles já têm o público segmentado.

INFOOD – Você consegue destacar os principais cuidados para uma boa presença no Facebook e no Instagram?

Lierson – É imprescindível que ele seja agradável visualmente. Em um mercado onde todos estão vomitando postagens à esmo na timeline, ser diferenciado no visual já é sair na frente nesse grid de largada. O conteúdo da sua rede também é tão importante quanto. Nós acreditamos no conteúdo. Algo autoral e interessante mantém o público engajado. Apenas postar fotos bonitas por postar irá te fazer apenas um bom caçador de imagens na internet, porém, ter um conteúdo interativo e interessante faz toda a comunidade interagir. Isso faz toda a diferença.

INFOOD – Você poderia nos contar sobre um projeto que desenvolveu? 

Lierson – Aqui na agência somos criadores natos de projetos. Somos donos do Skatesquare.net, uma rede social colaborativa onde skatistas do mundo todo podem cadastrar e dividir os melhores locais para andar de skate, além de um app para iOs e android para que os mesmos encontrem esses locais. Além disso, o principal projeto autoral da agência hoje é o hamburgeiros.com. Temos sido reconhecidos pelos profissionais da área como o site mais fiel à realidade de hambúrguer do Brasil, com opiniões concisas e verdadeiras. Não aceitamos publi-editoriais (conteúdo pago) de hamburguerias para falar da casa ou de seus burguers, e creio que isso faça toda diferença na hora do nosso público ter a tomada de decisão ao escolher certo hambúrguer em nosso site e visitar a casa. Por termos 12 pessoas avaliando possivelmente até os mesmos sanduíches, o site tem diferentes opiniões sobre o mesmo local, tornando o projeto muito mais democrático e aberto a novas discussões.

skatesquare

INFOOD – Existe algum segredo para ter sucesso em mídias sociais?

Lierson – Existe sim, e ele se chama “conheça seu público”. Demora um certo tempo até entender o que ele gosta, quais postagem fazem mais sucesso e etc. Mas quando se descobre, a vida fica muito mais fácil.

INFOOD – Como potencializar a participação de consumidores que tiram fotos e fazem comentários dos restaurantes? Que tipo de ações você recomendaria?

Lierson – Esse engajamento orgânico é o mais verdadeiro e benéfico para casa. Quando o seu cliente posta uma foto com uma hashtag ou marcando positivamente seu estabelecimento, se a agência e/ou profissional que cuida da conta souber fazer um trabalho direito, pode reverter em milhões de visitas/acessos às redes, o que certamente irá gerar novas visitas reais ao local, resultando em aumento de vendas e todo mundo feliz. Não gosto de ações que obrigam as pessoas a marcar fulano e ciclano, ou forçam o curtir, pois se o conteúdo é realmente bom, ele virá naturalmente. Gosto de ações que propõem brincadeiras ou desafios, utilizando o Instagram, que é uma ferramenta de ágil manejo e altíssimo grau de compartilhamento e engajamento. Coisas do gênero poste uma foto “X” usando a hashtag “Y”, se bem utilizadas, com um conteúdo bacana, usando o Insta em conjunto do Twitter, têm um alto grau de viralização.

INFOOD – Muitos acreditam que o uso de mídias sociais é algo barato, pois não depende de investimento, mas, na nossa opinião, isto é um erro. Um bom trabalho nas mídias sociais prevê a produção de boas imagens e bons textos e, normalmente, isto custa. Você concorda?

Lierson – Plenamente. No caso do Facebook, dependendo do seu produto e do seu público, vale muitas vezes, ao invés de muitas postagens pequenas com um micro budget na impulsão , uma campanha semanal com uma bela quantia de impulsionalmento pode atingir milhões de pessoas. Tudo depende do  conteúdo, pelo amor de Deus galera, conteúdo!

INFOOD – Alguns restaurantes estão abrindo mão de seus sites e migrando todo o seu conteúdo para sua página no Facebook. Isto é uma tendência? Você recomenda a migração?

