O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) já ajudou milhares de estudantes Brasil afora a realizar o sonho de fazer uma faculdade. Mas você sabe o que muda no Fies com a pandemia?

O fundo de financiamento existe desde 1999 e ajuda a financiar a graduação de estudantes matriculados em instituições privadas. Mas desde 2020, devido a pandemia do novo coronavírus, algumas mudanças ocorreram.

Portanto, leia este breve artigo para entender mais sobre esse caso e o que realmente muda no Fies com a pandemia.

O que mudou no FIES com a pandemia?

Devido a pandemia do novo coronavírus, uma das mudanças mais impactantes para os estudantes foi a da dispensa de pagamento das parcelas até 31 de dezembro de 2020.

Neste projeto de lei que beneficia os alunos a não pagarem as parcelas até o fim da pandemia do novo coronavírus.

Os universitários que são beneficiados têm duas maneiras para pedir a dispensa do pagamento: ir no Banco do Brasil ou na Caixa Econômica. Confira, agora, o processo para cada um dos bancos:

Como suspender o Fies no Banco do Brasil: Para aqueles que contrataram o financiamento, o pedido de pausa pode ser realizado pelo aplicativo do banco.

O processo é simples: após fazer login com o número da conta e senha cadastrada, basta ir ao menu e, depois, em “Solução de Dívidas” e por fim selecionar “Suspensão do FIES”.

O estudante ainda pode ligar para a Central de Atendimento do Banco do Brasil para realizar este processo. O número é 0800-729-0001. E isso também ocorre no WhatsApp, por meio do número (61) 4004-0001.

faculdade

Como suspender o Fies na Caixa Econômica Federal: Para os estudantes que financiaram por meio da Caixa, o processo é um pouco diferente.

A solicitação da suspensão do Fies é realizada por meio do site do banco. Após fazer o login, é necessário escolher a opção “Contrato do FIES”, depois clicar em “Contrato”, e aí sim selecionar “Pausar Contrato”.

Em seguida, ler e aceitar o termo de compromisso e clicar em “Solicitar Pausa”. Para caso de eventuais dúvidas, o número para contato é por meio da Central de Atendimento.

O telefone é 3004-1104, para capitais, e demais regiões pelo 0800 726 0104.

O que é o FIES?

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) foi criado pelo Governo Federal em 1999 e é um financiamento do ensino superior para instituições privadas.

A maior vantagem do Fies é que ele oferece juros bem menores que o do mercado ao realizar o financiamento. É válido destacar que só alunos que estão fazendo a primeira graduação são beneficiados.

O estudante só paga o financiamento apenas no final da faculdade, assim dando tempo de conseguir um emprego no mercado e poder pagar as parcelas.

Conclusão

Neste artigo você descobriu o que muda no Fies com a pandemia. A maior realização é poder suspender o contrato, podendo voltar após o fim do contágio do novo coronavírus.

Ficou com alguma dúvida? Nos conte nos comentários.

Back to top