Alimentos organicos e gastronomia especialMarcos Palmeira, atual protagonista da novela Babilônia, é produtor de alimentos orgânicos. Em sua fazenda, localizada em Teresópolis (região serrana do Rio de Janeiro), o ator cultiva alimentos sem o uso de agrotóxicos. “Sempre tive contato com a terra. Cresci dentro da fazenda de cacau dos meus avós, na Bahia, daí veio essa vivência rural”, afirma Palmeira, que comprou em 1997 a Fazenda Vale das Palmeiras – de 220 hectares.

Atualmente, a Fazenda Vale das Palmeiras produz verduras, legumes, frutas e laticínios que são vendidos em alguns supermercados e no Armazém Vale das Palmeiras, no Leblon (Rio). O espaço, segundo o ator e produtor orgânico, “é a realização de um sonho antigo, de ter um espaço para oferecer hortaliças e frutas frescas. A ideia é dialogar com o consumidor final e difundir a cultura orgânica e seus benefícios.”

Em entrevista exclusiva para a INFOOD, Marcos Palmeira comentou o que falta para o produtor de orgânicos fornecer diretamente para os restaurantes: “O restaurante tem que entender que ele nunca vai pagar o preço do convencional, onde quem ganha é quem atravessa o produto, enquanto no caso dos alimentos orgânicos, ganha quem produz e quem consome”.

 

INFOOD –  Há quanto tempo existe a Fazenda Vale das Palmeiras ?

MARCOS PALMEIRA – Comprei a fazenda em 1997. A princípio, queria lidar com gado de leite – nunca havia pensado em hortaliças. Na fazenda já existia uma produção convencional de verduras e eu me apaixonei.

INFOOD – Como você pegou o gosto pelo orgânico ?

MARCOS – Eu sempre tive contato com a terra. Cresci dentro da fazenda de cacau dos meus avós, na Bahia, daí veio essa vivência rural. Comprei a Fazenda Vale das Palmeiras há 18 anos, com a ideia de lidar com gado de leite. Nunca havia pensado em hortaliças, nem em orgânicos. Ao notar que os produtores de verdura não consumiam o próprio produto que plantavam, percebi que algo estava errado.

INFOOD – Quais são os produtos produzidos pela sua fazenda?

MARCOS – Além de hortaliças e algumas frutas, produzimos queijo minas, ricota e iogurte.

INFOOD – Como foi transformar uma fazenda de produtos comuns em uma fazenda de produtos orgânicos ?

MARCOS – Então, resolvi correr atrás de informações sobre agroecologia. Foi quando conheci o Sr. João Carlos Ávila da ABD (Associação Brasileira de Biodinâmica), especialista em biodinâmica, e descobri o mundo maravilhoso da sustentabilidade, onde o foco principal deve ser o solo e não a planta. Comecei a olhar além da plantação e a prestar atenção na terra e em sua qualidade, que reflete diretamente na saúde do ecossistema e, consequentemente, nas plantas que nela cultivamos. Além disso, passei a ter uma preocupação de respeitar todos os seres vivos presentes nestes ecossistemas. Sonho com um dia em que viveremos num mundo sustentável e que a agroecologia se multiplique pelo país. Me coloco sempre às ordens para dividir esse conhecimento e estou sempre disposto a aprender mais com a vida e com as pessoas. Hoje, na Fazenda Vale das Palmeiras, produzimos verduras, legumes, frutas e laticínio que são vendidos em alguns supermercados e no meu Armazém Vale das Palmeiras, no Leblon (Rio).

INFOOD – Os produtos de sua fazenda são 100% orgânicos ?

MARCOS – Todos!

Marcos Palmeira 2“Ao notar que os produtores de verdura não consumiam o próprio produto que plantavam, percebi que algo estava errado”

 

INFOOD – O que difere uma fazenda de produtos orgânicos de uma outra fazenda convencional?

MARCOS – A preservação ambiental! Não utilizamos nenhum tipo de fertilizante químico e nem utilizamos agrotóxicos na nossa produção. Produzimos um produto ético.

INFOOD – É mais caro manter uma produção de orgânicos do que uma de não orgânicos ?

MARCOS – No período de transição sim, mas depois isso se equilibra. Porém, nunca teremos o preço igual ao do convencional. Trabalhamos com um preço justo, mas sabemos que, aumentando a procura, esse preço ainda pode baixar.

INFOOD – No dia a dia, no varejo, os produtos orgânicos são mais caros que os não orgânicos. Como convencer o consumidor a gastar um pouco mais ?

