Os descartáveis foram uma revolução no consumo e ajudaram muito no crescimento das redes de fast food no mundo.  No entanto, atualmente seu uso é cada vez mais questionado por consumidores preocupados com o impacto do seu consumo.

Algumas dessas embalagens são usadas apenas por alguns minutos, transformando-se rapidamente em descarte. A adoção dos descartáveis, que agiliza processos com a eliminação das operações de lavagem de utensílios, agora é vista com reserva por consumidores cada vez mais preocupados com o meio ambiente.

Consciência ampliada

O impacto das fortes mudanças climáticas no planeta e o aumento da poluição dos mares vem ampliando a percepção de consumidores e aumentando a consciência em relação ao problema.

Hoje o consumidor é muito mais consciente do dano gerado por alguns tipos de embalagens e começa a buscar opções de menor impacto.  Do ato de simplesmente rejeitar a oferta de um canudinho à busca por estabelecimentos que oferecem opções mais conscientes, estamos no meio de um ciclo que terá grande impacto.

Novas soluções

O governo francês saiu na frente e proibiu a venda de copos, taças, pratos e talheres descartáveis de plástico. Aprovada em 2016, a nova lei passará a valer integralmente em 2020. A legislação não prevê o fim dos descartáveis, mas obriga que pelo menos 50% de sua composição seja de origem vegetal e biodegradáveis. A partir de 2025, vai aumentar para 60%.

No Brasil já encontramos boas soluções no mercado de produtos biodegradáveis para uso imediato nas operações.  Em alguns casos, esses produtos podem ser um pouco mais caros que os produtos de plástico, mas seu uso pode ser destacado na estratégia de comunicação, ampliando a percepção da sua empresa.

Este não é um guia com todas as empresas do mercado, mas são duas companhias que tivemos a oportunidade de conhecer e avaliar seus produtos.

Embalagem biodegradável para hamburguer PleatPak

Embalagem de hambúrguer

A Performpak comercializa a Pleatpak, uma embalagem inovadora desenvolvida para hambúrgueres e sanduíches.  Um produto biodegradável, mas que também garante a integridade  do seu produto, pois não vaza.

A embalagem também é utilizada pelo consumidor durante o consumo, e por sua comodidade e por reter o líquidos, reduz significativamente o consumo de guardanapos.

Pratos, talheres e canudinhos

A Qualifest oferece uma linha de produtos biodegradáveis descartáveis. A começar do canudinho de papel até pratos e talhares que são produzidos com insumos vegetais.

Canudinho de papel e pratos de insumo vegetal

De soluções recicláveis de talheres confeccionados em bambu e madeira a pratos e bowls confeccionados em bagaço de cana, subproduto do processamento da planta e que seria, portanto, descartado, e tudo com a vantagem de ser compostável e, portanto, podendo ser descartável em lixo orgânicos.

Talheres de madeira descartáveis

Há também copos biodegradáveis produzidas com amido de milho, material que substitui o plástico convencional, minimizando muito o impacto ambiental por ter em sua composição 65% de amido de milho.

Pratos de madeira

Diferenciação consciente

A opção por utilizar produtos dessa natureza deve ser seguida por toda uma adequação da sua operação. Precisa ser apoiado por comunicação que explique a seu consumidor o cuidado na escolha destes materiais e seu posicionamento diante do problema.

Por enquanto, essa pode ser uma estratégia para ganhar a simpatia dos consumidores. Mas é um cuidado que todas as operações deveriam tomar em seus planejamentos futuros. Apesar de ainda não termos uma legislação sobre o tema, o mundo caminha para adoção desses produtos em substituição dos descartáveis tradicionais.

 

Performpak

http://www.performpak.com.br/index.html
https://www.facebook.com/embalagemparahamburguer

Qualifest

https://www.qualifest.com.br/
https://www.facebook.com/qualifest/

 

 

Por Redação

Fotos - Heverton Leal e divulgação Performpak

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ganhe dinheiro com refeições rápidas e bebidas quentes e frias

Publicidade
Publicidade

Para receber a newsletter Infood, digite seu e-mail no box abaixo e clique na seta.

© 2018 Infood - Todos os direitos reservados