Atualmente, tem sido cada vez mais comum a presença de animais de estimação por todos os cantos da cidade. Os donos passeiam livremente com seus cachorros e gatos nos mais diversos locais. Inclusive nos restaurantes. A onda ‘pet friendly’ chegou com tudo.

E muitos restaurantes, para poderem atender às necessidades dos clientes, acabam permitindo a entrada de animais. Até como uma forma de se diferenciarem no mercado, fidelizando a clientela.

Claro que aproveitar a companhia de um animal de estimação é algo muito gratificante.

Mas, é realmente permitido levarmos nossos animaizinhos para esses estabelecimentos?

O que diz a legislação

De acordo com o artigo 22 da Lei Municipal de São Paulo nº 14.498/07, fica a critério do proprietário do estabelecimento proibir ou liberar a entrada de animais. Isso, desde que obedecidas as leis e normas de higiene e saúde. Em São Paulo, as normas são instituídas pelo Código Sanitário do Município, através da Lei 13.725/04.

A regulamentação do assunto é feita através do artigo 21 e seus parágrafos do Decreto Municipal de São Paulo nº 48.914/07. Estabelece que somente é permitida a entrada de animais nas áreas onde há consumação de alimentos. Mas, para isso, deve haver um espaço reservado, exclusivo e adequado para recebê-los.

Essa área de consumação reservada para consumidores com seus animais deve:

  • ser revestida de material sanitário protegido contra sol e chuva;
  • ser provida de ponto de ponto de água para higienização frequente;
  • ser isolada das áreas de recepção de matéria prima, armazenamento, preparo, venda e consumação, para evitar contaminação cruzada de alimentos e incômodo aos demais consumidores.

Além disso, o estabelecimento precisa manter um funcionário paramentado para efetuar a higienização do ambiente. E, em hipótese alguma, ele poderá manipular alimento ou prestar serviço de garçom.

Infelizmente, nem sempre essas leis são levadas a sério. Mas a verdade é que o seu não cumprimento pode resultar em multas e até o cancelamento de autorização para funcionamento do negócio.

É importante também notar que essa é a regra para o município de São Paulo, e que cada município tem sua legislação específica tratando do assunto.

Regrinhas básicas de etiqueta e de boa convivência também devem ser usadas sempre!

‘Aceitamos pets’

O restaurante Vapiano, na sua unidade Itaim Bibi, aceita pets em sua varanda. De acordo com Lella Floriano, responsável pelo marketing da casa, essa experiência tem sido muito gratificante, pois “os animais deixam o ambiente leve e agradável“. A razão para aceitarem os pets no restaurante, é que, “além dos diretores do Vapiano serem apaixonados por animais, a própria franquia Vapiano por natureza é petfriendly e com isso a decisão por aceitar animais foi bastante natural“, completa Lella.

A postagem no facebook do Restaurante Vapiano Petfriendly

Nessa mesma linha, há o restaurante Banana Verde. Localizado no coração da Vila Madalena, a casa aceita animais de pequeno e médio porte na varanda. “Só pedimos a colaboração dos nossos clientes supervisionando seus pets, e que todos os animais presentes estejam com as vacinas em dia. Só não recebemos animais de grande porte pelo espaço físico não ser compatível“, ressalta a chef Priscilla Herrero.  “Tem sido uma experiência maravilhosa. Poder ver os clientes alegres com a possibilidade de estar com seu pet é incrível“. A casa disponibiliza água e biscoito para os pets, o que faz com que, durante os finais de semana, haja fila de espera para entrar com animais.

‘Não aceitamos mais pets’

O restaurante Ecully, que fica no bairro de Perdizes, já teve um período em que aceitava animais, mas atualmente não mais. De acordo com Juliana Amorim, chef e proprietária da casa, teve que deixar de aceitá-los pois “fizemos uma reforma e fechamos o jardim. Agora é tudo fechado, então de acordo com a lei, não podemos aceitar em ambiente fechado”. Ela conta que “clientes com pets são clientes fiéis”, e que o fato de atualmente proibir a entrada dos animais não afetou o movimento do restaurante.

 

 

Vapiano
Rua Joaquim Floriano 422 – Itaim bibi – São Paulo
site – http://br.vapiano.com/pt/home/
Banana Verde
Rua Harmonia 278 – Vila Madalena – São Paulo
site – http://www.bananaverde.com.br/

 

Por Redação

 

Deixe uma resposta

Semana 29# Os ensinamentos do sucesso da hamburgueria Pão com Carne

Publicidade

Publicidade
-->
-->

Para receber a newsletter Infood, digite seu e-mail no box abaixo e clique na seta.

© 2017 Infood - Todos os direitos reservados