MARCOS – Deixando-os cientes do beneficio do consumo de alimentos orgânicos. E esse papel vai além de nós, produtores. Consumir produtos orgânicos é diminuir o uso de remédios. Quem ganha é a sua saúde.

INFOOD – Quais as vantagens de se produzir alimentos orgânicos ?

MARCOS – São várias vantagens. Primeiro que, consumindo produtos orgânicos, você não só esta fazendo bem para a sua saúde como também ajuda na preservação do planeta e na fixação do homem no campo. É um produto ético (ética é coisa rara hoje em dia).Você pode usar a alimentação como forma de se curar das doenças.

INFOOD – E as desvantagens ?

MARCOS – Uma falta de política definida para o setor. Existem milhares de empresas de “veneno” que se beneficiam de incentivos fiscais. 

 

INFOOD – Além do plantio orgânico, você também tem leite orgânico. Como isso funciona ?

MARCOS – O gado é criado sem nenhuma utilização de alimento contaminado e de nenhum tipo de hormônio, nem antibióticos. Todos são tratados com homeopatia e fitoterapia.

INFOOD – Como nasceu a ideia do Armazém Vale das Palmeiras ?

MARCOS-  O espaço é a realização de um sonho antigo, de ter um espaço para oferecer hortaliças e frutas frescas. A ideia é dialogar com o consumidor final e difundir a cultura orgânica e seus benefícios. Um espaço onde você sabe que tudo é produzido de forma saudável. Ainda estou nesse processo de fortalecer a rede de produtores, tendo o armazém como forma de escoar a produção.

Marcos Palmeira 3


“Consumindo produtos orgânicos, você não só esta fazendo bem para a sua saúde como também ajuda na preservação do planeta e na fixação do homem no campo”

 

INFOOD – Qual o desafio a ser vencido para o produtor de orgânicos fornecer diretamente para os restaurantes ?

MARCOS – Primeiro é o desafio do restaurante reconhecer essa importância. O restaurante tem que entender que ele nunca vai pagar o preço do convencional, onde quem ganha é quem atravessa o produto, enquanto no caso dos alimentos orgânicos, ganha quem produz e quem consome.

INFOOD – Há apoio/incentivo do governo para a produção em uma fazenda de produtos orgânicos ?

MARCOS – Acho que deveria haver um incentivo para produtores que queiram se tornar orgânicos . Nos primeiros anos seria fundamental esse apoio.

INFOOD – Depois da entrada em vigor da Lei dos Orgânicos (ei 10.831/03) vocês sentiram alguma mudança ? Como é o processo de certificação ?

MARCOS – Ainda precisamos avaliar alguns gargalos da legislação, mas já foi um avanço ter o reconhecimento do ministério, mesmo com o agronegócio tentando nos derrubar.

INFOOD – O McDonald’s decidiu que não vai mais comprar frangos tratados com antibióticos. A decisão afeta toda a escala de produção, pois eles são os maiores compradores individuais de frango nos EUA. Levará um tempo para que produtores consigam se adequar. Há esse risco no Brasil ? Se os restaurantes daqui adotarem somente produtos orgânicos, você acha que há risco de não ter produção suficiente ?

MARCOS –  Não é o McDonald’s que está fazendo isso, são os consumidores do McDonald’s que querem melhores produtos. Para que não falte produtos orgânicos, é fundamental que isso ocorra em comum acordo com os produtores, para que todos cresçam juntos. É possível alimentar a humanidade com produtos orgânicos.

INFOOD – Você acha que o brasileiro dá valor a essa visão de sustentabilidade social e respeito ao meio ambiente que você tem ?

MARCOS – Faço a minha parte, mas, sem educação, não chegaremos a lugar algum.

INFOOD – Quais os seus planos para a Fazenda e para o Armazém Vale das Palmeiras ? Pretende expandir?

MARCOS – Pretendo cada vez mais desenvolver a cadeia de produtores, tornando o produto mais acessível ao consumidor final. Meu sonho é ver o Brasil como exemplo de sustentabilidade.

Marcos Palmeira 4Amarzém Vale das Pameiras, Leblon Rio de Janeiro

 

Serviço:

Armazén Vale das Palmeiras

http://www.armazemvaledaspalmeiras.com.br/
Avenida Ataulfo de Paiva, 1100 – Loja C – Leblon, 22433-090 Rio de Janeiro (21) 2294-0988

http://fazendavaledaspalmeiras.com.br/

 

Por Redação

 

Deixe uma resposta

Curso apresenta as vantagens do uso de um forno combinado de última geração

Publicidade

Publicidade
-->
-->

Para receber a newsletter Infood, digite seu e-mail no box abaixo e clique na seta.

© 2017 Infood - Todos os direitos reservados