Você precisa entender que este mercado não é para qualquer um. E, para descobrir se você se adaptará aos seus sonhos, não há mistério: você precisa entrar no mercado de trabalho antes de fazer qualquer investimento!

Um curso técnico de cozinha pode dar as habilidades básicas para você entrar no mercado, como um auxiliar de cozinha, ou até mesmo um cozinheiro. Uma vez inserido no mercado, aí sim você deve começar a se perguntar onde quer chegar…

Abrir um restaurante? Chefiar uma cozinha? Ser um confeiteiro? Padeiro? Tornar-se um pesquisador? Professor? Consultor? Trabalhar na indústria? Há mil possibilidades, e para cada uma delas, um caminho diferente a ser trilhado. Mas, o início é o mesmo sempre: ganhar experiência profissional.

Para qualquer área de atuação que escolher, somente a experiência do mercado lhe dará segurança para exercer as especificidades da gastronomia. E não há segredos nisso. Você precisa ter profundo conhecimento e segurança no que faz, além de humildade e inteligência para saber que sempre precisará aprender.

E, entenda: você vai precisar saber lidar com pessoas, de forma profissional, respeitosa e educada. Como quase todas as profissões do mundo, a gastronomia é composta por pessoas! Nunca se esqueça de que a forma como você se coloca para o mundo é a forma como o mundo se colocará para você.

Uma vez sabendo para onde quer ir, os investimentos são estratégias de crescimento, e não simplesmente passos aleatórios em busca de respostas. Assim, você não perde nem tempo e nem dinheiro (seu e das pessoas a sua volta).

Nem sempre a faculdade é o único caminho. Ganhe tempo de cozinha, trabalhando ao lado de grandes cozinheiros. E, acredite em mim, grande parte destes excepcionais profissionais não estão na capa da revista, e sim dentro de cozinhas de pequenos restaurantes – infelizmente sem muito reconhecimento.

Agora, não se esqueça de sempre ter objetivos. Sempre ter um destino traçado. Caso contrário, a rotina irá engolir seus sonhos. Se você tiver objetividade ao levantar da cama, um dia de trabalho será sempre um passo para o seu sucesso profissional.

 

Por Gustavo Guterman

*Gustavo Guterman é Pós Graduado em Gestão em Segurança dos Alimentos pelo SENAC SP, Graduado em Gastronomia no centro de formação internacional Alain Ducasse Formation, Técnico em Cozinha pelo SENAC RJ. Experiência no mercado profissional, em cozinhas nacionais e internacionais, atuando como cozinheiro e chefe de cozinha em renomados estabelecimentos do segmento de alimentação e bebidas. Atualmente atua como coordenador de Gastronomia do Instituto Federal Fluminense. Professor nos cursos de Gastronomia e Hotelaria na citada instituição, exercendo consultorias e palestras na área. É também autor do blog (e página) Guterman Gastronomia, que tem por objetivo a divulgação de ideias, artigos e noticias sobre o mundo da gastronomia.
https://gutermangastronomia.wordpress.com
https://www.facebook.com/pg/gutermangastronomia/

 

Deixe uma resposta

Semana 49# Os restaurantes de cozinha vegetal ganham mercado

Publicidade
Publicidade

Para receber a newsletter Infood, digite seu e-mail no box abaixo e clique na seta.

© 2017 Infood - Todos os direitos reservados