Entre os dias 24 e 28 de outubro, aconteceu a IV Semana Acadêmica de Gastronomia Mackenzie, no campus Higienópolis da faculdade. O evento, que foi aberto ao público gratuitamente, coordenou oficinas, aulas demonstrativas, debates e palestra, tendo sido um sucesso e trazendo muito aprendizado para todos aqueles que ali compareceram.

mackenzie-gastronomiaProfª Drª Berenice Carpigiani – Diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), Prof. Dr. Benedito Guimarães Aguiar Neto – Reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Profª Ms Camila de Meirelles Landi – Professora e Coordenadora do Curso de Tecnologia em Gastronomia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Profª Ms Paola Biselli Scheliga – Professora do Curso de Tecnologia em Gastronomia e Coordenadora Adjunta de Estágios e Desenvolvimento do Protagonismo Estudantil do CCBS, Prof. Dr. Sergio Lex – Pró-Reitor de Extensão e Educação Continuada da Universidade Presbiteriana Mackenzie

O primeiro dia iniciou com uma aula ministrada pela empresa BRF Sadia, parceira na Universidade, que trouxe a chef Paula Meloni para falar sobre a carne suína em preparações gastronômicas. Já a abertura oficial do evento aconteceu após essa aula, em um coquetel preparado pelos alunos formandos desse semestre oferecido aos palestrantes convidados da semana, com a presença do corpo docente, da direção e da reitoria da Universidade.

Na primeira noite ainda, realizou-se uma mesa temática sob o tema: “A pesquisa científica em Gastronomia”. A mesa reuniu o sociólogo e pesquisador dr. Carlos Alberto Dória, o historiador prof. dr. Ricardo Maranhão, a profª e pesquisadora Isabella Callia, e o cozinheiro e pesquisador Ivan Achcar. Os palestrantes discutiram com o público presente a importância e a necessidade da pesquisa em gastronomia no Brasil, principalmente dentro das Universidades.

semana-gastronomica-mackenzie-3-infood

No segundo dia, temas de inovação tecnológica foram apresentados e demonstrados com a empresa Robot Coupe, com Leonardo Costa. Com a chef pesquisadora e professora Luana Budel, foi possível desvendar a tão comentada “Gastronomia Funcional”, com muito embasamento teórico. O chef Arnor Porto trouxe, por meio de sua história de vida, a importância da dedicação, da disciplina e do comprometimento com o trabalho para o sucesso profissional. Confidencializou o segredo de seu sucesso, do sucesso da arte de sua confeitaria. E, para fechar a noite, o professor, consultor e chef de cozinha Rosny Gerdes Filho apresentou outra possibilidade de trabalho na área, que é o serviço de catering, feito em seu projeto Phirosa com muito comprometimento, seriedade, técnica, amor e leveza.

A quarta-feira trouxe a final do 1º Concurso Internacional de Gastronomia do Mackenzie: “Chef Mackenzie 2016”. A Universidade recebeu os finalistas do concurso diretamente de Portugal, do Instituto Politécnico da Guarda – IPG, que junto com os outros três finalistas da Universidade Presbiteriana Mackenzie, apresentaram as produções gastronômicas selecionadas. Na mesa, dois jurados da empresa BRF Sadia, chef Alex Mei e chef Marcela Garcia, o diretor do IPG, Adriano Costa, o professor do Mackenzie, chef Maurício Marques, e o empresário diretor do Buffet Arroz de Festa, Alexandre Cymes. O concurso contou com a final com transmissão online para Portugal.

semana-gastronomica-mackenzie-4-infood

O quarto dia foi o momento de uma inovadora proposta acontecer: iniciou com uma excelente palestra sobre a comida Kosher e Halal, com o chef Sic David Gabrielovich Marzan, e finalizou com uma mesa temática que discutiu, brilhantemente, o futuro da gastronomia com o olhar de um publicitário (Renato Meirelles, Presidente do Instituto de Pesquisa Locomotiva), de um neurocientista (prof. e pesquisador Dr. Paulo Boggio) e de um pesquisador e chef de cozinha, Paulo Machado.

No quinto e último dia, temas como: “A trajetória do couscous: do Marrocos ao Brasil”, com o chef Carlos Siffert; empresa JBS: “do moquém ao termocirculador”, com o chef Guga Rocha; “O uso da tecnologia Sous Vide”, com o chef e professor William Alexandre; e fechou a noite com chave de ouro com a palestra: “A carreira na gastronomia”, ministrada pelo publicitário Reginaldo Andrade, sócio fundador da Infood.

semana-gastronomica-mackenzie-5-infood

Encerrou-se assim, uma rica semana: a IV Semana Acadêmica de Gastronomia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, com palestras que passaram pela tradição, inovação e pela pesquisa.

 

 

Por Redação

Fotos: Lays Riello

 

 

Uma ideia sobre “Panorama da IV Semana Acadêmica de Gastronomia Mackenzie”

  1. Excelente iniciativa do Mackenzie! A promoção e prospecção nichos de mercado sob uma visão inovadora e mais realista, eleva o nível da gastronomia brasileira através de grandes cozinheiros e transforma a perspectiva de uma gastronomia mais atualizada e pronta para o mercado. Parabéns a todos os palestrantes e participantes!

Deixe uma resposta

Um balanço do Mondial de la Bierè

Publicidade
Publicidade
© 2017 Infood - Todos os direitos reservados