O peito bovino é o quinto corte escolhido para participar do Desafio da CarneMuito saborosa, essa carne substitui o lagarto e o coxão duro dentro da cozinha, sendo uma alternativa mais barata no mercado. Além disso, o peito bovino é versátil e possui menos gordura.

Apesar de apresentar diversas vantagens, essa peça do dianteiro é pouco usada no Brasil. Com isso, restaurantes e os demais estabelecimentos deixam de aproveitar uma carne que tem um sabor surpreendente.

desafio da carne - peito

Leonardo Teixeira, proprietário do Talho Carnes, nos sugere o uso deste corte do dianteiro do boi e nos explica o porquê dessa escolha:

“O peito é uma carne muito saborosa, que precisa de uma cocção longa para ficar macia e gostosa de comer. É uma carne que pode ser feita assada no forno, em cocção com líquido, picadinho. É uma carne bem versátil, com menos gordura.

Ela pode substituir o lagarto na hora de fazer uma carne de panela, ou um coxão duro, quando se faz um coxão duro assado.   Dentro da cozinha, ela pode ser utilizada também para fazer sanduíche. Peito é uma carne que, bem marinada, bem assada, dá um sanduíche de carne desfiada que é uma delícia. Dá para fazer um “sanduba” bem legal com o peito, ou até mesmo uma carne louca desfiada. 

O corte é barato, você o põe no forno e o esquece, sem precisar ficar cuidando na grelha, com aquela tensão. Ela rende bastante e tem um sabor surpreendente e diferente do que estamos acostumados”.

 

Peito do Boi

Possíveis usos: Assado, Picadinho, Carne de panela, Sanduíches

Vantagens: Barato, saboroso, bom rendimento

Substituição: Lagarto e Coxão Duro.

 

Peito Bovino com Pangritatta

 

Sugestão do chef Marcelo Santos para o peito bovino

Suculento, macio e cheio de sabor, o peito bovino é um excelente corte de carne para consumo.  Muito utilizado como manta para produzir charque e carne seca, o peito bovino também é maravilhoso para ser consumido fresco. O corte tem uma camada de gordura perfeita que, quando levada ao forno abafado, entremeia-se na carne, deixando um sabor sem igual.

A carne é muito barata: custa cerca de 30% menos do que os outros cortes, representando uma grande economia para o consumidor final e também para os restaurantes que podem oferecer esse corte delicioso em diversas receitas.

Minha sugestão para essa carne muito saborosa é: “Peito Bovino com Pangritatta”

Confira o link da receita do chef:

 http://receitasffc.blogspot.com.br/2015/05/peito-bovino-com-pangritatta.html

Por Redação

Deixe uma resposta

Desmistificando a cadeia fria na gestão da qualidade dos alimentos

Publicidade
Publicidade

Para receber a newsletter Infood, digite seu e-mail no box abaixo e clique na seta.

© 2017 Infood - Todos os direitos reservados