No último ano, os shoppings passaram a olhar para os restaurantes como opções de lojas âncoras. Em especial, os restaurantes da moda são uma grande oportunidade para as redes de shoppings centers atraírem consumidores para seus empreendimentos.

O conceito de loja âncora define o estabelecimento num shopping center, que tem um tamanho maior em relação às lojas comuns (lojas satétites) e que podem atrair um maior público ao estabelecimento. O uso de restaurantes como âncoras é um novidade que vem ajudando o setor a expandir sua atuação.

lojas âncoras podem ajudar na atração de público para o shopping

Foi assim no Shopping Iguatemi, quando inaugurou o Mani Maníoca do grupo Maní, ou mesmo o Junji Sakamoto, segunda marca de restaurantes de Jun Sakamoto.

As operações de alimentação representam 6,9% da área disponível

No Brasil,  segundo dados da Abrasce (Associação brasileira de Shoppings Centers), 6,9% da área disponível para locação em shoppings está ocupada com operações de alimentação.

O maior interesse dos shoppings por restaurantes se deve ao papel destas operações na geração de fluxo, atração e fidelização de clientes.

O Tavola de Salvatore Loi funciona dentro da loja Grand Cru no shopping Morumbi

Shoppings oferecem vantagens para restaurantes

Hoje, os restaurantes não estão concentrados apenas nas praças de alimentação. No ano passado, o restaurante Tavola, novo empreendimento de Salvatore Loi, foi aberto como uma “store in store” dentro de uma loja de vinhos do shopping Morumbi, em uma ala do shopping distante da sua praça de alimentação e das áreas gourmets.

O interesse dos shoppings por empreendimentos de gastronomia vem gerando boas negociações, com a isenção do pagamento de luvas e até mesmo na redução do pagamento de aluguéis.

Uma boa oportunidade para bons negócios em gastronomia expandirem suas casas em um ambiente bastante interessante, que são os centros de compras.

É fato que a análise para escolha do ponto de venda precisa ser sempre muito cuidadosa. Uma das etapas mais importantes para o lançamento de um novo restaurante, mas diferente do que se espera num ponto de rua, é que em um shopping center, seu empreendimento vai contar com um fluxo constante de consumidores.

 

Texto - Reginaldo Andrade

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