Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), existem hoje aproximadamente três mil redes franqueadas no país, número que representa o sucesso de um modelo de negócio que proporciona a segurança de investir em uma marca consolidada. Quem compra uma franquia minimiza os riscos em relação a um empreendedor de um projeto piloto, pois trabalha com uma marca conhecida e produtos já desenvolvidos e testados no mercado, além de se beneficiar de um modelo de negócio já consagrado.

Embora o franqueado tenha um suporte e faça parte de uma marca conhecida, vale lembrar que estar presente na gestão direta do negócio é essencial para o seu desenvolvimento e sucesso da operação. Portanto, são necessários alguns cuidados antes de dar o primeiro passo.

Estudar como está o mercado onde você irá investir, conhecer as taxas que envolvem o negócio, prazo de duração contratual, região de atuação e estar atento às cláusulas contratuais e às condições até de desistência do negócio é fundamental para apertar o play.

Os perfis comportamentais estudados descritos por diversos pesquisadores apontam que, dentre as características comportamentais do ser humano e, consequentemente, de investidores, estão: dominância, influência, analítico e serenidade. Ao partimos para a avaliação do perfil comportamental de pessoa para pessoa, encontramos alguns recursos e ferramentas comuns na área de Recursos Humanos.

Uma delas é o DISC, que pode nortear aqueles que têm interesse em empreender e conhecer seus pontos positivos, a fim de maximizá-los. O mesmo serve para os pontos limitantes: após identificados, podemos desenvolver capacidades e minimizar possíveis consequências. As quatro vertentes que podem ser apontadas quando falamos de perfil comportamental são:

-Se uma pessoa tem perfil Dominador (D), no geral ela enfatiza o alcance dos resultados, é firme e tem iniciativa. É independente o suficiente para correr riscos e resolver imediatamente possíveis problemas. Porém, esse perfil possui grandes chances de ser centralizador e pouco tolerante.

-Se a característica principal é a influenciadora (I), significa que você possui uma personalidade política, entusiasmada e, involuntariamente, motiva os que te cercam. Embora a positividade ser predominância de pessoas com esse perfil, a tendência é evitar situações de conflito e trabalhar a razão para tomadas de decisões.

-Quem tem como perfil predominante o estável (S), são ótimos parceiros de equipe, convivem facilmente com todos os tipos de pessoas, transformando positivamente o ambiente de trabalho. Grande parte possui receios de mudança e dificuldades com prazos e metas.

-Se seu teste apontar conformidade (C) como caraterística principal, significa que você busca sempre superar as expectativas dos que o cercam e, inclusive, expectativas em relação a si próprio. Ser determinado na execução das tarefas também está entre as características que embasam pessoas com esse perfil. Porém, a demora na entrega nos resultados em busca da perfeição pode ser um fator limitante quando o seu negócio é mais dinâmico e necessita agilidade e dinamismo diário.

Avaliar e otimizar o perfil do empreendedor resultará em bons frutos para o seu negócio.

 

Texto:  Gabrielle Fernandes

* Gabrielle Fernandes é sócia-diretora da Hai Consultoria & varejo

 

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