Alimentos organicos e gastronomia especialO projeto da Fazenda da Toca surgiu, segundo Pedro Paulo Diniz,  a partir de um momento em sua vida quando ele decidiu deixar algumas coisas para trás e focar seus esforços e seu tempo naquilo que  estava ligado à sustentabilidade.

Após muitas pesquisas, no ano de 2005, ele resolveu levar para os 2300 hectares da fazenda, que era da sua família há 45 anos e fica em Itirapina, a 200 quilômetros da cidade de São Paulo, a agricultura orgânica. “Foi um processo de começar a trabalhar com a terra que mexeu muito comigo”, afirmou Pedro, no 11º Fórum Internacional de Agricultura Orgânica e Sustentável, que aconteceu no dia 10 de junho, no Pavilhão da Bienal do Ibirapuera.

Nas pesquisas que ele fez, ao conversar com produtores, muitos deles relatavam que produziam a agricultura convencional mas não davam aquilo para os seus filhos. Eles cultivavam, em algum canto, produtos sem “veneno” e dali alimentavam sua família.

DSC_0310Foi um processo de começar a trabalhar com a terra que mexeu muito comigo”

A agricultura orgânica, segundo o empresário, além de trazer benefícios para a saúde de quem consome, também traz dignidade para quem trabalha acreditando naquilo que faz. No sistema orgânico, a humanização é muito importante, as pessoas são peça chave. Atualmente mais de 50 famílias moram na fazenda, trabalhando ali. Já há 5 anos, Pedro e sua esposa e filhos moram na fazenda também.

A fazenda , nos seus hectares certificados 100% orgânicos, produz grãos, ovos, leite, tem pomares de frutas, fábrica de laticínios, fábrica de sucos, molho de tomate, compostagem para fertilizantes, além de ração e até madeira orgânica, algo ainda inédito no mercado. “Sou chamado um pouco de maluco por plantar eucalipto, mogno e acácia sem herbicidas e sem formicidas, mas está dando certo”, diz Pedro.

O sistema de produção da Fazenda da Toca permite o viver natural das galinhas, que andam livres em pastos orgânicos, têm alimentação 100% orgânica e são tratadas com homeopatia e fitoterápicos.

DSC_0296As galinhas andam livres em pastos orgânicos

Desde janeiro desse ano, a fazenda passou a lançar seus produtos com a marca Fazenda da Toca. Os valores prezados pela Fazenda da Toca são: transparência, comprometimento, simplicidade, diversidade, colaboração e excelência. De acordo com Pedro, “dá para a gente criar muita abundância sem destruir o planeta, prosperando junto com ele”.

Fazenda da Toca 2Stand da Fazenda da Toca na Bio Fair Brazil 2015

Também foi criado o Instituto Toca, que atende as crianças da fazenda, filhos de funcionários, que são moradores e não moradores, e agora até crianças de fora. O Instituto atua na área de educação, saúde integral, meio ambiente e cultura.

O recado de Pedro para o consumidor é que o produto orgânico fica barato quando levado em conta os benefícios trazidos para a saúde e para o meio ambiente.

Fazenda da Toca 5Pedro Paulo Diniz, no 11º Fórum Internacional de Agricultura Orgânica e Sustentável
Serviço:
Fazenda da Toca
Rodovia Washington Luiz, Km 204
Itirapina/SP
http://fazendadatoca.com

 

 

Por Redação
Fotos: Divulgação

 

Deixe uma resposta

Márcio Silva: “No Buzina nós fazemos o que a gente gosta, cozinhamos o que a gente come”

Publicidade
Publicidade
© 2017 Infood - Todos os direitos reservados