O “family style”, numa tradução livre,  estilo familiar,  é uma opção de serviço que os restaurantes podem adotar que permitem o compartilhamento de pratos entre os comensais. As comidas geralmente são servidas em travessas, e os próprios clientes se encarregam de servir a comida. Por isso o nome estilo familiar, pois seguimos o formato das refeições feitas em família.

A opção é uma passo além da permissão da divisão de pratos, já comum em diversos restaurantes. A intenção aqui é sinalizar para o consumidor que eles podem compartilhar os pedidos, favorecendo-se da experimentação de diferentes pratos e, em consequência, gastando um valor mais acessível. A compra de diversos pratos amplia a percepção do custo benefício, favorecendo o aumento do tíquete médio.

Para o bom funcionamento deste sistema, é importante que a equipe no salão esteja bem treinada para oferecer o serviço.  As porções, por sua vez, precisam ser definidas de uma forma que o consumidor fique satisfeito. Nos Estados Unidos, onde a prática é comum, além da comida ser servida em travessas, em algumas regiões, as bebidas alcóolicas não são vendidos quando o consumidor opta por este tipo de serviço.

A operação oferece o desconforto da travessa e da opção do próprio consumidor se servir, mas além do preço final ficar mais atrativo para o consumidor, temos a vantagem da redução do desperdício de comida. O consumidor também aprecia a possibilidade de experimentar diferentes tipos de comida em uma única refeição.

via_carota_Nova_yorkVia Carota, de Nova York, opta pela oferta de pequenas porções

No Brasil, este formato começa a entrar no cardápio de alguns restaurantes, sendo ideal para driblar os aumentos de custo, além de gerar uma ação promocional que pode ampliar a presença de consumidores em sua casa. Uma boa opção tanto para almoço executivo, que pode ser compartilhado por colegas,  quanto para as refeições de fim de semana, quando o alvo dos restaurantes, em grande parte, são as famílias.

Nos Estados Unidos, o estilo está na moda, mas ao invés das grandes porções em travessas, os restaurantes estão oferecendo pequenas porções, e a orientação dada aos clientes é que devem escolher pelo menos 3 porções para ficar satisfeito. Com isto, num almoço com mais pessoas, é possível experimentar diferentes pratos e conhecer muito mais do cardápio da casa numa única visita. Uma das casas que vem adotando este modelo é o Via Carota, um dos novos resturantes da cidade de Nova York.

 

Serviço:
Via Carota
http://www.viacarota.com/#about

 

Por Redação

 

 

 

Deixe uma resposta

Thomas Troisgros: “Há uma grande procura por casas com comida mais despojada”

Publicidade

Publicidade
-->
-->

Para receber a newsletter Infood, digite seu e-mail no box abaixo e clique na seta.

© 2017 Infood - Todos os direitos reservados