Muito se fala sobre mídia social, mas, o que isso tem a ver com o negócio da gastronomia? Por que ela é importante? Qual é a sua relevância como estratégia para o seu negócio?

Antes de qualquer atitude a ser tomada, vamos entender algumas informações importantes e básicas sobre a dimensão delas para o seu negócio.

Entenda uma Rede Social

Antigamente, a rede social era utilizada para difundir mensagens de forma descentralizada dos grandes meios de comunicação de massa (como TV, rádio, jornal, revista).

Hoje, são ferramentas que disseminam conteúdo, geram estratégias de negócios e abrem espaço para as pessoas interagirem umas com as outras, com empresas, veículos de comunicação, entre outras.

Qual a diferença entre redes sociais e midias sociais? Aqui existe uma pequena confusão que é fácil de ser entendida.

Rede Social – é todo o grupo de canais existentes no mundo hoje, onde podemos nos conectar para troca de mensagens e/ou fotos e videos.

Midia Social – é exatamente o canal, o veículo de comunicação que escolhemos para nos conectar.

Como aproveitar as redes sociais

Onde as redes sociais podem nos levar? Quem são as pessoas que usam cada uma das mídias sociais? Será que você sabe qual caminho tomar?

Uma coisa é onde você quer se conectar e falar com as pessoas, e a outra é onde o seu negócio deve estar e com quem deve falar.

Números do mercado brasileiro e o perfil de nossos consumidores

O Brasil na Rede Social

Sabemos que, para cada 100 habitantes, temos 132 celulares. O Brasil tem 94 milhões de usuários únicos de internet e 93% deles está no Facebook, 88% nos blogs e 52 milhões acessam videos.

Olhando assim, parece fácil decidir para que lado ir. Mas não é bem assim… uma coisa são essas informações genéricas que ficam falando por ai sem conhecer o seu negócio, e outra é saber exatamente para onde você deve ir. Veja no quadro abaixo o perfil das mídias sociais.

Perfil de usuários por idade em cada mídia social

Como planejar uma ação a partir destes dados

Qual conclusão chegamos com as informações do quadro acima? Em média, a faixa etária entre 25 e 34 anos transita por todas as mídias sociais.

As mídias mais plurais, onde transitam perfis mais amplos, são: Facebook, Google+, Instagram, LinkedIn e Pinterest.

Já o Snapchat, Tumblr e Twitter são as mídias onde o público é extremamente jovem. O Snapchat se destaca com o público mais jovem de todos, onde mais de 70% estão entre as faixas etárias de 15 a 34 anos, seguido por Tumblr e Twitter.

Quando falamos de um público mais adulto, com poder de compra maior, fica claro que o Facebook, Google+, LinkedIn, Pinterest e Twitter são as melhores mídias sociais.

Agora dá para entender que precisamos ter muita atenção na hora de criar uma conta do seu negócio na rede social. É preciso identificar bem onde estão as pessoas com quem você quer falar e entender qual a característica de cada uma delas.

Por exemplo, onde são colocadas mais imagens do que texto, onde são só textos curtos, onde podemos falar com mais profundidade do negócio e propor oportunidades empresariais, onde criamos uma comunidade que goste de determinado tipo de cozinha, ou onde podemos encontrar essas comunidades e oferecer algo ligado a eles, entre muitas outras estratégias e oportunidades.

Defina sua estratégia

Por que preciso ter uma estratégia nas redes sociais? Simples…o Brasil é o 5º país com maior média de pessoas acessando a internet no mundo.

Hoje, o Brasil tem pouco mais de 97 milhões de pessoas que acessam a internet, sendo que 85% acessam as redes sociais e 66% acessam emails por dia. É o segundo meio de comunicação mais acessado, com 26%, depois de TV com 65%.

As pessoas ficam em média de 2ª.a 6ª feira, 3 horas e 39 minutos navegando contra 3 horas e 29 minutos  em TV. Nos finais de semana, esse número passa para 3 horas e 43 minutos na web contra 3 horas e 32 minutos na TV.

Onde sua empresa quer chegar? Quais as mídias sociais que mais se adequam? Quais as melhores formas de utilizá-las? O que colocar em cada uma delas?

Precisamos entender isso para responder essas e outras perguntas, e assim ajudar a melhorar a performance da sua marca nas redes sociais.

 

Ricardo Voltan
Ricardo Voltan é palestrante, mídia on/off, gestor de marketing, mentor de startups e empreendedor. Trabalha unicamente em empresas que tenham como foco inovação e a nova economia global. Tem como objetivo desenvolver projetos e estratégias de marketing inovadoras focadas na experiência das pessoas com as marcas, levar conhecimento para ex-executivos e estudantes em inicio de carreira, que estão em busca de novos desafios e/ou desenvolvimento de negócios focados na nova economia global.

 

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Uma ideia sobre “Mídia Social é importante para os restaurantes?”

  1. Rosí Dopazo disse:

    Uma excelente explicação sobre as mídias sociais. Parabéns pelo texto!

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