Lierson – Como dito antes, tudo isso depende do público. Particularmente,não gosto muito disso, acho essencial ter um bom site, limpo, otimizado para SEO, conversando com todas as redes sociais. Acredito muito numa área de notícias no site, como um blog, sempre atualizado e com um conteúdo maneiro, sempre conversando com as outras redes.  Esse trabalho em conjunto, quando bem feito, traz MUITO mais resultado, além de pagerank.

INFOOD – Qual a importância de ter um URL própria?

Lierson – Para mim, é tão importante quanto ter o endereço do restaurante. É um dos principais itens que o Google vai analisar na hora de uma busca.

INFOOD – Como integrar o Google no trabalho de mídias sociais? Existe alguma saída?

Lierson – Já disse acima, se o site da casa tem um conteúdo bacana, otimizado, utilizando bastante palavras chaves, é inevitável fazer sucesso nas buscas do Google. E isso é importantíssimo na atuação on-line de um estabelecimento, pois é no Google onde as pessoas irão procurar por algo, portanto, acho que é um dos principais itens quando se fala em um trabalho de social. Ser conhecido nas redes sociais é ter relevância no Google, e vice-versa, um gera visita ao outro.

INFOOD – Que recomendações você daria para quem vai montar um site do seu restaurante e preparar suas páginas nas mídias sociais?

Lierson – Procure uma empresa especializada. Esse negócio de sobrinho só gera retrabalho e dor de cabeça. Quando for pensar em um restaurante, acho importantíssimo um site com blog, que converse com as redes sociais. Você faz a postagem no blog, e replica em suas redes, Instagram, Facebook e Twitter. Tenha conteúdo, isso sempre é o principal. Faça um trabalho de clipping forte, valorize as mídias espontâneas que seu restaurante ganhar, e triplique a força disso em suas redes, dá muito resultado! Tenha um SAC 2.0 incrível no Facebook, nunca deixe seus clientes falando nas mensagens, hoje em dia isso conta muito. No Instagram, no começo, faça diferentes tipos de postagens e, com o tempo, você irá entender o que agrada mais seus clientes.

INFOOD -Nos conte um pouco da sua experiência profissional e da especialização da sua empresa.

Lierson – Estou no mercado de publicidade desde 2007, quando comecei sendo webdesigner júnior no começo da Kalunga.com. E, em pouco tempo, com ações bacanas e reestruturação do e-commerce, nos tornamos um dos mais famosos do Brasil e, dentro da Kalunga, me tornei diretor de arte, cuidando de todos os projetos visuais do digital. Aprendi muito na Kalunga, e quis alçar novos vôos. Em 2009, vi uma vaga de assistente de arte jr. na Sunset Comunicação. Mesmo ganhando menos, queria realmente aprender o dia a dia de uma agência grande. Foi lá onde realmente eu aprendi a trabalhar com prazos curtos, correria e clientes enormes. Considero minha grande escola para, após isso, ir para a OgilvyFAV, já como diretor de arte on-line de todos os projetos importantes. Fiquei na casa até 2011, quando surgiu uma vaga bacana da BTS Informa, grupo multinacional responsável pelas maiores feiras de negócios do mundo. Queria um pouco dessa experiência em offline, e achei que seria incrível. Foi então que eu resolvi que era hora de juntar todo esse conhecimento e, em janeiro de 2012, fundei a Add-On Media, focada 100% em soluções digitais. Aqui não fazemos sites, ou cuidamos de redes sociais apenas. O cliente vem aqui, senta conosco, nos conta seus problemas e necessidades e, só aí então, usamos tudo que a internet tem para oferecer e resolvemos essas demandas. E tem dado bastante certo!

 

Serviço:
Lierson Mattenhauer
e-mail – lierson@addonmedia.com.br
Agência – Add On Media
http://www.addonmedia.com.br/

 

Por Redação

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