A improvável – e verídica – história do pai, do filho e do Restaurante Mocotó, aberto em 1973, é apresentada num livro com texto envolvente e revelador.Um retirante nordestino, um menino obstinado e um grande sonho mudaram para sempre a gastronomia no Brasil.

Você conhecerá os bastidores de um dos restaurantes mais celebrados do mundo. O Mocotó foi fundado por seu Zé Almeida, na periferia da capital paulista, como uma casa do norte.

A alta gastronomia na Vila Medeiros

Décadas depois, com a ajuda do seu sucessor, Rodrigo, o modesto endereço da Vila Medeiros foi transformado em destino obrigatório de pessoas de todas as classes e origens, atraídas pela boa mesa e hospitalidade genuína.

A obra traz, ainda, 111 receitas clássicas da casa, ilustradas com fotos deliciosas. São pratos que aliam tradição e inovação, explicados de maneira muito simples, e que fizeram do sertão contemporâneo do Mocotó um ícone da nova cozinha brasileira e de seu chef, Rodrigo Oliveira, um dos mais influentes da atualidade.

Detalhe do restaurante Esquina Mocotó

Rodrigo Oliveira

Rodrigo Oliveira, paulistano que chegou a estudar Engenharia Ambiental e Gestão Ambiental, começou bem pequeno a ajudar seu pai, o pernambucano Zé Almeida, na cozinha.

A razão era simples: queria ficar mais perto dele, já que ele nunca tinha tempo disponível para a família, em função de seu bar e restaurante na Vila Medeiros. “Comecei a ajudar no que podia, lavando copos, servindo mesas, e a coisa foi me pegando aos poucos”, afirma Rodrigo.

Assumiu em 2004 o comando do restaurante Mocotó, e também abriu, em 2013, o Esquina Mocotó em uma casa vizinha. A diferença entre os restaurantes é definida pelo chef: “O Mocotó mantém nossas bases de mais de 40 anos, um cardápio fixo, coisas que o pessoal da redondeza gosta e está acostumado e espera de nós. No Esquina temos mais liberdade para trabalhar pratos que são a contribuição de ‘outros sertões’ para o nosso chão”.

O  chef Rodrigo Oliveira foi escolhido cozinheiro do ano de 2016, pelo Prêmio Infood de Gastronomia.

Rodrigo Oliveira, cozinheiro do ano de 2016 do Prêmio Infood de Gastronomia

 

Serviço:

Lançamento do livro Mocotó: o pai, o filho e o restaurante

Dia 8 de Agosto (terça-feira) às 19 horas
Editora Melhoramentos
Livraria Cultura
Avenida Paulista, 2073, Consolação – Pisto térreo – São Paulo – SP
site – www.livraria.cultura.com.br

 

 

Por Redação 

Fotos: Arquvio Infood / Chef Rodrigo Oliveira/Facebook

 

Deixe uma resposta

Todo cozinheiro precisa saber fazer sobremesa ?

Publicidade
Publicidade
© 2017 Infood - Todos os direitos reservados